sábado, 27 de setembro de 2008

O dom da alegria. fruto dispensável na vida Cristã


Gl:5:22,23
Introdução:
A tristeza do homem sem Deus nasce do fato de não ter a graça salvadora, porém a alegria do crente nasce da felicidade de ter Jesus. Você é uma pessoa alegre?
As pessoas que convivem com você te acham uma pessoa alegre, amável, gentil pelo fato de você ter Jesus?

Diz a bíblia que se conhece a árvore pelo fruto.

O verdadeiro cristão deve produzir frutos bons como resultados da ação do Espírito santo, porque somos galhos ligado ao tronco que é Jesus.
Segundo Isaias 43; 21 fomos chamados para ser o povo que canta, que encante,numa alegria transbordante.
Por que há tantos cristãos tristes? Porque inverteram os valores busca no visível a realização que só Deus pode dar 2Cor; 4;18.
Paulo conclama os crentes à alegria no Espírito; temos uma esperança eterna e isto nos alegra, Sl;30;5, 100;2. Nm;8;10. Como é bom conviver com pessoas alegres

Tema; O dom da alegria. Fruto indispensável na vida cristã.

(1°) Alegria: que dom é este.
Se consultarmos o dicionário descobre que alegria é a qualidade de quem está alegre, contentamento, satisfeito, júbilo exultação.
Biblicamente falando podemos considerar o dom da alegria como um do mais significativo, mais importante na vida do crente, e essencial na vida da igreja.
A ordem de Deus é que crente regozije sempre
Lm; 3:22,23. Por que regozijar? Fl: 4;4. Tg;1;2.

Lembramos dos apóstolos que estavam alegres por uma razão nada sugestiva At. 5; 41. O sofrimento não trouxe tristezas sobre o caminho, pelo contrario servir para confirmar a fé, a convicção em cristo.
A alegria dos apóstolos era resultado das provações vencidas.

Este dom habita no coração do crente verdadeiro; ele vive satisfeito com a obra de Cristo com seu favor. Se alguém não tem o Espírito não podem ter alegrias em seu coração, apenas alegrias passageiras Sl;16;11.
E você tem este dom em sua vida, se tem você tem utilizado para a glória de Deus, e para o bem da igreja?
Precisamos reanimar fortificar, este dom, para que o mundo, o pecado, o diabo, não apague de nós esta benção.


(2°) Pratica diária da alegria
A vida é constituída de muitas praticas como; comer todos os dias, banhar, ler a bíblia e outras, não seria prudente também exercitar a pratica da alegria para ser algo tão comum como o banhar e o comer?
A história da Cinderela nos ensina algo interessante diz a historia.
Que quanto mais era escravizada, ela não perdia a simpatia, a alegria, e o sorriso. Somos assim.
Podemos entender que uma vida moribunda, melancólica, amargurada, murmurosa, sem um sorriso, sem alegria gera alguns problemas:
1° desagrada a Deus
2° traz prejuízos físicos para a própria pessoa.
3° é mau testemunho,
4° è um paradoxo espiritual.
A vida com alegria é muito melhor de se viver.



Ex; de um evangelista que sempre falava na importância de darmos um sorriso, para alguém, de agradecermos ao balconista do mercado, sermos educados e sorridentes para as pessoas do mundo, isto não é hipocrisia, mas é um resultado de uma vida feliz com salvação. PV: 15; 13. 9 (quantas vezes as pessoas escravizadas, tristes esperam de nós um sorriso, não podemos negar o que Cristo nos deu.)

Alguém já disse que o sorrido é a senha contra a inimizade, o mau humor, e a intolerância. (Alguém perguntou por que a bíblia não fala que Jesus sorriu a resposta é fácil, Jesus é o sorriso verdadeiro, o sorriso da vida.).

Perguntas:
Você já sorriu hoje? Nossa igreja é um lugar descontraído, é um lugar que as pessoas têm prazer de se encontrarem.
Será que temos cultivados o dom da alegria?
Temos demonstrado alegria em ter o Senhor?
Temos demonstrado alegria em servir ao Senhor?
(3) Alegria, uma identidade do crente.
A bíblia diz que o homem, quando chamado a salvação acontece a experiência no salmo126: 1e2.
O velho homem rancoroso,rabugento,passa por uma transformação,que que lhe dá uma experiência tão profunda que ele fica como quem sonha,sua boca se enche de riso,e sua língua de júbilo.
O homem rabugento, a mulher intrigante, amargurada e depressiva, que sua marca, agora alçado ou alcançado ganha uma nova identidade que é o riso de Deus nos seus lábios.

Paulo Sérgio Vicente- Lagamar - MG - 18/05/2007

Nenhum comentário: