terça-feira, 30 de setembro de 2008

Romance da Moça!


Pensei que fosse coincidência. Sempre que descia à garagem, ela estava por ali, aparentemente à espera de alguém. Com o tempo, passei a cumprimentá-la.

Num dia de chuva, ofereci carona. Ela recusou. Um amigo viria buscá-la. Em sinal de gratidão, avisou-me que um dos pneus do meu carro estava baixo. Aí fui eu que agradeci.

Não sei se na mesma semana, ou na seguinte, ela entrou na minha sala. Anunciou-se à secretária de forma estranha: "É a moça da garagem." Sim, era ela, com uma pequena pasta à mostra.

Resumindo: fizera um romance. Não conhecia ninguém na área editorial ou literária. Perguntou se podia deixar os originais, não tinha pressa, queria uma opinião.

Com pequenas variantes, isso já aconteceu outras vezes e acontece com todos nós, que de alguma forma fazemos parte da tribo que se dedica a esse tipo de ofício.

Oferece-lhe um café e abri o original. Não havia indicação de autor ou autora. O título era uma charada "S.O.S". Havia uma epígrafe de São João da Cruz, falando da escura noite da alma, e uma estrofe de Bandeira: "Mas para quê/ tanto sofrimento/ se lá fora o lento/ deslizar da noite".

Elogiei as epígrafes e abri a primeira página. Começava assim: "Salve a minha alma!". Levei um susto. Como início de romance, era péssimo. Mesmo assim, senti alguma coisa de íntimo naquele grito ou naquele desespero. Fora esse o início de um romance que não cheguei a terminar.

Ia perguntar onde ela encontrara aquele original tão perdido que nunca mais me lembrara dele. Não foi preciso. Ela se identificou: "Sou filha de Martha. Você deixou este original com ela. Antes de morrer, pediu-me que o entregasse."

Naquele dia a moça aceitou a carona.

Ladrão de mulher! Hoje tem goiabada?


Antigamente, quando o circo chegava às cidades, as crianças cantavam nas ruas: "Hoje tem goiabada? Tem sim senhor! O palhaço o que é? É ladrão de mulher!" Que história é essa? Ladrão de mulher?

Nada disso. O palhaço é apenas o ladrão da tristeza, o mensageiro da alegria. Com seu nariz vermelho, seu colarinho folgado, a boca enorme, as botas desencontradas, uma em cada direção, ele transforma o mundo numa bola colorida que todos podem jogar, pobres e ricos, feios e bonitos.

Ele faz da vida um exercício de paz, uma fantasia em que todos ficamos iguais. E quando rimos do palhaço, estamos rindo de nós mesmos e nos perdoando de nossos tombos, de nossos erros, de nossas tristezas.

Vou lembrar aquela história do palhaço que perdeu o filho. Abraçado à mulher, ele chorava a perda de quem mais amava na vida. Mas o circo se encheu de gente, a platéia batia palmas e exigia o palhaço em cena.

E lá ia ele, com seu nariz vermelho, o colarinho folgado, a boca enorme e vermelha gargalhando. E, dentro do peito, o coração soluçando.

Meias vermelhas!


Todos os dias, ele ia para o colégio com meias vermelhas.
Era um garoto triste, procurava estudar muito mas na hora do recreio ficava afastado dos colegas, como se estivesse procurando alguma coisa. Os outros guris zombavam dele, implicavam com as meias vermelhas que ele usava.

Um dia, perguntaram porque o menino das meias vermelhas só usava meias vermelhas.
Ele contou com simplicidade:
- "No ano passado, quando fiz aniversário, minha mãe me levou ao circo. Botou em mim essas meias vermelhas. Eu reclamei, comecei a chorar, disse que todo mundo ia zombar de mim por causa das meias vermelhas. Mas ela disse que se me perdesse, bastaria olhar para o chão e quando visse um menino de meias vermelhas saberia que o filho era dela".

Os garotos retrucaram:
- "Você não está num circo! Porque não tira essas meias vermelhas e joga fora?"

Mas o menino das meias vermelhas explicou:
- "É que a minha mãe abandonou a nossa casa e foi embora. Por isso eu continuo usando essas meias vermelhas. Quando ela passar por mim vai me encontrar e me levará com ela".

Eu Aprendi ...


EU APRENDI ... ... que eu não posso exigir o amor de ninguém.

Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência para que a vida faça o resto; ...Que não importa o quanto certas coisas são importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e jamais conseguirei convencê-las; ... Que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos.

EU APRENDI ... ... que posso usar meu charme por apenas 15 minutos; depois disso, preciso saber do que estou falando; ... que posso fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida; ... que, por mais que você corte um pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces, e o mesmo vale para tudo o que cortamos de nosso caminho.

EU APRENDI ... ... que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência; ... que posso ir além dos limites que eu próprio me coloquei; ... que eu preciso escolher entre controlar meu pensamento ou ser controlado por ele.

EU APRENDI ... ...que os heróis são pessoas que fazem o que acham que devem fazer naquele momento, independentemente do medo que sentem; ... que perdoar exige muita prática; ... que há muita gente que gosta de mim, mas que não consegue expressar isso.

EU APRENDI ... ... que, nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar minha vida; que eu posso ficar furioso, tenho o direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel; ... que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis. Será uma tragédia para o mundo se eu conseguir convencê-la disso.

EU APRENDI ... ... que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando, e eu tenho que me acostumar com isso; ...que não é o bastante ser perdoado pelos outros; eu preciso me perdoar primeiro; ... que, não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso.

EU APRENDI ... ... que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas que eu fiz quando adulto; ... que, numa briga, eu preciso escolher de que lado estou, mesmo quando não quero me envolver; ... que, quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiem. E quando duas pessoas não discutem, não significa que elas se amem.

EU APRENDI ... ... que, por mais que eu queira proteger meus filhos, eles vão se machucar e eu também serei machucado, isso faz parte da vida; ... que minha existência pode mudar para sempre em poucas horas, por causa de gente que nunca vi antes; ... que diplomas na parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio.

EU APRENDI ... ... que a palavra "amor" perde o seu sentido, quando usada sem critério; ... que certas pessoas vão embora de qualquer maneira; ... que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas que eu acredito. Se aprendessemos algumas coisas, tudo seria mais fácil...certas coisas realmente eu já aprendi...outras...ainda não, mas...estou tentando...o que vale é a intenção...

Crônica do Amor




Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta.

O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.

Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais.

Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.

Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco.

Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no ódio vocês combinam. Então?

Então, que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.

Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado e ainda assim você não consegue despachá-lo.

Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita na boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara?

Não pergunte pra mim; você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem seu valor.

É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível.

Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desse, criatura, por que está sem um amor?

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados.

Não funciona assim.

Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.

Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó!

Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é! Pense nisso. Pedir é a maneira mais eficaz de merecer. É a contingência maior de quem precisa.
Arnaldo Jabor

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ame como o outro fosse você!


Se o amor fosse bastante em cada coração,
todos os males do mundo acabariam. Cada um
olharia o outro como se estivesse se olhando
no espelho e teria tanta compreensão e compaixão
como se estivesse agindo por si mesmo.

As asperezas da vida tornam as pessoas duras,
amargas. E o pior é que nem sempre elas querem
se livrar dessa carga que as tornam com o andar
pesado e a visão do futuro vaga e obscura.

Há pessoas que temos dificuldade em amar. Difícil
admitir, pois fomos feitos e criados para amar
o próximo sem querer saber o que se esconde por
detrás de seu passado e o que vai na sua alma.

Cada um tem sua história, seus espinhos e sua cruz.
Cada um também tem sua beleza, talvez apagada por
acontecimentos, envelhecida por esperas que nunca
tiveram fim e amargas pelo fel que a vida derrama
vez ou outra.

Os altos e baixos da vida existem para todo mundo.
Mas é quase sempre, para um e para outro, os baixos
que marcam mais, os que definem a trajetória, marcam
a vida inteira. E quando olhamos para uma pessoa
assim cheia de cicatrizes, como rosas secas e sem
perfume, a rejeitamos porque não queremos ficar
iguais a ela.

Portanto... uma auto-análise poderia revelar o
quanto de maneira surpreendente nos tornamos iguais
às pessoas que rejeitamos exatamente por recolhermos
no nosso coração os mesmos sentimentos de amargura,
desafeto, rejeição.

Ame cada pessoa como se para você ela estivesse
acabando de nascer e seu coração não estivesse
cheio de pré-julgamentos. Ame como se passassem uma
borracha sobre seus erros e conseguissem ver através
de olhos de amor, apenas o bonito que há dentro
de você.

Ame como quem ama aquela flor que atravessou sol e
chuva e sobreviveu, apesar de tudo. Ame como você
gostaria de ser amado. Ame como ama Deus.

sábado, 27 de setembro de 2008

Como está nossa vida




MT; 12,9-14.

INTRODUÇÃO: Irmãos, nos dias de Jesus, tinha três tipos de ouvintes ou pessoas: Os julgadores,
Os contempladores, e os necessitados. Temos um relato de uma situação bastante interessante de um homem que tinha uma das mãos atrofiadas o que gerava não somente dificuldades como uma aparência estranha porque sabemos que a mão é um membro tremendamente importante na vida de qualquer pessoa, a mão é parte do corpo com a qual nós apropriamos das coisas.
Podemos no mundo espiritual sintetizar a fé como a mão do mundo espiritual pelo qual também nos apropriamos da benção de Deus.
Com a fé podemos fazer o seguinte:
Receber a salvação Ef 2: 8.
Receber a benção Rm 4:18-21.
Receber cura física At 14: 8-10.
Executar feitos poderosos Hb 11.
Alcançar vitória I Jo 5: 4.
TEMA: Como está nossa vida. Nossa fé parece com o homem, antes ou depois da cura.

(1°) A mão atrofiada pode representar fé atrofiada.
O texto diz que o homem tinha uma das mãos mirradas sem forças, que não se abria, para receber.
Se nossa fé estiver para o mundo espiritual como esta mão esta para o mundo físico ela apresenta as seguintes características:
1° Não se abre para receber a benção de Deus, vivem em carências espirituais porque não se abre para recebê-las. (Mt 21.22).
2° Não tem forças para reter as promessas qdo vêm às dificuldades. Qquer obstáculo o desanima. Ex: povo de Israel.
3° Perde a forma sadia; fica cheia de deformidade produzida pelas depressões psicológicas e pelos desvios morais. Uma fé que não impulsiona não busca é atraída pelo mundo.
(2°) Porque Jesus resolveu curar aquele homem?
Porque o homem é muito valioso
O valor inerente do fato de ser homem (imagem de Deus)
O valor de sua redenção.
O valor de sua imortalidade.
Porque uma fé atrofiada nos coloca numa cova V: 11.
O homem estava limitado, impedido de agir, deprimido.
(3°) O que Jesus diz a nós.
‘Estende sua mão’ o que isto pode significar.
1° abre o teu coração para a benção de Deus, creia que Deus quer fazer algo novo na sua vida.
2° Apropria-te das promessas da palavra da fé, que garante a salvação, qualidade de vida, perdão, vitória, consolo e a presença de Deus.
3° Dispõe-te exercitar tua fé, a fé é um exercício diário e deve ser alimentada com a palavra de Deus e com oração.
CONCLUSÃO

A mão ressequida foi restaurada, se temos uma fé mirrada devemos buscar em cristo o fortalecimento, a cura, e clame que cristo na sua imensa graça te fortalecerá e realizará um milagre em sua vida.

Paulo Sergio Vicente. Lagamar - 27/09/07.

O dom da alegria. fruto dispensável na vida Cristã


Gl:5:22,23
Introdução:
A tristeza do homem sem Deus nasce do fato de não ter a graça salvadora, porém a alegria do crente nasce da felicidade de ter Jesus. Você é uma pessoa alegre?
As pessoas que convivem com você te acham uma pessoa alegre, amável, gentil pelo fato de você ter Jesus?

Diz a bíblia que se conhece a árvore pelo fruto.

O verdadeiro cristão deve produzir frutos bons como resultados da ação do Espírito santo, porque somos galhos ligado ao tronco que é Jesus.
Segundo Isaias 43; 21 fomos chamados para ser o povo que canta, que encante,numa alegria transbordante.
Por que há tantos cristãos tristes? Porque inverteram os valores busca no visível a realização que só Deus pode dar 2Cor; 4;18.
Paulo conclama os crentes à alegria no Espírito; temos uma esperança eterna e isto nos alegra, Sl;30;5, 100;2. Nm;8;10. Como é bom conviver com pessoas alegres

Tema; O dom da alegria. Fruto indispensável na vida cristã.

(1°) Alegria: que dom é este.
Se consultarmos o dicionário descobre que alegria é a qualidade de quem está alegre, contentamento, satisfeito, júbilo exultação.
Biblicamente falando podemos considerar o dom da alegria como um do mais significativo, mais importante na vida do crente, e essencial na vida da igreja.
A ordem de Deus é que crente regozije sempre
Lm; 3:22,23. Por que regozijar? Fl: 4;4. Tg;1;2.

Lembramos dos apóstolos que estavam alegres por uma razão nada sugestiva At. 5; 41. O sofrimento não trouxe tristezas sobre o caminho, pelo contrario servir para confirmar a fé, a convicção em cristo.
A alegria dos apóstolos era resultado das provações vencidas.

Este dom habita no coração do crente verdadeiro; ele vive satisfeito com a obra de Cristo com seu favor. Se alguém não tem o Espírito não podem ter alegrias em seu coração, apenas alegrias passageiras Sl;16;11.
E você tem este dom em sua vida, se tem você tem utilizado para a glória de Deus, e para o bem da igreja?
Precisamos reanimar fortificar, este dom, para que o mundo, o pecado, o diabo, não apague de nós esta benção.


(2°) Pratica diária da alegria
A vida é constituída de muitas praticas como; comer todos os dias, banhar, ler a bíblia e outras, não seria prudente também exercitar a pratica da alegria para ser algo tão comum como o banhar e o comer?
A história da Cinderela nos ensina algo interessante diz a historia.
Que quanto mais era escravizada, ela não perdia a simpatia, a alegria, e o sorriso. Somos assim.
Podemos entender que uma vida moribunda, melancólica, amargurada, murmurosa, sem um sorriso, sem alegria gera alguns problemas:
1° desagrada a Deus
2° traz prejuízos físicos para a própria pessoa.
3° é mau testemunho,
4° è um paradoxo espiritual.
A vida com alegria é muito melhor de se viver.



Ex; de um evangelista que sempre falava na importância de darmos um sorriso, para alguém, de agradecermos ao balconista do mercado, sermos educados e sorridentes para as pessoas do mundo, isto não é hipocrisia, mas é um resultado de uma vida feliz com salvação. PV: 15; 13. 9 (quantas vezes as pessoas escravizadas, tristes esperam de nós um sorriso, não podemos negar o que Cristo nos deu.)

Alguém já disse que o sorrido é a senha contra a inimizade, o mau humor, e a intolerância. (Alguém perguntou por que a bíblia não fala que Jesus sorriu a resposta é fácil, Jesus é o sorriso verdadeiro, o sorriso da vida.).

Perguntas:
Você já sorriu hoje? Nossa igreja é um lugar descontraído, é um lugar que as pessoas têm prazer de se encontrarem.
Será que temos cultivados o dom da alegria?
Temos demonstrado alegria em ter o Senhor?
Temos demonstrado alegria em servir ao Senhor?
(3) Alegria, uma identidade do crente.
A bíblia diz que o homem, quando chamado a salvação acontece a experiência no salmo126: 1e2.
O velho homem rancoroso,rabugento,passa por uma transformação,que que lhe dá uma experiência tão profunda que ele fica como quem sonha,sua boca se enche de riso,e sua língua de júbilo.
O homem rabugento, a mulher intrigante, amargurada e depressiva, que sua marca, agora alçado ou alcançado ganha uma nova identidade que é o riso de Deus nos seus lábios.

Paulo Sérgio Vicente- Lagamar - MG - 18/05/2007

Namoro noivado casamento


CANTARES: 7;1ª; 8:4.

Introdução:
Falar de namoro de noivado de casamento é falar do processo natural que Deus deixou para o homem e a mulher, mas precisamos admitir que este processo já não é mais a pratica dos últimos dias.
Alguém usou a seguinte frase: o homem e a mulher a muito deixaram de pensar com a cabeça, e com o coração e depois com os órgãos genitais ele esta de cabeça para baixo a razão porque tantos namoros e noivados e casamentos deixaram de ser uma expectativa sublime.
O povo de Deus precisa ser romântico, apaixonados, com inteligência ou seja não copiando o modelo do mundo.
Temos o exemplo de Salomão e Sulamita dois que estavam apaixonados cegamente teciam elogios sem economia um ao outro, percebemos a falta de romantismo principalmente por parte dos homens.
Perguntas; Qual foi a ultima vez que você elogiou sua esposa ou esposo/
Qual foi a ultima vez que você presenteou sua esposa ou esposo?
Qdo foi que fizeram um programa diferente?
Qdo foi que você deixou de arrumar para a esposa ou para o esposo? Ou ta tudo desleixado?,
Alguém disse que muitos depois do casamento a mulher parece uma casa descuidada telhado quebrado, paredes pendendo, fachada em decadência. o homen é como coral novo no inicio depois é de qualquer jeito
Vamos ver alguns ex: que espero que você não se identifique: ilustração

TEMA É: namorados decidam não errar, Noivos decidam construir, casados decidam amar verdadeiramente.
NAMORADOS O MOMENTO SUBLIME, MAS PERIGOSO.
O namoro é fase mais excitante na vida de uma pessoa em todos os aspectos, porque é o momento de atrair, de conhecer, de perceber os detalhes, de trocas de olhares, de ansiedade de encontrar, é a fase da paixão e não do amor, por isto ela é tão bela e tão frágil.
Você conhece uma pessoa por suas decisões que toma no decorrer de sua vida se for decisões inteligentes será feliz, se não for o prejuízo é certo.
Você conhece alma jovem ou jovem que hoje sobre por precipitar no namoro? As pessoas podem esconder o sentimento de rejeição, de magoa, de tristeza, até de nojo de si mesmo por ter no namoro se entregado sem pensar que apalavra “eu te amo” no mundo é simplesmente uma arma para marcar sua vida para sempre, mas ninguém pode esconder um filho.
O bom que existe o perdão, a restauração o gde amor de Deus.
Não pense com os órgãos e sim com a cabeça.

NOIVOS DECIDAM CONSTRUIR.

O noivado é a evidencia da afeição, da paixão, da decisão.
Se imagina que o noivado é a conclusão de ambas as partes que podem construir alga significativo juntos que a elementos suficientes para uma relação que fará bem para ambas as partes.
Tem muita gente que rompe com noivado não porque desistiu do sonho, mas por traumas vividos na família de pais que viveram um verdadeiro inferno dentro de casa.
Cada um de nós é responsáveis pela realização do meu próprio sonho, Deus nos criou com este desejo na alma de ter família e constituir família lute por ele
CASADOS DECIDAM AMAR.
Casados decidam amar, decidam construir, decidam não errar. O casamento marca as pessoas até a morte.
Por que precisamos decidir amar? porque o amor é inegavelmente uma decisão pessoal, Jesus por diversas vezes disse amai, amai, e no casamento não é diferente.
Qdo decidimos amar a esposa ou o esposo nós investimos em nós mesmos Paulo fala que o que ama a esposa ama a si mesmo, é um investimento no outro em você nas famílias.
Decidam construir! Você já viu alguém bem psicologicamente, financeiramente, espiritualmente qdo a casa esta em ruínas?
O homen ou mulher qdo deixa sua casa ficam a vagar sem norteio.
Para construir é preciso perceber o valor de um casamento de uma família, que meu casamento minha família é o abrigo seguro que eu tenho.
Amor, atenção, amabilidade no tratamento

DECIDAM NÃO ERRAR.

O casamento pode cair numa rotina cansativa e ate destrutiva e quando isto acontece dois caminhos são apresentados para o casal a relação de irmão, ou aventuras para tentar mudar ai que aparece o perigo do erro ex: de Davi ele viu bete seba e não resistiu pagou um preço muito alto.
CONCLUSÃO.
Que tipo de namorado ou namorada você é? Pensa só nos prazeres momentâneos de hoje?
Que tipo de noivo ou noiva é você tem grande expectativa ou já não tem novidade mais?
Que tipo de esposo ou esposa é você?
Paulo Sergio Vicente - Lagamar - 09/06/07

Liberdade Cristã e o tetemunho cristão


TEXTO: ROMANOS 1: 16e17.




Tema: Liberdade cristã e o testemunho cristão


INT: Do que você tem vergonha?

Tem gente que tem vergonha da família,outros dos pais,da cor,da pobreza, muitas vezes não temos vergonha do que não deveria ter,e temos vergonha do que não deveríamos ter, tem vergonha do corpo, do nariz ,do cabelo, da altura, por ser baixinho. (verg.da bíb.)

Você tem vergonha de ser ou se declarar crente na rua na escola, entre os amigos,dentro de casa?

Paulo declara amigo de Deus e que não se envergonhava do evangelho da Palavra, não se envergonha de ser uma testemunha de Jesus. Por que Paulo fala desta maneira? Porque ele tinha uma experiência com Cristo que mudou sua historia, por isto ele dava testemunha por onde ele passava.

Nós somos desafiados por Deus: A sermos diferentes, criteriosos, sábio, separado,inteligente,ajuizado,prudente,conhecedor da bíb.espirituoso, altruísta,

obedientes, e testemunhas vivas como foi Daniel e Misael, Azarias,Ananias, que influenciou todos do seus dias, não tiveram vergonha.

Temos que admitir que a situação da juventude vai de mau a pior



Vamos levar o testemunho para o lado pessoal e individual de cada um de nós, vamos analisar nosso comportamento no dia a dia começando por um lugar onde passamos a maior parte da nossa vida.





(1° ) Dentro do nosso lar

Somos desafiados a fazer uma análise ou exame sobre nosso comportamento dentro de casa.



Nosso comportamento: dentro de casa sou manso,tolerante,ajudador,gentil,educado com seus pais e irmãos ou sou indiferente, intolerante,irritado,agressivo? (ex: do filho agredindo a mãe) Jacó e Esaú brigavam no ventre materno GN 25:22.



Nossa palavra: É tranqüila, educada, compreensiva, agradável, CL :4:6;”A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” Ou as suas palavras são ásperas, agressivas, usa de gritarias, xingamentos, respondão. EF:4:31.”Longe de vós,toda amargura,e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia, e bem assim toda malícia.”( tem uns camaradas dentro de casa que sua língua é um veneno).





Nossas decisões : nossas decisões acompanha os critérios da família, pedimos conselhos para os pais, ou tomamos as decisões pelo nosso próprio conselho, ou conselho de amigos? 2CRO: 10:8. “Porém ele desprezou o conselho que os anciões lhe tinha dado, e tomou conselhos com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam.” Roboão foi tomar cons. com quem não sabia nem onde estava o nariz.

A bíblia orienta o nosso coração á obediência PV: 1:8,9.” Filho meu, ouve o ensinamento de teu pai e não deixeis a instrução de sua mãe. Porque serão diadema de graça para tua cabeça e colares para teu pescoço”. Pv:15:22, 19:20. 10:1. 12:15.





Nossa obediência: atendemos o que os pais falam, ouvimos atenciosamente, cumprimos suas determinações? Hora de chegada em casa, hora de sair.ou saio qdo quero e chego qdo me da na telha. Ef:6: 1a3.



(2°) Na escola: como esta nosso comportamento na escola? na escola somos alvos de todo tipo de influencias malignas e perniciosas, ideologias e sistemas humanos, nas escolas entre os jovens é comum o sexo livre ( ex> do governo colocar maquina de preservativo) temos a influencias do paganismo e filosofias ereticas (ex. jovem que foi confrontada por uma materialista e uma espírita).

qto a influencia nos maus exemplos como: colar na prova, fazer parte das piadas maliciosas, aceitar convites tendenciosos.





(3°) Na rua: com quem você anda, quem são suas companias,quem tem te influenciado pessoas inteligentes, ajuizadas, ou você tem andado com gente inconseqüente,sem futuro, sem juízo, cabeça de vento. Pv:13:20 ”Quem anda com os sábio será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornara mau.” Tem gente que se mostra inteligente por suas companias, outros se mostra ignorantes por suas companias.

Ec:4:13.”Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que não se deixa admoestar.”ou seja a esperança para você, para seu amigo.

Há um ditado que certo diga com quem tu andas e direi quem tu és. tem uns camarada que são verdadeiras malas sem alça cheia de pedra na chuva.

os seus assuntos são os piores de todos, outros são arrogantes, prepotentes, outros são verdadeiros garanhões a espera de uma presa, prostitutos, idólatrass por dinheiro, Jr.:5:7,8,9.

Outros não pensam nada ,não tem futuro, não tem sonhos, ideais, são os cabeças de vento, famoso cabeça oca, qdo interrogamos a família o pai diz acho que Enterraram uma cabeça de jumento no quintal de minha casa, a cabeça do jumento esta em outros lugar.





(4°) no namoro: Estamos em pleno século 21 e o grande dilema da moçada é: namorar ou ficar? Este é o gde problema de hoje, nunca fomos tão atingido de maneira tão violente. O tema da década de 60sexo livre, o namoro tem que ter todos os atrativos de uma vida marital.. A sensualidade esta a flor da pele,é um tal de um rela rela, parecendo esta turma do carnaval que pega pega. Os: 4:11. Que a sensualidade tira o entendimento perdemos a noção das conseqüências a razão de tantas meninas grávidas com filhos sem pais, e nada pior deste mundo do que um filho qdo descobre que não tem pai.





Passar para a parte do estudo sobre namoro



Conclusão



Que liberdade cristã é esta que te envergonha de dizer que é crente que não mudou sua vida em nada dentro de sua casa no seu relacionamento com a família, na escola, na rua com seus amigos.



Quero que você entenda que ser crente é temer a Deus e buscar nele suas decisões, colocar a Palavra como manual de tua historia, entendendo que sua família é uma benção para você, o testemunho dos que estão em orfanatos, é queria ter uma família.



Ev.Paulo Sergio Vicente
-Lagamar - MG - 16-02-2007.

O mundo não conhece a Graça Verdadeira


Ef: 2.5-8.

Introdução.
Irmãos têm muitos textos que refere sobre a graça inefável do nosso Deus.
II COR.12. 9; SL 13.13; 5. 63.3.
Devemos entender que graça não é um premio, também não é um salário, tão pouco uma coroa, graça é o contrario de tudo isto, porque tudo isto nós lutamos e conseguimos, porém a graça não se adquire por nosso esforço.
1- Graça é o favor imerecido, é a benção de Deus te aceitando na sua presença, sem você merecer.

2-Graça é a manifestação do gde amor de Deus através de Jesus na cruz do calvário.

3- Graça é Deus te chamando para uma nova vida, sem te penalizar pelo seu passado cheio de pecados.

4- Graça é Deus oferecendo soluções para teus problemas espirituais, e físicas que te atormenta.

5- Graça é Deus oferecendo esperança para o teu desespero e aflição e te restaurando diante de suas desilusão.

6- Graça é Deus oferecendo vitória diante de teus inimigos que te afronta.

7- Graça é Deus lhe oferecendo o céu, porque ele sabe que seu destino é o inferno, basta você crer em cristo.

8- Graça é Deus querendo encher seu coração de paz, vida, alegria, de fé, de esperança, de vitória e muito mais, Ele quer morar no seu coração.

SL.113.7-8.”Ele ergue do pó o desvalido e do monturo o necessitado para o assentar ao lado dos príncipes de seu povo”.
Isto é verdadeira graça.

Tema: O mundo não conhece a graça verdadeira.

(1°) UM MUNDO PERDIDO E EM TREVAS.

A Bíblia diz que “o mundo jas no maligno” isto significa que os corações estão sobre o poder do engano e das trevas os homens não é capaz de entender as verdades Deus.
Irmãos estamos encerido num mundo errante que não conhece as escrituras nem poder de Deus, tão poço a graça. Foi assim nos tempos de Noé, nos dias dos profetas, de Jesus, e até hoje esta do mesmo jeito.
Não conhecem o Deus que perdoa pecados que transforma maldição em benção, que operas maravilhas, transforma a morte em vida abundante.
IS. 55.7, ZC. 8.13. SL. 136.4. SL. 102.20.

Este mundo que estamos falando esta incluída suas religiões, que também não conhecem a graça de Deus, e não sabem que todas as tragédias da alma do homem e todas as calamidades epidérmicas são resultados do pecado que assola nosso povo, e que só a graça, de Deus pode resolver esta situação. RM: 6.23.

1- As religiões ocultas como candomblé e outras afros que impõe a auto flagelação,e invocação de espíritos como meio de purificação. Não conhecem que só há lavagem de pecados pelo sangue de Jesus.



2- As ciências ocultas que tenta descobrir o futuro através de astros,horóscopo para alcançar dias melhores esquecem que Deus somente Deus conhece o futuro e tem tudo sobre o seu controle.

3- Para muito de maneira equivocada, pensam que a graça de Deus se manifesta segundo o evangelho de Alam Cardeque, que diz que após a marte vem a reencarnação. HB9. 27. Após a morte é céu ou inferno.

4- Para outro a graça se manifesta segundo o evangelho de Buda, que diz não haver pecado, que o pecado é uma invenção do homem. Mas a escritura diz. RM; 3.23.
Desconhecem a Esc.. Que diz que o pecado não é fruto a imaginação do homem, mas é uma triste realidade que condena ao inferno.

5- Para outros a graça se manifesta segundo e evangelho de Maomé, que diz que você veio ao mundo para sofrer e pagar pelos seus pecados, e herdar maravilhas no céu onde só homem são bem aventurados.
Desconhecem as escrituras que diz: que o projeto de Deus é a felicidade no coração e não o masoquismo espiritual, e se o homem sofre é porque ele se mete em astúcia.
EC.7.29.


TEMOS UM MUNDO ESTRANHO A GRAÇA.

Em TT. 2.11. Diz: Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens’.


A graça de Deus é manifestada no evangelho de Jesus no seu sangue derramado na cruz do calvário e na sua ressurreição dentre os mortos.

Você saberia descrever a graça de Deus para sua própria vida ou para outro.

CONCLUSÃO


Rm; 8.32...”dará com ELE GRACIOSAMENTE TODAS AS COISAS’”.
Isto é graça.
JO. 8.32. VOCÊ PRECISA SÓ CONHECER.

Eu conheço a graça e experimentei em minha vida, e você? A BÍBLIA DIZ OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ A IGREJA E ELE ESTA HOJE FALANDO AO SEU CORAÇÃO.

PAULO SERGIO VICENTE - LAGAMAR 03/10/07.

O acontece quando estamos cheios de Deus


Atos:16:19-30

Introdução:
Estamos profundamente preocupados com a realidade cristã dos últimos dias, diante das pregações, de apologias não consistentes, e vulneráveis, podemos chamar esta realidade de dependência do campo objetivo para se ter alegria no coração ou ser feliz.
-o que isto significa: para alguém ser alegre diante de Deus é necessário ser resolvidos todos seus problemas que lhe aflige. São estas as promessas encontradas em todas as esquinas.
Esquecem ou desconhecem que a alegria do cristão tem como fonte o Espírito de Deus, e que nossa esperança não depende deste mundo e não esta aqui, mas nos céus.
Jesus disse: ”Bem-aventurado ou feliz qdo por minha causa vos perseguirem...
” Em At:5:41. Vemos uma felicidade incontida no coração dos discípulos ao sofrer por cristo.
Então onde fica esta teologia ante sofrimento? Isso é coisa do diabo. Estão equivocados.
A vida de Paulo e Silas é o foco de nossa atenção, homens de Deus, porem como nós, como você, tinham sonhos, vontades, tinha coração, alma, sentimentos, choravam, sofriam, mas amavam a Deus e isto era suficiente para alegrar seus corações.
(E suficiente para sua alegria?)

Depois da libertação de uma jovem tudo se complicou humanamente, mas não espiritualmente, porque a firmeza em Deus nos dá condição para suportar a adversidade.
Este texto que lemos já foi intitulado como a canção da meia noite.

Tema; O que acontece quando estamos cheios de Deus.

( 1° ) Quando estamos cheio de Deus a nossa alma canta.
Provavelmente este exemplo de Paulo e Silas na prisão cantando e glorificando a Deus constitui numa gde prova de que nem cadeias, açoites, podem cessar a alegria em Deus de uma alma feliz.
A alma cheia de Deus ela é impulsionada a cantar louvores.
V: 22-25. Diz o texto que Paulo e Silas foram açoitados, foram feridos, sofriam dores, já era meia noite o momento mais sombrio e frio, mais tenebroso, eles não podiam dormir devido tanta dor, frio, tinham todos os motivos do mundo para, resmungar, murmurar, chorar de desespero, de questionar a Deus, reclamar da vida, mas não foi isto que fizeram.
A fé destes homens de Deus não dependia dos acontecimentos externos, mas da firmeza em Deus seu Senhor e salvador e eles cantavam, louvavam pela vida, pela vida eterna, pela convicção, eles se alegravam por sofrer por Jesus, não eram masoquistas, mas crentes que suportavam as dores e externavam a alegria que havia na alma. Sl: 16:11 “...na tua presença há plenitude de alegria.”Jr.31:12.

Vivemos em tempos da fé fragilizada, vulnerável, onde canta só os que alcançaram algumas bênção, se não recebermos nada, o coração se entristece, ficamos abatidos, desesperados, e abrimos o coração para dúvidas fatais sobre a fé.
Se passarmos o que Paulo e Silas passaram, a possibilidade da desistência da fé, da vida cristã é muito grande.

A nossa alegria tem de ter como base a fé, a esperança, a convicção em um Deus que cuida de nós.
Uma alma cheia de Deus ela canta, e glorifica a Deus em qualquer circunstância. Ex; Daniel

Vamos encher-nos de Deus como Paulo e Silas, para sermos crentes alegres no meio de um mundo cheio de tristezas, desgraças, infelicidades, amarguras, o mundo esta saturado de tristezas, vamos demonstrar uma alegria contagiante. Fl.4:4. 1 ts: 5:16.


( 2° ) Quando estamos cheios de Deus nossa vida encanta.

Diz o texto que eles cantavam e os demais companheiros de prisão ouviam atentamente.Aqueles presos foram surpreendidos com aquela atitude de Paulo e Silas, certamente questionaram no coração como podem feridos, amarrados, frios e eles encontram forças para cantar, é nos momentos mais difíceis que Deus prova nossa fé.

Os presos perceberam algo de especial na vida destes servos de Deus, era uma atitude anormal, incompreensível.
Sem dúvida nenhuma a vida de Paulo e Silas encantou aqueles presos, nos coloquemos no lugar daqueles presos que nunca tinham presenciado tal atitude da parte de nenhum preso, ainda mais se tratando de feridos e maltratados.

Paulo e Silas com testemunho, de vida cristã não embasada nestas pregações destes dias pos modernidade, onde a felicidade, a alegria, depende de resultados angariados segundo as determinações humanas, onde não se presa o testemunho, não se preocupam em surpreender com uma postura firme inflexível na fé diante das provações.

Fomos chamados para encantar com nosso testemunho, mesmos nos sofrimentos, nas lutas, elas não podem servir de empecilho, mas de oportunidade para mostrarmos que somos diferentes, precisamos surpreender as pessoas com nosso comportamento.

( 3° ) Quando estamos cheio de Deus a nossa fé espanta

V: 26-30. O que aconteceu após os louvores e as orações
“Sobreveio tamanho terremoto que sacudiu os alicerces da prisão abrindo todas as portas”.
Uma pergunta: Por que os presos não fugiram?
Estavam assustados, atônitos, espantados, pasmos com aquele acontecimento, sabiam que tinha ligação com as orações e louvores. Também estavam maravilhados. O texto nos relata que somente a prisão sofreu o terremoto, evidenciando a ação de Deus em favor de seus servos.

Entendemos a luz deste texto que onde a fé viva em um Deus vivo, isto atrai a ação de Deus em favor daqueles que o ama.
Foi assim com Elias, foi assim com Davi, foi assim em Jericó, foi assim com Samuel, foi assim com Gideão. Na galeria da fé temos muitos testemunhos da fé viva a ponto do autor dizer:
“... sem fé é impossível agradar a Deus.”

A fé de Paulo e Silas erra suficiente para quebrar cadeias, correntes, abrir portas de prisões, suportar dores, sofrimentos, uma fé que olhava para Jesus e seus sofrimentos em seu favor, e que não eram melhores do que Cristo 2P: 4:16
“mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso;
antes glorifique a Deus com o nome de Jesus.”

Que fé é a sua: É aquela que causa espanto, que surpreende com ações cristãs?
Ou a sua fé é aquela que espanta as pessoas da igreja, quando olham para sua vida, desanimam?


Conclusão
Irmãos não há dúvidas quando o crente enche de Deus a sua alma canta, sua vida encanta, sua fé espanta. Está sofrendo? Cante louvores. Está chorando? Cante louvores. Prove para todos que sua fé, sua alegria, seu louvor não depende do campo objetivo, mas de Deus, fonte da nossa alegria. Nm 8:10. Amém
Paulo S. Vicente - Lagamar 24-03-07.

Necessidade da convicção


2Tm: 1:7-14

Introdução:
Certa vez uma estudante universitária de família protestante EUA, confrontou em termos de fé com duas colegas, uma espírita e outra materialista, que facilmente a colocou em confusão.
Chegando em casa, em pânico,ligou para seu pastor, e num tom desesperado disse: Pastor pelo amor de Deus me diga em quem eu creio.

Qual a importância da convicção? Por conveniência, entendemos a certeza obtida através de fatos ou razões que não deixa dúvidas.
E na tarefa de ganhar almas para Cristo, esta certeza é de importância decisiva.

Tema: Necessidade da convicção
(1) Fundamento da convicção.
A convicção para ter validade deve apoiar-se em bases sólidas, advindas da palavra de Deus que é inquestionável. V: 12
E que se apoiava a convicção do apóstolo Paulo para falar com tamanha certeza?

(A) Na pessoa de Cristo.

Para Paulo Jesus não era apenas um vulto comprovado da história, ele era doador da vida, o vencedor da morte. V: 10
Estar convicto fez vibrar no coração de todos os apóstolos. E os cristãos que morreram por Jesus? Sem estar com convicção não dá pra morrer.
JO: 1:43,46.
Logo após Felipe encontrar com Jesus confirmando o poder de Deus em sua convicção, fez algo, convidou Natanael (Vem e vê).

Essa convicção resulta de alguns fatores muito importantes:

(B) declaração do próprio Cristo a seu respeito:

JO: 6:35 8:12 10:7 11:25 14:6.Neste texto mostra nitidamente que Jesus não diz ter a benção diz ser a benção de que o homem necessita.

(C) As promessas que ele faz:

MT:11:28 JO:10:28 14:27.Jamais ouve um homem na face da terra que fizera tal promessa,pois estão fora de possibilidade humano.

(D) A experiência dos seus seguidores.

O exercício da fé na pessoa na palavra e nos feitos de Jesus tem proporcional aos seus seguidores experiências comprovativas:

ATOS 4: 11:13 5:30:32.Temos uma grande nuvem de testemunhas de que Jesus é o salvador da humanidade é a convicção da veracidade da palavra de Deus.

Na tarefa missionária,temos de ter essa convicção de saber o que Cristo é e que ele faz.Sem isto fracassamos.
(E) A veracidade é a importância da palavra divina.

2TM:2:15 O obreiro que não tem de que se envergonhar,da mesma forma o crente que não tem do que se envergonhar, pelo contrario na luta para conquista de almas ele se esforça em ser em habilidoso na palavra tendo convicção e a certeza dos seguintes aspectos.

(2°) BÍBLIA NÃO É APENAS UMA BIBLIOTECA, MAS É A VÓZ DE DEUS.

Rui Barbosa dizia: A Bíblia fechada é a rainha dos livros, a Bíblia aberta é a boca de Deus.

(A) A Bíblia é a revelação de Deus para o nosso conhecimento de sua vontade e seus designo DT:29,29. SL:1,2. 19,7-10. 119,9-11-18-105-130-165. mt,22-29.

Nenhum livro do mundo fala com tamanha clareza profundidade a respeito do Deus soberano, onipotente, criador, Deus do bem e amigo do homem LC:2,14.
Não há na face da terra outro livro que nos apresenta a eternidade de maneira tão singular, a justiça, a sabedoria, a santidade, o amor de Deus.

(B) A Bíblia como fonte de nossa fé Rm:10.17.
Só existe cristão porque existe a bíblia 2Pe,1-21.
Na Escritura Sagrada contem informações necessárias para crermos em Deus e conhecer o nosso estado pecaminoso, sua finalidade na terra o seu desvio de conduta.
Ela nos comunica o plano glorioso de Deus para você. JR,29,11.

(c) A Bíblia como luz para o nosso caminho 119,105.

2TM:1-13. o apostolo recomenda a Timóteo manter o padrão das sãos palavras. Isto porque no desvio e desorientação maral e espiritual do mundo , a palavra de deus é o único canal via capaz de conduzir os homens na justiça, na retidão.
2TM 3,16.


CONCLUSÃO

A convicção parte de um coração que passou por uma experiência com Deus, ou seja, o coração que recebeu a redenção é importante alimentar, fortalecer, na palavra para ter uma vida ativa e forte.

Paulo Sergio Vicente - Lagamar 26/09/07

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Inocencia...




Uma menininha, diariamente,vai e volta andando ate a escola.Apesar do mau tempo daquela manha de nuvens estarem se formando,ela fez seu caminho diario.
Com o passar do tempo,os ventos aumentaram e junto os raios e trovoes.
A mae pensou que sua filhinha poderia ter muito medo no caminho de volta pois ela mesma estava assustada com os raios e trovoes.
Preocupada, a mae rapidamente entrou em seu carro e dirigiu pelo caminho em direcao a escola.Logo ela avistou sua filhinha andando,mas, a cada relampago, a crianca parava, olhava para cima e Sorria !!!.
Outro e outro trovao e, apos cada um,ela parava, olhava para cima e Sorria !!!
Finalmente, a menininha entrou no carro e a mae curiosa foi logo perguntando:- "O que voce estava fazendo?"
A garotinha respondeu:-"Sorrindo! Deus nao para de tirar fotos minhas!!"
Deixemos que toda inocencia floresca em nossos coracoes para podermos ver a bela e real felicidade que esta nos momentos de simplicidade...

O SIGNIFICADO DE ADORAÇÃO


João; 4.23,24
INTRODUÇÃO:
A adoração é uma atitude que vai alem de cantar, meditar, e louvar é a alma em sintonia com o criador. (revista) O pastor canadense afirmou certa vez que a Adoração na Igreja é uma jóia perdida, que nos últimos tempos a Adoração verdadeira tem sido destorcida e deturpada, e o povo esta morrendo porque não sabe adorar
LV: 10.-1ºCOR11:30.
ALGUEM DISSE; Que a verdadeira adoração é potencialmente uma experiência de cura, porque qdo ela é deturpada gera a morte, ex: do povo de Israel nos dias de Jesus.
Porque falar de adoração?Porque é a mais alta e nobre atividade do qual o homem transfere. É capaz pela graça.
A adoração possui profundas implicações; porque é tema central na morada celestial.

(1) Adoração nas escrituras sagradas.

Irmão Deus criou o homem para viver em adoração; mas este recusou o ser um adorador incondicional, Deus levantou um povo pequeno com o grande objetivo de serem um povo que o adorem.
O livro de apocalipse mostra que o destino final da igreja como comunidade de Deus é adorar o senhor eternamente no céu.
As escrituras leva-nos a entender a adoração como uma responsabilidade e um dos principais Temas da escritura. MT 4.10.
Encontramos no primeiro mandamento, diretrizes da verdadeira adoração.
Por outro lado a adoração errada traz tragédias. È comparada à idolatria. Os filhos de Arão foram mortos, o rei Uzias foi atacado por lepra, por prestar uma adoração sem reconhecer a majestade de Deus.
Sem dúvida nenhuma a adoração era o alvo central da vida do povo de Deus.

Novo V.T. está repleto de textos que invoca o povo a adoração incondicional independente da circunstancia, Deus conclama um povo que deve estar muito mais preocupado em dar do que receber.
SALMOS 95.6.

No N.T. o anuncio do nascimento de Jesus foi respondido com adoração: Maria adorou, Zacarias adorou, os pastores adoraram, a milícia celestial adorou, os magos adoraram, Simeão adorou, Ana adorou.
Jesus purificou o templo dizendo que era lugar de adoração. Não é lugar de negociatas, não é hotel para dormir nem clube para ficar de qualquer jeito.
““A igreja primitiva entendeu perfeitamente o recado de Deus AP.22.9.” A ultima admoestação é Adora a Deus.”


Resumindo este primeiro aspecto:
1° - Deus nos chamou para sermos verdadeiros adoradores que sabe o que esta fazendo.
2° - Só Deus deve ser adorado e enaltecido.
3° A verdadeira adoração é uma marca de fé salvadora o homen deixa de adorar a satanás para invocar a Deus.

(2°) NEM TODA ADORAÇAO AGRADA A DEUS

João Calvino classificou a adoração da igreja como destorcida e carente de reformas. (será que nossa adoração precisa de reforma?)

A preocupação que temos nos últimos dias é que muita gente esta se apresentando de qualquer jeito diante de Deus. “PROSTAI-VOS, ECALAI-VOS, HUMILHAI-VOS, porque o senhor é Deus, tremam e temem diante do criador. Ele é terrível em feitos, apresentai-vos diante dEle com cânticos.

Paulo reaprende os crentes de Coríntios porque eles se reuniam para pior cada dia que passava perdiam mais a essência da verd. Adoração. 1COR; 11:30.
“O escritor Harei diz que em nossos dias não esta diferente, diz:” As pessoas entram na igreja sem ter noção de quem é Deus com isto, com isto praticam uma adoração embasada em seus proprios conceitos e não os da Palavra de Deus.

O perigo de nossos cultos se tornarem humanistas: Onde Deus deveria estar, tiramos e colocamos o homen como centro (muitas vezes o pregador toma este lugar)
O culto se torna um lugar onde os crentes buscam a felicidade e não a santidade corre o risco de termos uma Igreja que não é movida a adoração, mas a um programa.
Passamos a julgar que as boas mensagem não são aquelas que confrontam o pecador com seus pecados, mas aquela que me faz sentir bem mesmo estando em pecado.

PCKER DIZ; “Geralmente reclamam que os ministros não sabem mais pregar, mas não é igualmente verdade que nossas igrejas não sabem mais ouvir e adorar.”

MARK DIZ: O grande perigo desta adoração destorcida é de usar a Deus, no lugar de atribuir a gloria devido ao seu nome.


CONCLUSÃO

QUE TIPO DE ADORAÇÃO É A NOSSA, QUAL É O EFEITO DESTA ADORAÇÃO EM SUA VIDA, ESTA ADORAÇÃO LEVA VOCÊ A OFERTAR A SUA VIDA DE VERDADE A DEUS, ESTA ADORAÇÃO ESTA MUNIDA DO TEMOR E TREMOR, DE REVERENCIA DE RECONECIMENTO QUE SÓ DEUS É DIGNO.

Ev. Paulo Sérgio Vicente - Lagamar 26-09-2007

Desmisticando o JESUS que os homens criaram


APOCALIPSE 1:9ao 20.

Introdução:
Quantas lendas você já ouviu sobre seres celestiais, sobre a proibição de se ler a bíblia porque havia uma gota do sangue de Jesus e se alguém encontrar, seria amaldiçoados, sobre pessoas que supostamente religiosas apareceram com as marcas de Jesus, outros passam pelo mesmo flagelo que passou Jesus procurando imita-lo. Outros que sempre tem aquela imagens do natal aquele Jesus bebezinho, sem ação, sendo aquecido pela respiração de animais e qualquer um mais simples que seja sabe que uma mãe não deixaria um recém nascido aos cuidados de animais.
Percebemos que os homens na sua ineficiência espiritual procuram agradar a Deus com rituais os quais não tem mais valores diante de Deus.
O homen sem Deus ele tenta formar uma caricatura no seu pensamento como era Jesus e ai a imaginação ganha asa, foi o caso de Leonardo Davintte, que desenhou este Jesus que muita gente tem em casa, um rosto triste, sem esperança, sem alegria, abatido, podemos dizer que em alguns momentos da vida de Jesus ele ficou assim, mas devido o pecado, a dureza do coração, no monte do geticemani, quando estava na cruz, mas depois de sua ressurreição Ele é apresentado como descreve o texto de AP. Não da forma que pensam as pessoas que não conhecem a bíblia sagrada.

Tema ; Desmistificando o Jesus que os homens criaram

(1°) Por que os homens são tão apegados as figuras?

1 -1- porque o homen tem sede de Deus.
1-2- porque o homen não conhece as escrituras.
1-3- porque o homen sem Deus ele é movido pelo visível ele precisa ver e se apegar para ter uma sensação de dever cumprido.
1-4- poraquê ele é supersticioso, se apega às lendas com muita facilidade, aos rituais, religiosos, que estão empreguinhos em nossa cultura que só ensinou mentiras religiosas, ex: de um padre que ao saber que uma família estava sendo evangelizada, aprendo da bíblia ele usou o seguinte argumentos: se vocês continuarem todos vão morrer.
1-5- porque estão desesperados, aflitos, e infelizmente são guiados por cegos.

A mente do homen é muito fértil vulnerável cheia de ilusões e isto faz que ele busque desesperadamente respostas para sua insatisfação espiritual.

(2) Porque segundo a bíblia os homens estão nas trevas.
João diz que os homens amaram mais as trevas do que a luz, o homen não só esta nas trevas como ele ama as trevas, mas ninguém em sã consciência gosta de trevas, de fato não porem qdo se trata de ocultar o que esta no coração o homen se deleita na escuridão.
Mas por que então o homen quer ter Deus? Porque o homen foi criado com esta necessidade, mas ao confrontar com a verdade ele fica perdido e desesperado percebendo que sua vida esta doente, mas ele gosta desta doença, o exemplo do viciado ele sabe que esta lhe matando, mas ele não deixa.
Estas trevas é a incapacidade de ver a verdade, de tomar a verdade como regra de fé e pratica.
Paulo diz em 2Cor; 4:4. Que o deus deste século segou, ou seja, incapacita a pessoa enxergar.
Temos o ex: de Elizeu 2 Rs: 6: 17. se Deus não abrir os olhos o homen continua cego como quem anda nas trevas.
A pergunta é:
Onde você esta nas trevas ou na luz?
Jesus disse:
”Eu sou a luz do mundo quem me segue não andara trevas; pelo contrario, terá a luz da vida.”
Se alguém não esta em cristo esta em trevas, geralmente quem esta em trevas não admite é o caso dos judeus ex:Jo:8.33.
Não podemos ser escravos de homem.

Ev. Paulo Sérgio Vicente - Lagamar 26-09-07

Convite de Salvação. II Cr: 33:1-13




INTRODUÇÃO:
Nós encontramos na Bíblia vários convites de salvação, de arrependimento, de mudança de vida, e porque não dizer que a bíblia em si mesma é um convite ao pecador.
Manasses era um rei no mínimo condenável por suas atitudes (6) este rei tem um currículo sujo, doentio, sombrio, rebelde contra Deus e qualquer homem, era idólatra, e maligno.
No v.10. Encontramos o convite de Deus a um pecador de marca maior, mostrando que o amor de Deus, não classifica ninguém por muito ou pouco pecado, mas o convite é estendido a todos indistintamente.
O grande problema é quando o pecador rejeita o convite de Deus, virando as costas para Ele, o rejeitando, desprezando, ou banalizando o seu convite. (v.10.)
Deus usa os seus servos como usou Isaias para convidar Manasses e todo o povo ao arrependimento, e qual foi a resposta de Manasses,
-segundo a tradição-, Manasses mandou cerrar o profeta ao meio, numa tentativa de calar a Deus, silenciando os seus servos. Esqueceu que silenciar ao homem não é silenciar a Deus. Hoje muitas vezes tentamos silenciar a Deus fugindo da Igreja, não assumindo compromisso com a Palavra, porque ele vai me repreender, ou finjo de surdo, e qual a recomendação do Pal. Sl: 95.7.8.?


( 1° ) Deus manda tempestade para despertar o coração endurecido.
Deus convida o pecador de maneira amável, cordial, é isto que encontramos em Is:1.18.19. 55. Mt. 11.28ª30. Ap.3.20. Ele esta convidando o pecador.
Manasses e todo o povo rejeitou o seu convite achavam que não precisavam mais de Deus, que sua maneira de vida, sua religião que exclui Deus era suficiente para satisfação pessoal.
Vemos em pleno século 21 a mesma atitude de Manasses, pessoas que desprezam a Deus, que fogem do evangelho, rejeita. Outras conhecem a Deus, já participaram e hoje estão longe, resistem ao arrependimento? v.11.
Foi o próprio Deus que trouxe a disciplina, o castigo, o açoite, a vara, sobre Manasses e todo o povo. Prendeu com ganchos. (com o foi com anzóis no queixo e nos lados).
Um dia o homen com toda a arrogância e pompa no outro humilhado e maltratado. É isto que dá rejeitar o convite para vida.
E você, quanto tempo está rejeitando o convite de Deus para uma nova vida, de compromisso, de amor, de fé? Até quando você vai continuar indiferente ao chamado de Deus? Até quando vai continuar com este coração endurecido?
Se você ou qualquer outra pessoa não aceitar o convite amável do Senhor, Deus pode permitir tempestade como na vida de Manasses, e não
adiante ficar correndo para uma igreja e outra, tudo mudará quando for transformado o Manasses que há em você.
O homem que não aceita o convite ele se torna escravo das trevas, é lançado nas prisões

do pecado, é humilhado, maltratado, desprezado, e abandonado.
O convite de Deus é para quem quer ser vitorioso, vencedor, e inteligente.

( 2º ) Deus manda tempestade para ensinar que fomos criados para serví-lo.
As tempestades que Deus manda não significam juízo condenatório sobre os seus eleitos, mas um meio de trazer e fazer reconhecer que Deus o criou para adorá-lo.
No v.12,13. Percebemos que situação dramática que se encontrava este rei. Mas ele é inteligente o suficiente para entender que aquela situação era causada por sua própria culpa e o que ele faz? V.12. Buscou a Deus verdadeiramente, não só por interesse momentânea, mas de fato e de verdade.
Este é o grande problema dos nossos dias. tem muita gente em calamidade humilhado, desprezado, mas estão buscando a Deus não para servi-lo e adora-lo, mas apenas querendo que Deus mude a sua situação, para seu próprio prazer, querem melhoras sem compromisso, não foi assim com Manasses e não pode ser assim com você, você precisa ser inteligente, e saber que uma vida de compromisso e adoração produz vida e em abundancia.

CONCLUSÃO
Qual é a sua situação hoje: Como a de Manasses antes da conversão, ou depois da conversão?
Paulo S. Vicente. Lagamar 30-03-07.





Questionário teológico


1-EXPERIÊNCIA RELIGIOSA

Quando aceitou a Jesus ?......./....../....... Em que igreja?.................................
Diga em poucas palavras como foi sua conversão?.............................................................................................
.............................................................................................................................................................................

2- CARGO QUE JÁ OCUPOU OU OCUPA NA IGREJA;
Presidente de algum departamento? sim ( ) não ( )
Professor de escola dominical ? sim ( ) não ( )


3- VIDA ESPIRITUAL INDIVIDUAL

Lê a bíblia todos os dias?.......................
Já leu a bíblia toda?.................................
Você ora todos os dias?..........................
Qual é o tempo que você gasta diariamente com sua devocional?........................
Você sabe evangelizar ou já evangelizou alguém?................................................


4- DESCREVA OS PRINCIPAIS PASSOS PARA EVANGELIZAÇÃO.
1-.................................................................................... texto...................
2-..................................................................................... texto...................
3-..................................................................................... texto...................
4-..................................................................................... texto...................
5-..................................................................................... texto...................

5-CONHECIMENTO BÍBLICO

O que é a bíblia?..................................................................................................
............................................................................................................................
Em quantas partes se divide?.............................................................................
Quais?.................................................................................................................
Quantos livros no VT?.......................................................................................
Quantos livros no NT?.......................................................................................
Línguas?............................................................................................................
Quanto tempo?.....................................Quantos escritores?.............................
Que diferença existe entre nossa bíblia e a bíblia católica?...............................
..........................................................................................................................
Quantos são os livros Apócrifos?.....................................................................
Quais são eles?.................................................................................................
.........................................................................................................................
Quais são as subdivisões do VT?....................................................................
........................................................................................................................
Quais são divisões do NT?.............................................................................
.......................................................................................................................
A que subdivisões pertencem os livros abaixo?
Is e Dn:..........................................................................................................
Pv e Ec:.........................................................................................................
Mt e Jo:.........................................................................................................
At:.................................................................................................................
Mn e Dt:........................................................................................................
Rm e Tt:........................................................................................................
Ap:................................................................................................................
Tg e Pe:........................................................................................................
Rt e Ed:.........................................................................................................
Jn e Mq:........................................................................................................

O que é revelação?.......................................................................................
.....................................................................................................................
.................................................................texto............................................
O que é inspiração?.....................................................................................
.....................................................................................................................
................................................................texto.............................................
O que é iluminação?....................................................................................
.....................................................................................................................
................................................................texto.............................................

Nome do missionário fundador:..................................................................
Sua origem:.................................................................................................
Principais obras realizadas:.........................................................................
....................................................................................................................
....................................................................................................................
Quanto tempo durou seu ministério no BRASIL?......................................
Qual foi a causa de sua morte?...................................................................
Qual é o símbolo da IPB?...........................................................................
Que texto bíblico deu origem a ele?..........................................................
Quais são os símbolos de fé da IPB?..........................................................
....................................................................................................................

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Eu canto para não chorar





Escrever não e só passar para o papel

tudo que nos passa pela mente

É saber requintar tudo o que se sente

É reflectir todo o universo

É sentir sem pensamento disperso

É saber fingir que se vive contente

É sorrir quando a dor é mais ardente

É saber sofrer quando submerso

É ser errante sem andar perdido

É saber lutar para não ser vencido

É perdoar o erro mais profundo

É andar cantando para todo o mundo

É deixar seu eco ao sabor do vento

É viver ao sabor do pensamento

É Labutar noite e dia numa luta sem parar

Mostrando ter alegria …

…eu canto para não chorar…

Deus Sabe...




Quando você está cansado e desencorajado

por esforços que não deram frutos,

Deus sabe o quanto você tentou .
Quando você chorou por longo tempo,

com o coração cheio de angústia,

Ele contou suas lágrimas.
Se você sente que sua vida está perdida

e que muito tempo também se perdeu,

Ele está confortando você ....
Quando você está solitário e seus amigos

estão muito ocupados

para um simples telefonema,

Ele acompanha você ...
Quando você sente que já tentou de tudo

e não sabe por onde recomeçar,

Ele tem a solução ...

Quando nada mais faz sentido e você

se sente frustrado e deprimido,

Ele tenta lhe mostrar respostas ....
Se, de repente, tudo lhe parece mais brilhante

e você percebe uma luz de esperança,

nesse momento

Ele soprou nos seus ouvidos .
Quando as coisas vão bem e você

tem muito para agradecer,

Ele está festejando com você .
Quando algo lhe traz muita alegria e você

se sente refortalecido,

Ele está sorrindo para você ..
Quando você tem um propósito a cumprir

e um sonho para seguir,

Ele abre seus olhos e o chama pelo nome ....
Lembre-se que onde você estiver,

seja na tristeza ou na felicidade,

mesmo que ninguém mais saiba,

com certeza,

Deus sabe ...

"Deus não escolhe os mais capacitados,

mas capacita os escolhidos.
Os escolhidos são aqueles que responderam

ao chamado interno e se ofereceram para servir."

Saia do Barco





Em Mateus 14 lemos uma passagem,

onde os discípulos estão em um barco

em alto mar e Jesus vem ao encontro deles

andando sobre as ondas,

num momento em que o mar

estava agitado e com um vento contrário .
Os discípulos, porém,

ao vê-lo andando sobre o mar,

assustaram-se e disseram: É um fantasma!

E gritaram de medo.

Jesus, porém, imediatamente lhes falou, dizendo:

Tende ânimo; sou eu; não temais!

Então Pedro, um dos discípulos falou:

Senhor! se és tu, manda-me ir ter contigo

sobre as águas.

E Jesus lhe respondeu:

Vem. Pedro, descendo do barco, e andando sobre

as águas, foi ao encontro de Jesus.

Mas, sentindo o vento, teve medo;

e, começando a submergir, clamou:

Senhor, salva-me.

Imediatamente estendeu Jesus a mão, segurou-o,

e disse-lhe:

Homem de pouca fé, por que duvidaste?

Muitas lições poderíamos tirar deste texto,

mas vamos nos ater a dois aspectos.

Havia um vento contrário, o mar estava agitado,

os discípulos estavam com medo...

Existe na sua vida um vento contrário??

Você está com medo??
Jesus te diz :

Tende bom ânimo sou eu!! não temais!!

Sempre se fala na falta de fé de Pedro,

mas ele foi o único que tomou uma atitude,

não se sabe por quanto tempo

ele andou sobre as águas, se foi por dez ,

cinco ou um min.

O importante é que ele ativou o poder sobrenatural

de Deus com sua atitude.

Para que o poder sobrenatural de Deus se ative

em nós, ele requer uma atitude.

Pedro saiu do barco e ativou esse poder.

Eu não sei qual é o teu barco...

eu não sei qual é a dificuldade que lhe impede

de sair dele, mas...

Deus te fala hoje:

Saia do barco – alguns barcos são confortáveis,

cômodos e é difícil de sair dele...

Saia do barco e caminhe sobre os seus problemas.

Tenha uma atitude de fé.

ATIVE O PODER SOBRENATURAL DE DEUS!!

Voz de Amigo





É a voz do gostar,
É a voz do alertar,
dizendo nas palavras,
hei! acorde...Quero te ajudar!!!
É a voz que vem com o que precisamos ouvir,
ler, perceber, interiorizar...
Quando não conseguimos ler a nós mesmos,
Quando nos falta o chão, o teto, o rumo..
Vem como um "cutucão" benigno..
Uma sacudida,
Um alerta..
Uma sirene que soa o nobre sentimento,
de luz,
imenso cuidar..
Vem com tanta verdade,
mas, com o cuidado de não magoar..
Uma voz que Deus usa,
que vem devagar..
Que inunda...
Que traz alegrias..
Que contagia..
Uma voz de anjo,
Uma voz de irmão escolhido...
Presentes e presente..
Nos dois sentidos..o de estar e,
o de jóia inestimável..
Um mestre de consciência...
Mestre paciente para ouvir,
Ser cúmplice nas dores e alegrias...
Mãos estendidas,
entrelaçadas...
Dádiva da vida...
únicos,
senhores do bem:
Voz de amigo!!!!!

Voz de Amigo

É a voz do gostar,
É a voz do alertar,
dizendo nas palavras,
hei! acorde...Quero te ajudar!!!
É a voz que vem com o que precisamos ouvir,
ler, perceber, interiorizar...
Quando não conseguimos ler a nós mesmos,
Quando nos falta o chão, o teto, o rumo..
Vem como um "cutucão" benigno..
Uma sacudida,
Um alerta..
Uma sirene que soa o nobre sentimento,
de luz,
imenso cuidar..
Vem com tanta verdade,
mas, com o cuidado de não magoar..
Uma voz que Deus usa,
que vem devagar..
Que inunda...
Que traz alegrias..
Que contagia..
Uma voz de anjo,
Uma voz de irmão escolhido...
Presentes e presente..
Nos dois sentidos..o de estar e,
o de jóia inestimável..
Um mestre de consciência...
Mestre paciente para ouvir,
Ser cúmplice nas dores e alegrias...
Mãos estendidas,
entrelaçadas...
Dádiva da vida...
únicos,
senhores do bem:
Voz de amigo!!!!!

O Amor e as Flores





Flores não nascem com espinhos
Espinhos se desenvolvem
Se desenvolvem e são implantações,
Implantações dolorosas!
Se desenvolvem quando a flor descobre,
Que habita um jardim de insensibilidade.
Espinhos machucam, dói!
Mas se dói, se sente,
Maldita sensibilidade induzida!
Jardineiros de mãos grossas as destroem
Retiram-nas do jardim não para salvá-las,
Deixam-as secar depois do encanto da amada.
Secam, desnutridas de carinho.
Flores jovens e inocentes querem fugir,
Saltam-se nas mãos dos jardineiros
Pedem cuidado...
Mas sua pétalas são frágeis
E mãos de jardineiros são grossas em demasia.
Pobres flores que se entregam sem reservas,
E ainda têm de aceitar devolução
E quando devolvidas voltam secas,
Chegam arrastadas e tentam alertar

as flores-crianças.

Flores crianças, última esperança do jardim,

-Salvem-no! Solidárias flores que quase

mortas ainda alertam,
Solidárias flores que mesmo mortas

ainda adubam.

Mensagem de Carinho




Carinho é fonte energética.
Carinho é caminho de amor.
Carinho nunca é demais.

A afetividade é importante, sim.
Pois, como um ser humano ainda imperfeito,
ainda aprendiz, pode bastar-se a si mesmo?

Não, amigos, a individualidade, sem dúvida,
é direito de cada um de nós.

Mas, em excesso, é egoísmo.
Viemos aqui para aprender.

Aprendizagem é sinônimo de

troca de experiências,
troca de energia,
troca de informações,
troca de afeto,
troca e troca...

Carinho é plumagem bonita,
macia, gostosa de sentir.
Quem dá afeto se fortifica;
quem o recebe se acalma,
se tranqüiliza,
se equilibra.

Carinho é sinônimo de amor,
amigos.

Amor é bálsamo para a nossa condição

de criança espiritual.
Criança precisa de amor para

crescer psicologicamente,
afetivamente e fisicamente saudável.

Criança precisa de apoio e de muita troca.

Portanto, também nós precisamos de afeto.
Não esqueçam desse detalhe amigos:
amor é fonte de energia, é vida, é crescimento.

Dêem e aceitem todo o tipo de afeto

com verdadeiro amor...

Ouça seu coração







Os homens têm medo de realizar seus maiores sonhos

porque acham que não o merecem, ou não vão conseguir!

Mas o medo não é uma coisa concreta.

Ele está em seus corações!!

Os corações morrem de medo só de pensar em amores

que partiram para sempre...

Em momentos que poderiam ter sido bons e não foram...

Quando isso acontece, acabamos sofrendo muito

e o coração tem medo de sofrer.

Mas o medo é pior que o próprio sofrimento.
Nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca

de seus sonhos,

porque cada momento de busca é um momento de vida,

de energia, de encontro com Deus e com a eternidade.

Então... Ouça seu coração!
Ninguém consegue fugir dele.

Por isso, é melhor escutar o que ele fala para

que não venha um golpe que você não espera,

porque você jamais vai conseguir mantê-lo calado.

Mesmo que finja não escutar o que ele diz,

ele estará dentro do seu peito, repetindo o que pensa

sobre a vida e o mundo...
O dia inteiro...
O tempo todo...
Ainda bem!
Por isso, ouça o seu coração!

(Paulo Coelho)





Bjinhooosss no seu coração.

Amanhã será outro dia







Se as lágrimas rolam compulsivas,
chore... Lave a alma...

Se a dor parece que vai fazer
teu peito explodir,
não te desesperes...
Peça forças a Deus,
dias melhores hão de vir...

A ferida de hoje
é a cicatriz
de amanhã...

Um dia,
esse triste momento
será apenas uma lembrança...

Se há tempestade
na tua existência,
tenha paciência...
Pode até demorar,
mas um dia,
surgirá o arco-íris
e com ele, o sol...

Se caíste, levanta-te,
reinicie a caminhada,
mesmo que seja
do quilômetro zero...
Não desanimes,
não entregues os pontos...
Um dia,
essas lágrimas secarão...

Estás descrente de tudo?
Tenha fé...
Mas o que é ter fé?
Ter fé é fechar os olhos
e jogar-se nos braços de Deus,
assim como a criança faz
quando dizemos: " PULE"!
E ela se joga confiante no ar,
pois crê que será aparada...

Faça assim,
joga-te com confiança
nos braços de Deus...
Ele te sustentará
e secará tua lágrima...
Confie!

Na vida, tudo é aprendizado
Só o Pai sabe a hora de intervir
e mudar tua história...
E quando começar a atuar
fará mais do que pediste...

Sua obra é completa...
Vamos, enxugue as lágrimas...
Erga a cabeça... Siga em frente!
Confie!

LIBERTAR PARA SE TER




Era uma vez, um menino que tinha um pássaro,

ele o amava mais do que tudo a sua volta e as vezes

os que estavam a volta, achavam que ele

o amava mais do que a si próprio.

Onde o menino ia, o seu pássaro também ia.

Ia entre os dedos de sua mão direita,

onde sentia-se sufocado, e queria fugir.

Mas dificilmente o menino deixava uma oportunidade,

um dia, em uma grande festa lá estava

o menino e seu pássaro.

Era tarde e o menino cansado pegou no sono,

onde lentamente relaxou seus dedos e o pássaro fugiu...

Quando o menino acordou, ficou desesperado

e pensou que ia morrer...

O tempo passou e o menino já conformado

vivia bem sua vida sem seu pássaro.

Um dia em seu quarto o menino adormeceu

em sua cama e pela sua janela entrava

um vento suave e morno...

Ao acordar o menino sentiu algo

na sua mão esquerda e pulou de susto e de alegria.

Lá estava seu pássaro em sua mão esquerda

a se aconchegar, o menino soltou-o e novamente

o pássaro voltou, pois ali o pássaro queria estar...

Queria o aconchego...

O menino que sempre conversava com seu pássaro,

disse:

- "Vai... pode ir, descobri que te quero livre...".

Então, para espanto do menino que sempre

conversava com ele e nunca obteve um olhar

ou uma resposta, ouviu:

- "Sabe..." disse o pássaro.

- "Tu falas?" – perguntou o menino.

- "Sim, mas nunca quis te responder,

mas agora é preciso, preciso dizer que fui ganhar

o mundo e que com muitos quis conversar,

muitas noites de frio passei e ninguém me agasalhou,

ninguém me amou, mas mesmo assim eu continuei

a voar e a voar, até que um dia eu posei

e vi um menino e seu pássaro, estavam felizes,

então refleti sobre nós e vi que eu tinha tudo



o que queria, mas meu egoísmo,

minha vontade de liberdade não deixou eu perceber

que sua prisão era a minha liberdade tão desejada...".

- "Então pule para a minha mão direita!,

pois quero dizer algo..." – disse o menino.

- "Não! Pois nas minhas viagens aprendi que se dá

com a mão direita e se recebe com a mão esquerda...

Aqui estou e meu lugar será na mão do teu coração

para que eu possa sentir melhor seu amor

e você o meu".

- "Mas... desculpe... – disse o menino".

- "Por eu ter te amado tanto, eu te prendi e me prendi,

mas o tempo passou e eu mudei...

Vi que tua liberdade foi a minha liberdade também...

Nunca esqueceremos um do outro,

mas não podemos mais estar juntos,

pois também criei asas e a cada vôo que dou

novos valores aprendo, vejo a vida de outra forma...".

Carinhosamente o menino beijou o pássaro e disse:

- "Adeus, fomos felizes,

mas devemos ser mais ainda... um sem o outro..."

Autor desconhecido

VOCÊ PODE







Você pode curtir ser quem você é,
do jeito que você for,
ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode assumir sua individualidade,
ou reprimir seus talentos e fantasias,
tentando ser o que os outros gostariam
que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir,
brincar, cantar e dançar,
ou dizer em tom amargo que já passou da idade
ou que essas coisas são fúteis sérias e bem
situadas como você.
Você pode olhar com ternura e respeito
para si próprio
e para as outras pessoas,
ou com aquele olhar de censura, que poda,
pune, fere e mata,
sem nenhuma consideração para com os desejos,
limites e dificuldades de cada um,
inclusive os seus.
Você pode amar e deixar-se amar
de maneira incondicional,
ou ficar se lamentando pela a falta
de gente à sua volta.
Você pode ouvir o seu coração e viver
aproximadamente ou agir de acordo com
o figurino da cabeça,
tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.
Você pode deixá-la como está para ver como é que fica
ou com paciência e trabalho conseguir realizar
as mudanças necessárias na sua vida
e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise
seus planos ou partir para a ação com o pouco que tem
e muita vontade de ganhar.
Você pode amaldiçoar sua sorte,
ou encarar a situação como uma
grande oportunidade de crescimento
que a Vida lhe oferece.
Você pode mentir para si mesmo,
achando desculpas e culpados para todas
as suas insatisfações,
ou encarar a verdade de que, no fim das contas,
sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.
Você pode escolher o seu destino e,
através de ações concretas
caminhar firme em direção a ele,
com marchas e contramarchas,
avanços e retrocessos, ou continuar acreditando
que ele já estava escrito nas estrelas
e nada mais lhe resta a fazer senão sofrer.
Você pode viver o presente que a Vida lhe dá,
ou ficar preso a um passado que já acabou
- e portanto não há mais nada a fazer -,
ou a um futuro que ainda não veio -
e que portanto não lhe permite fazer nada.
Você pode ficar numa boa,
desfrutando o máximo de coisas que você é e possui,
ou se acabar de tanta ansiedade e desgosto
por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.
Você pode engajar-se no mundo,
melhorando a si próprio e,
por conseqüência, melhorando tudo
que está à sua vota,
ou esperar que o mundo melhore
para que então você possa melhorar.
Você pode celebrar a Vida e a Energia Universal
que o criou, ou celebrar a morte,
aterrorizado com a idéia de pecado e punição.
Você pode continuar escravo da preguiça,
ou comprometer-se com você mesmo
e tomar atitudes necessárias para concretizar
o seu Plano de Vida.
Você pode aprender o que ainda não sabe,
ou fingir que já sabe tudo e não precisa
de aprender nada mais.
Você pode ser feliz com a vida como ela é,
ou passar todo o seu tempo se lamentando
pelo que ela não é.
A escolha é sua.
E o importante, é que você sempre tem escolha.
Pondere bastante ao se decidir,
pois é você que vai carregar - sozinho e sempre -
o peso das escolhas que fizer.

Luis Borges

PORTAS!





Se você encontrar uma porta à sua frente,

você pode abri-la ou não.

Se você abrir a porta,

você pode ou não entrar em uma nova sala.

Para entrar, você vai ter que vencer a dúvida,

o titubeio ou o medo.

Se você vencer, você dá um grande passo:

nessa sala, vive-se.

Mas tem um preço:

o grande segredo é saber quando e qual

das portas devem ser abertas;

ela propicia erros e acertos.

Os erros, podem ser transformados

em acertos quando, com eles, se aprende.

Não existe a segurança do acerto eterno!

A vida, é humilde.

Se a vida já comprovou o que é ruim,

pra quê repeti-lo?

A humildade dá sabedoria de aprender

a crescer também com os erros alheios.

A vida é generosa.

A cada nova sala que se vive,

descobre-se outras tantas portas.

A vida enriquece a quem se arrisca

a abrir novas portas.

Ela privilegia a quem descobre

seus segredos e, generosamente,

oferece-lhe afortunadas portas.

Mas também a vida pode ser dura e severa.

Se você não ultrapassar a porta,

você terá sempre essa mesma porta

pela frente.

É a repetição perante a criação,

é a monotonia monocromática

perante o arco-íris,

é a estagnação da vida.

Para a vida, as portas não são obstácu