sábado, 29 de novembro de 2008

LEIS QUE TRAMITAM EM BRASÍLIA CONTRÁRIAS À IGREJA.




'Mas olhai por vós mesmos, porque vos entregarão aos concílios e às sinagogas; e sereis açoitados, e sereis apresentados perante presidentes e reis, por amor de mim, para lhes servir de testemunho.
E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar até ao fim, esse será salvo.'
- Marcos 13:9 e 13

A Bíblia diz que no fim dos tempos os filhos de Deus serão perseguidos e odiados. Veja aqui abaixo algumas leis brasileiras, que, SE APROVADAS, impedirão a nossa ação à favor do Evangelho no Brasil:

* Será proibido fazer cultos ou evangelismo na rua (Reforma Constitucional)
* Cultos somente com portas fechadas (Reforma Constitucional)
* As igrejas serão obrigadas a pagarem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições.
* Programas evangélicos na televisão apenas uma hora por dia
* Pastor só poderá fazer programa de televisão, se tiver faculdade de 'jornalismo'
* Será considerado crime pregar sobre espiritismo, feitiçaria e idolatria, e também veicular mensagem no rádio, televisão, jornais e internet, sobre essas práticas contrárias a Palavra de Deus
* Pastores que pregarem sobre dízimos e ofertas, dependendo do número de reclamações, serão presos
* Pastores que forem presos por pregar sobre práticas condenadas pela Bíblia Sagrada (homossexualismo, idolatria e espiritismo), não terão direito a se defender por meio de ação judicial
* Igrejas que não realizarem casamento de homem com homem e mulher com mulher, estarão fazendo 'discriminação', poderão ser multadas e os pastores processados
* Querem que o dia do 'Orgulho Gay' seja oficializado em todas as cidades brasileiras.


Reforma Constitucional – Mudanças no texto da Constituição que garantem a liberdade de culto. Se aprovadas, fica proibido culto fora das igrejas (evangelismo de rua), cultos religiosos só com portas fechadas.

1- Projeto nº 4.720/03 – Altera a legislação do 'imposto de renda' das pessoas jurídicas

2- Projeto nº 3.331/04 – Altera o artigo 12 da Lei nº 9.250/95, que trata da legislação do imposto de renda das 'pessoas físicas'
Se convertidos em Lei, os dois projetos obrigariam as igrejas a recolherem impostos sobre dízimos, ofertas e contribuições.

3-Projeto nº 299/99 – Altera o código brasileiro de telecomunicações (Lei 4.117/62).
Se aprovado, reduziria programas evangélicos no rádio e televisão a apenas uma hora.

4- Projeto nº6.398/05 – Regulamenta a profissão de Jornalista
Contém artigos que estabelecem que só poderá fazer programas de rádio e televisão, pessoas com formação em JORNALISMO, Significa que pastores sem a formação em jornalismo não poderão fazer programas através desses meios.

5-Projeto nº 1.154/03 – Proíbe veiculação de programas em que o teor seja considerado preconceito religioso.
Se aprovado, será considerado crime pregar sobre idolatria, feitiçaria e rituais satânicos. Será proibido que mensagens sobre essas práticas sejam veiculadas no rádio, televisão, jornais e internet. A verdade sobre esse atos contrários a Palavra de Deus, não poderá mais ser mostrada.

6- Projeto nº 952/03 – Estabelece que é crime atos religiosos que possam ser considerados abusivos a boa-fé das pessoas.
Convertido em Lei, pelo número de reclamações, pastores serão considerados 'criminosos' por pregarem sobre dízimos e ofertas.

7- Projeto nº 4.270/04[/b] – Determina que comentários feitos contra ações praticadas por grupos religiosos possam ser passíveis de ação civil.
Se convertido em Lei, as Igrejas Evangélicas ficariam proibidas de pregar sobre práticas condenadas pela Bíblia Sagrada, como espiritismo, feitiçaria, idolatria e outras. Se o fizerem, não terão direito a se defender por meio de ação judicial.

8- Projeto de nº 216/04[/b] – Torna inelegível a função religiosa com a governamental.
Significa que todo pastor ou líder religioso lançado a candidaturas para qualquer cargo político, não poderá de forma alguma exercer trabalhos na igreja.

Existem outros projetos em andamento que ferem princípios bíblicos, entre eles:

Casamento de homens com homens e mulheres com mulheres.

Estabelecer um dia oficial do 'Orgulho Gay' em todas as cidades brasileiras, entre outros.

Divulguem isto para seus irmãos em Cristo!!! Passe para pastores das igrejas que vocês conhecem, para que todos estejam cientes, para não colocarmos ímpios no poder, e perder nosso direitos como pregadores da verdadeira Palavra de Deus!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

FOMOS CRIADOS PARA AS BOAS OBRAS





A fé e as obras caminham juntas. Somos salvos pela fé, para as obras. Não somos salvos pelas obras nem pela fé mais as obras. Não cooperamos com Deus na nossa salvação. Recebemo-la gratuitamente. Somos salvos por Cristo mediante a fé para a prática das boas obras. As obras não são a causa da nossa salvação, mas a evidência dela. A fé é a causa instrumental da nossa salvação e; as obras, o resultado visível dela.

Há dois perigos quanto a este assunto. O primeiro deles é a prática das boas obras em substituição à fé em Cristo. Muitas pessoas tentam comprar a salvação com suas obras. Pensam que podem chegar a Deus pelo mérito de suas obras. Isso é um engano. A Bíblia é clara e peremptória em afirmar que pelas obras da lei ninguém pode ser justificado diante de Deus. Essa tola pretensão, além do mais, anularia por completo o perfeito, cabal e substitutivo sacrifício de Cristo na cruz. O segundo perigo é imaginar que a fé pode ser legítima sem obras. A Bíblia diz que a fé sem as obras é morta. Fomos criados em Cristo para as boas obras. Cristo morreu na cruz para formar um povo zeloso de boas obras. Somos justificados diante de Deus pela fé, mas demonstramos esse fato diante dos homens pelas obras.

Destacamos, portanto, quatro pontos importantes, para a nossa reflexão.

Quando praticamos boas obras refletimos a imagem do nosso Deus – Deus é gracioso e bom para com todos. Ele envia sua chuva e seu sol para os bons e maus. Toda a terra está cheia da sua bondade. De igual forma, devemos fazer o bem a todos. Não podemos fazer acepção de pessoas. Devemos ser generosos para com todos, inclusive abençoando e orando pelos nossos próprios inimigos.

Quando praticamos boas obras demonstramos que fazemos parte da família de Deus – Se Cristo morreu para formar um povo zeloso de boas obras, então, quando praticamos essas boas obras demonstramos que, de fato, pertencemos a esse povo. A Bíblia diz que não podemos amar a Deus sem amar o próximo. O nosso amor não deve ser apenas de palavras, mas traduzido em obras. Amor não é sentimento, é ação. Quem ama dá, distribui, reparte. Deus amou o mundo e deu o seu Filho Unigênito. O amor se evidencia pelas obras e não apenas pelas palavras. Não somos apenas o que falamos, mas, sobretudo, o que fazemos. Demonstramos que fazemos parte da família de Deus quando temos o coração aberto e as mãos abertas para as boas obras.

Quando praticamos boas obras demonstramos obediência a Deus – A nossa luz deve brilhar diante dos homens para que eles vejam as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus. O apóstolo Paulo, o maior teólogo, evangelista e missionário da igreja primitiva se empenhou em levar o evangelho aos confins da terra sem esquecer-se dos pobres. Paulo nunca separou evangelização da prática das boas obras. Evangelização e ação social caminham juntas, pois Deus ama o homem integral, ou seja, corpo e alma. A evangelização sem a ação social produziu a teologia pietista que se importava com a alma e não com o corpo. A ação social sem a evangelização desembocou na teologia da libertação, que se importa com o corpo e não com a alma. Ambas as posições estão em desacordo com a Palavra de Deus. Na verdade, não devemos separar o que Deus uniu.

Quando praticamos boas obras demonstramos amor ao próximo e gratidão a Deus – O amor apenas de palavras é uma caricatura barata do verdadeiro amor. Somente evidenciamos amor ao próximo, quando o socorremos em suas aflições e quando lhe estendemos a mão em suas necessidades. Nossa motivação mais sublime, porém, em viver uma vida zelosa na prática das boas obras é demonstrar nossa gratidão a Deus pela sua generosa graça e sua gratuita salvação. Não praticamos boas obras para exaltar a nós mesmos, mas para glorificar a Deus. A exaltação e a glorificação do nome de Deus deve ser o vetor principal a reger nossa vida agora e eternamente.


Rev. Hernandes Dias Lopes

domingo, 23 de novembro de 2008

Jesus Cristo é Rei,


- Quero trazer a memória o que me pode dar esperança.
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos,
Porque sa suas misericórdias não têm fim;
Renova-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
Lam.3:21-23

POEMA

Oh! Alma cansada sem direção,
Pare! Olhe o Calvário com atenção!
È o Mestre que está ali sofrendo
Naquela amarga cruz morrendo
Todo peso sobre Si está levando,
Nossa dor, nossa culpa, sacrificando.
Sofre e padece assim tão calado...
O véu do santuário é rasgado!
Com trovões! Relâmpagos! O céu se escurece!
Tudo se abala! Estremece a terra!
De repente parece que todo se encerra!

Mas eis que surge, o desfecho final,
Desta tarde triste crucial,
Morte! Não! Pois eis a Vitória!
Jesus ressuscita! Em resplendor e glória!
O Todo Poderoso! O Emanuel
A Esperança do “novo Israel”!
Agora é o Rei dos reis entronizado!
A destra do Pai eterno, exaltado!
Reina poderosamente, o Príncipe da Paz!
E promete morada, pois, Vivo está!
Oh! Alma! Mui cansada! Revigore-se já!

Aut: Mariana Louzada Eler Araújo

sábado, 15 de novembro de 2008

A LÍNGUA, FONTE DE VIDA OU VENENO MORTÍFERO?





A língua pode ser uma fonte de vida ou um veneno mortífero. Pode dar vida ou matar (Pv 18.21). Tiago diz que se alguém não tropeça no falar é perfeito varão (Tg 3.2). Até o tolo quando se cala é tido por sábio e no muito falar não falta transgressão. O homem tem conseguido domar toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos, mas a língua nenhum dos homens é capaz de domar. A língua é mal incontido, carregado de veneno mortífero (Tg 3.7,8).

Tiago fala sobre quatro coisas que a língua é capaz de fazer.

1. A língua é capaz de dirigir (Tg 3.3,4) – Tiago compara a língua ao freio do cavalo e ao leme do navio. Tanto o freio como o leme são instrumentos usados para controlar e dirigir. O freio controla e dirige o cavalo e o leme controla e dirige o navio. Um cavalo indócil pode usar sua força para o mal e tornar-se uma ameaça, mas se domado e controlado pelo freio usará sua força para o bem. Um cavalo governado pelo freio torna-se um animal dócil e útil ao seu proprietário. Um navio sem leme seria um veículo de morte e não de vida. Sem a direção do leme, um navio arrebentar-se-ia nos rochedos e provocaria grandes desastres, com muitos prejuízos. Tiago diz que a língua, um pequeno órgão tem o mesmo poder do freio e do leme. Ela pode governar e dirigir nossa vida para o bem ou para o mal (Tg 3.5). Com ela podemos nos livrar de terríveis acidentes ou podemos provocar imensos desastres.

2. A língua é capaz de destruir (Tg 3.5b-8) – Tiago compara a língua ao fogo e ao veneno. Ambos são destruidores. Uma pequena fagulha coloca em chamas toda uma selva. Uma pequena dose de veneno pode matar uma pessoa rapidamente. Tiago diz que a língua é fogo; é mundo de iniqüidade. Ela não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno (Tg 3.6). A língua é mal incontido, carregado de veneno mortífero (Tg 3.8). Assim como um incêndio, muitas vezes, se torna incontrolável, Tiago também diz que a língua é indomável (Tg 3.9). A maledicência destrói e mata. A boataria espalha-se como um rastilho de pólvora e destrói como um incêndio que se espalha numa floresta.

3. A língua é capaz de deleitar e alimentar (Tg 3.9-12) – Tiago prossegue em seu argumento dizendo que a língua é comparada a uma fonte (Tg 3.11) e a uma árvore frutífera (Tg 3.12). A fonte pode nos saciar e a árvore pode produzir frutos saborosos que nos alimentam. Nossa língua pode ser medicina. Nossas palavras podem ser boas para a edificação. Com a nossa língua podemos trazer refrigério e restauração para as pessoas.

4. A língua é capaz de praticar profundas contradições (Tg 3.9-12) – Tiago faz uma afirmação e depois revela uma incoerência. A afirmação demonstra o aspecto contraditório da língua: Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus (Tg 3.9). Diz Tiago que de uma só boca procede bênção e maldição (Tg 3.10). Tiago, porém, argumenta que essa incoerência é uma prática inconveniente: “Meus irmãos, não é conveniente que estas cousas sejam assim” (Tg 3.10b). Tiago fecha a questão mostrando a impossibilidade de usarmos nossa língua para duas práticas tão contraditórias: “Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce” (Tg 3.11,12). Nossa língua é fonte de água doce ou salgada; é medicina ou veneno; é veículo para a glorificação de Deus ou ferramenta para amaldiçoar as pessoas. Não pode ser as duas coisas ao mesmo tempo. Que Deus nos ajude a fazer a escolha certa!


Rev. Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Flor Amarela



Um dia observando um terreno baldio, fiquei comovido ao identificar em meio a várias ervas daninhas um linda flor de cor amarela.

Não era difícil percebê-la , sua cor e forma contrastavam enormemente com as ervas de coloração verde que a rodeavam.

Durante alguns minutos essa súbita observação suscitou em mim uma série de reflexões: pensei no quanto estamos em um mundo difícil de se viver e no quanto é importante a gente não se pode deixar sufocar pelos problemas.

Conclui que por mais que o mundo esteja cheio de ervas daninhas, nós não temos que nos tornar uma delas. Não importa qual sejam as dificuldades haverão sempre flores amarelas...

Quando deixamos de percebê-las é porque a pretensão de achar que sabemos tudo nos tapa os olhos.

Nisso, perdemos a um pouco da nossa identidade e passamos a achar o nosso lugar ruim de viver. Invejamos o jardim do vizinho.

Achamos que seríamos mais felizes com uma outra casa, carro, emprego... vã ilusão! Poucos são os jardins onde não existem ervas daninhas.

O que torna uns mais belos que os outros é tão somente a maneira como os observamos e a capacidade que temos, ou não, de identificar as flores em meio às ervas daninhas.

Marcos Lima e Ronaldo Oliveira

Tenha Esperança



Porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido!

Você faz idéia de como a sua vida está mudada? Você tem consciência que vive um momento rico, importante e intenso?

É porque na verdade, estamos presenciando um momento de transformação em todos os campos, principalmente no campo da informação, né? E o ritmo de mudança em nossa vida tem sido muito acelerado.

Estamos avançando velozmente para uma nova era de percepção e consciência e não nos damos conta disso.

Nada tem ficado fora dessa transformação. Ninguém sabe o que irá acontecer de um dia para outro. Como é que você está reagindo a estes tempos de mudanças cada vez mais rápidas?

Está se agarrando ao passado, ou acompanhando o fluxo das mudanças? Onde estão depositadas suas esperanças?

E apesar de todos os desencontros, de todos os obstáculos, das dificuldades... Apesar das portas fechadas, e que as vezes estão aparentemente fechadas, ainda sim é preciso manter a esperança que vive em você!

A esperança que amanhece com você e percorre o dia todo e se fortalece com as horas.

E quando estiver com os pensamentos confusos e com as idéias não muito claras, não desista! Quando seu caminho estiver tortuoso e sentir que suas chances estão diminuídas, lembre- se da esperança que deve ter sempre.

Afinal, esperança é a certeza de que algo de bom vai acontecer, certo? É a confiança que tudo vai dar certo!

Lembre-se sempre que a esperança move a sua vida, faz você andar pra frente, faz você se sentir gente! E gente importante! Por isso que é bom perguntar todos os dias quais são seus projetos de vida?

Por que e por quem você tem lutado tanto?

Desendureça o seu coração e abra mais a sua mente! Acolha as pessoas em sua vida! Deixe a fé brotar em sua vida. Tenha fé na vida, em você! Tenha fé em Deus! Tenha fé em realizações grandiosas, tá?

E pare de ter sonhos vagos e esperanças pequenas!

Desejo que você nunca desista, porque enquanto houver a esperança, nenhum sonho está perdido! Nenhum!

Bom Dia! Bom divertimento! Sucesso, Saúde e Paz!

"O amor está em você! E a esperança será sempre a sua aliada para libertar os seus medos, o seu orgulho"

Autor desconhecido

7 MODOS DE ENFRENTAR AS DIFICULDADES DA VIDA




1 - TENHA A CONVICÇÃO DE QUE DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO

2- NÃO TENHA MEDO DE SITUAÇÕES NOVAS

3 - TIRE PROVEITO DAS DIFICULDADES

4 - NÃO ESCUTE PALAVRAS DE DESÂNIMO E DÚVIDA

5 - LEMBRE-SE DE QUE VOCE PRÓPRIO É UMA SOLU&CÃO

6 - ESTEJA SE FORTALECENDO INTERIORMENTE CADA MANHÃ

7 - AGRADEÇA A DEUS PELA OPORTUNIDADE DE LUTAR E VENCER

"A NOSSA VISÃO DA VIDA DETERMINARÁ O NOSSO SUCESSO OU FRACASSO.

SEJA ENTÃO DOS QUE ACREDITAM, SE ESFORÇAM E VENCEM.

DEUS GOSTA DOS QUE NÃO RECUAM."

EDILSON RAMOS

Amigo não tem defeito







O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta:
"Cachorrinhos à venda".
Esse tipo de anúncio sempre atrai as crianças, e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
Qual o preço dos cachorrinhos?
O dono respondeu:
Entre R$ 30,00 e R$ 50,00.
O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
Só tenho R$2,37. Posso vê-los?
O homem sorriu e assobiou.
De trás da loja saiu uma cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos.
Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás.
O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
O que aconteceu com esse cachorrinho??? perguntou.
O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida.
O menininho se emocionou e exclamou:
Pois esse é o cachorrinho que eu quero comprar!
E o homem respondeu: Não, filho, você não vai comprar esse cachorro.
Se você realmente o quer, eu te dou de presente.
Para mim, ele não vale nada.
O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem, disse:
Eu não quero que você me dê o cachorrinho de presente.
Ele vale tanto quanto os outros, e eu pagarei o preço completo.
Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês trarei R$0,50 até que o
tenha pago por completo.
O homem respondeu:- Eu não acredito que você quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros.
O menininho se agachou e levantou a barra de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um aparato de metal.
Olhou de novo ao homem e lhe disse:
- Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda.
O homem, envergonhado, não conteve as lágrimas. Em seguida, sorriu e disse:
Filho, só espero que cada um destes outros cachorrinhos tenha um dono como você.

Moral: Na vida não importa como somos, mas que alguém nos aprecie pelo que somos, e nos aceite e nos ame incondicionalmente.
Um verdadeiro amigo é aquele que chega quando o resto do mundo já foi embora.

Velhas roseiras



Eu já tive milhares de companheiros e colegas.

Dentre eles, fiz centenas de bons amigos.
Mas nem todas as amizades duraram.

Algumas pareciam sólidas como rochas,
mas não resistiram aos tempos
e às circunstâncias.

Assim sobraram poucos amigos de infância,
pouquíssimos amigos de escola,
poucos amigos de adolescência,
poucos amigos de juventude.

E pensar que a gente brincava todos os dias,
via-se todos os dias e não saia da casa um do outro...
De repente, outros afetos, outros amigos,
outros interesses, outro tipo de vida,
longos anos de distância e mil preocupações da vida
nos afastaram totalmente.

Agora não sei onde andam e os que vejo aqui e acolá
são amigos de "Bom dia"...
Mas nada acontece.
A gente se respeita e se admira, mas a amizade de infância,
de juventude não volta.
Mudaram eles ou mudei eu?

Ou foi a vida que nos mudou a todos?

Restam algumas amizades fiéis que resistem a tudo...

O que sei é que fiz muitos amigos
e não conservei aquelas amizades.
De bons amigos que éramos, somos hoje bons conhecidos
que se saúdam de passagem e se respeitam.

Às vezes nem isso.
Crescemos e nossa amizade ficou lá no passado.
E eu digo a mim mesmo:

"Feliz o homem que sabe cultivar sua roseira!
Talvez não seja tarde... Roseiras velhas também produzem rosas lindas e viçosas.
Basta recultivá-las..."
Padre Zezinho

Viver em Paz



Mantém-te em paz.

É provável que os outros te guerreiem gratuitamente, hostilizando-te a maneira de viver; entretanto, podes avançar em teu roteiro, sem guerrear a ninguém.

Para issso, contudo - para que a tranquilidade te banhe o pensamento -, é necessário que a compaixão e a bondade te sigam todos os passos.

Assume contigo mesmo o compromisso de evitar a exasperação.

Junta da serenidade, poderás analisar cada acontecimento e cada pessoa no lugar e na posição que lhes dizem respeito.

Repara, carinhosamente, os que te procuram no caminho...

Todos os que surgem, aflitos ou desesperados, coléricos ou desabridos, trazem chagas ou ilusões. Prisioneiros da vaidade ou da ignorância, não souberam tolerar a luz da verdade e clamam irritadiços... Unge-te de piedade e penetra-lhes os recessos do ser, e identificarás em todos eles crianças espirituais que se sentem ultrajadas ou contundidas.

Uns acusam, outros choram.

Ajuda-os, enquanto podes.

Pacificando-lhes a alma, harmonizarás, ainda mais, a tua vida.

Aprendamos a compreender cada mente em seu problema.

Recorda-te de que a Natureza, sempre divina em seus fundamentos, respeita a lei do equilíbrio e conserva-a sem cessar.

Ainda mesmo quando os homens se mostram desvairados, nos conflitos abertos, a Terra é sempre firme e o Sol fulgura sempre.

Viver de qualquer modo é de todos, mas viver em paz consigo mesmo é serviço de poucos.
Francisco Cândido Xavier

Cada dia.




Se te queixes do pouco que te garante a vida,
Pensa na criançinha que adormeceu com fome,
No amigo sem trabalho, vendo os filhos sem pão,
Namulher esmolando para o filho doente,
Reflete nos que sofrem muito mais que nós mesmos.
E, meditando em ti, darás graças a Deus.

Emmanuel - Livro: Passos da Vida.

Que possamos refletir sobre este texto e não ficarmos nos queixando por qualquer coisa.

sábado, 8 de novembro de 2008

Origem do Dia de Ações de Graças!


Na Europa, há séculos já existiam celebrações semelhantes ao Dia de Ação de Graças para agradecer pelas colheitas de outono (em novembro, é outono no hemisfério norte). Nos EUA, a história começa com colonos e índios, no século 17.

A primeira celebração do Dia de Ação de Graças aconteceu em 1621 e foi feita pelos peregrinos ingleses que fundaram a colônia de Plymouth - que mais tarde virou o estado de Massachusetts. A comemoração foi feita junto com os índios da tribo Wampanoag, que levaram presentes e comida para a festa. Mas os colonos não oficializaram a data.

Dois anos depois, durante um período de seca, um dia que foi usado para jejum e preces acabou se transformando em outra celebração de ação de graças, porque choveu. O costume foi criando raízes entre os colonos, que sempre celebravam o "Thanksgiving" em algum dia especial depois das colheitas.

Com o tempo, a tradição foi se modificando e a data passou a servir para agradecer também por outras coisas além da colheita. Em 1789, o presidente George Washington finalmente proclamou o Dia de Ação de Graças um feriado nacional. Aos poucos, os estados norte-americanos adotaram o feriado, mas nem sempre no mesmo dia. Até que, em 1863, o presidente Abraham Lincoln proclamou a última quinta-feira de novembro o dia oficial para celebrar o "Thanksgiving".

Em 1839, a pedido de comerciantes que queriam contar com uma semana a mais de compras antes do Natal, o Dia de Ação de Graças foi oficialmente transferido pelo presidente Franklin Roosevelt para a quarta quinta-feira de novembro. O Congresso dos EUA aprovou essa resolução em 1941.

DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS









SÍNTESE HISTÓRICA

A virtude da gratidão está em toda a Bíblia. É próprio das almas nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O salmista exclama: "Bom é render graças ao Senhor..." E outra vez: "Entrai por suas portas com ações de graças..." (Sl 92.1 e 100.4). Assim, o render graças a Deus , é tão antigo quanto a humanidade. Vem dos tempos bíblicos e reflete-se ao longo da história.

O costume do "Dia de Ação de Graças" vem dos Estados Unidos. Em 1620, saindo da Inglaterra, singra os mares o "Mayflower", levando a bordo muitas famílias. São peregrinos puritanos que, fugindo da perseguição religiosa, vão buscar a terra da liberdade. Chegando ao continente americano, fundam treze colônias, semente e raiz dos Estados Unidos da América do Norte.

O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira, e semearam o solo, confiantes. Os índios, conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou. No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os melhores frutos, e convidaram os índios, para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o "Thanksgiving Day", celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta quinta-feira de novembro, data estabelecida pelo Presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo Congresso em 1941.

O embaixador brasileiro Joaquim Nabuco, participando, em Washington, da celebração do Dia Nacional de Ação de Graças, falou em tom profético: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus". Estas palavras moveram consciências no Brasil. No governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Congresso Nacional aprovou a Lei 781, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1966, o Marechal Humberto Castelo Branco modificou esta Lei, dizendo que não a última, mas a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças, para coincidir com esta celebração em outros países.

Sim, aquelas palavras de Joaquim Nabuco, grande estadista brasileiro, encontraram eco em muitos corações. Hoje, são muitas as comunidades que, como num grande coro universal de gratidão a Deus, celebram nacionalmente o Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro.

Em tudo e por tudo devemos dar graças a Deus!
.......................................................................................................................

Sugestão para comemorar o Dia Nacional de Ação de Graças

Culto em Ação de Graças

Agradecidos, te adoramos

* Leitura Bíblica alternada - Salmo 19

* Hino "Um Hino ao Senhor" - nº 27 do Hinário Novo Cântico

* Oração em conjunto
"Senhor, a ti pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.
Graças te rendemos porque somos parte de tua criação maravilhosa.
Senhor, tu nos fizeste e nos amas. Tu és a nossa rocha e a nossa fortaleza.
Recebe, Senhor, toda a nossa gratidão"!

Agradecemos pela vida

* Litania
Dirigente - "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente".
Congregação - Disse Jesus:"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".
Dirigente - Nós te agradecemos, ó Senhor, pelas vitórias que nos dás por intermédio de Cristo Jesus.
Congregação - Nós te agradecemos pelas alegrias que nos tens proporcionado, porque na tua destra há delícias perpetuamente.
Dirigente - Agradecemos-te pela oportunidade que nos dás de usarmos nossa vida cooperando na expansão do teu reino aqui na terra.
Todos - Rendemos-te graças, Senhor, porque a tua misericórdia dura para sempre.

* Hino "Ações de Graças" - nº 61 do Hinário Novo Cântico

* Oração de gratidão pelo dom da vida

Agradecemos pela família

* Litania
Dirigente - Graças te damos, Senhor, pelo cuidado que tens para com nossos lares, ajudando-nos em todas as necessidades.
Congregação - Rendemos-te graças pelo fortalecimento espiritual que as famílias cristãs recebem de ti.
Dirigente - Agrademos pela dignidade que conferiste à mulher, coroando com diadema santo a esposa e a mãe cristã.
Congregação - Damos-te graças pelo pai cristão, que busca orientação em tua Palavra e confia somente em teu amor e em tua sabedoria. Todos - Rendemos-te graças, Senhor, porque a tua misericórdia dura para sempre.

* Hino "Gratidão" - nº 62 do Hinário Novo Cântico

* Oração de gratidão pela família

Agradecemos pela igreja

* Litania
Dirigente - A Igreja é uma árvore frondosa, onde as almas sedentas encontram a água viva e o pão da vida.
Congregação - "Bem-aventurados os que habitam em tua casa, Senhor; louvam-te perpetuamente."
Dirigente - "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor."
Congregação - Agradecemos-te, porque na tua Igreja podemos juntos te cultuar, aprender da tua Palavra e conviver com nossos irmãos, usufruindo as bênçãos da comunhão dos santos. Todos - Rendemos-te graças, Senhor, porque tua misericórdia dura para sempre.

* Hino "Grata Memória" - nº 64 do Hinário Novo Cântico

* Oração - Ação de graças pela Igreja

Agradecemos pela pátria

* Litania
Dirigente - Rendemos-te graças, Senhor, pela pátria que nos deste, com tudo o que nela existe de esplendor e de beleza. Agradecemos as bênçãos que tens derramado sobre o nosso Brasil.
Congregação - Agradecemos-te pela liberdade que temos de ler e pregar a tua Palavra em nosso país.
Dirigente - Louvamos-te porque nos despertas e capacitas para sermos tuas testemunhas, disseminando em nossa pátria a mensagem salvadora de Jesus.
Congregação - Que no Brasil reine a justiça, a união e a paz verdadeira, que só Cristo pode dar, pois só é feliz a nação cujo Deus é o Senhor. Todos - Rendemos-te graças, porque a tua misericórdia dura para sempre.

* Hino "Oração pela Pátria" - nº 378 do Hinário Novo Cântico

* Oração por nossa Pátria

Agradecemos, ouvimos tua Palavra

* MENSAGEM (Pastor) - "Em tudo dai graças" (1Ts 5.18)

* Hino "As Muitas Bênçãos" - nº 63 do Hinário Novo Cântico

* Oração final e bênção pastoral

.......................................................................................................................

Confraternização no Salão Social

Com antecedência, combina-se de cada pessoa levar um tipo de fruta e, enquanto se realiza o culto, um grupo prepara com estas frutas uma gostosa salada, que é compartilhada no final, relembrando o "Thaksgiving Day".

Outra sugestão é cada um levar um quilo de alimento, que depois será entregue à instituições beneficentes, ou distribuído entre pessoas carentes.

ATENÇÃO: Não esqueça de convidar amigos, vizinhos, parentes não crentes para a celebração do Dia de Ação de Graças!



.......................................................................................................................

Obrigado, Senhor
(Presb. Aristides Ferreira Netto)

Graças te dou, ó meu Deus, pelo ar que eu respiro,
Pela linda natureza que, extasiado, admiro;
Graças te dou pelas vestes, pelo pão de cada dia,
Que como Pai cuidadoso, a teus filhos propicia.

Graças te dou pelas mãos, que me deste ao me criar;
Elas são meus instrumentos, para os outros ajudar.
Graças, ó Deus, pelos pés; eu os trato com carinho,
Pois me levam em segurança, sempre pelo bom caminho.

Graças te dou, ó Senhor, pelos olhos que me deste
Para ver tanta beleza, sob a abóbada celeste:
São os rios e os mares, os lagos e a floresta,
São as plantas multicolores - Uma verdadeira festa!

Obrigado pela voz, com ela eu vou proclamar
Que tu és um Deus de amor, sempre pronto a perdoar;
E que és o Rei dos reis e o único Senhor,
Que é digno de toda a glória, de toda honra e louvor.

Eu te agradeço, meu Deus, pelos meus cinco sentidos,
dentre os quais estão inclusos, ambos os meus ouvidos;
Eu ouço o cantar dos pássaros e o ruído do trovão,
Ouço também tua voz, quando estou em oração.

Graças te dou pelo lar , pela família querida
Que prepara as gerações para enfrentar a vida;
"Educa bem a criança", disse o sábio Salomão,
Para que, em sua vida, não tenha decepção.

Por tudo o que me deste, eu te agradeço, Senhor,
Mas, de um modo especial, sou grato por teu amor;
Aquele amor sem limite, demonstrado numa cruz,
Onde, para me salvar, morreu teu filho Jesus!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

NAZARÉ ERA UMA CIDADE PEQUENINA!


Traduzida pelo: Rev. Saulo de Castro Ferreira

"Estou pronto a trabalhar;
Aonde vou, Senhor?
Eu disse, em mim sentindo
Um puro e ardente amor.

O Mestre me indicou
Um canto antigo ruim...
E disse, mansamente:
"Trabalha ali para mim!"


Mas eu, com energia,
de pronto respondi:
"Oh! Nunca! Não ali!
Ninguem, jamais daria
Valor ao meu serviço;
E sua perfeição
Ninguem conheceria,
Ali, SEnhor! Oh! não!

E quando me falou
O Mestre, novamente,
Nenhum rancor mostrou,
Mas disse brandamente
"meu filho, sonda bem
Teu próprio coração
Queres servir-me a mim,
Ou pensar tu servir
A quem te pode dar
Terreno galardão?

Meu filho, pensa bem:
Modesta e pequenina
Foi NAZARÈ tambem.

sábado, 1 de novembro de 2008

Quem somos...


(Auto-ajuda)


Busquei palavras para descrever tais sentimentos.
Busquei razões para explicar ao coração,
Que por mais que sonhamos, sempre existem alguns sonhos...
Sonhos os quais, exigem nosso esforço e paciência.
Pois o mundo não nos dá a felicidade de graça,
Somos nós que a conquistamos,
Escolhemos lugares para estarmos,
Escolhemos atividades para praticarmos,
E pessoas para convivermos...
Existem aquelas pessoas,
Que passam a vida inteira dizendo que a vida não foi boa com elas,
Se elas mesmas acham que a responsável de sua infelicidade não é culpa delas,
Como corrigir o culpado se ele mesmo diz ser inocente???
Não acho que experiências tristes,
São para nos tirar do destino da felicidade,
Acho sim...
Que momentos difíceis são como a terra de um jardim preparado para depois receber a boa semente,
A qual a chamamos de felicidade.
Somos responsáveis por nós mesmos!!!
A minha tristeza não é culpa da minha família, do amigo que esta ao lado,
Do meu namorado, do meu emprego....
Eu escolho se eu desejo cultivar a tristeza ou me empenhar em ser feliz.
Até os mais complicados sentimentos, foi eu quem me permiti sentir.
Por isso que sempre lembro de Shakespeare:
“...Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás, portanto,
plante seu jardim e decore sua alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores,
e você aprende que realmente pode suportar...”
Por isso...
Não culpe os outros por agora não se sentir bem...
Sonhe...
Lute...
Vença...
Pois Deus da capacidade igual aos seres criados por suas mãos.
E você é um Deles!!!

Autor: (Fabiana Thaís)