sábado, 27 de setembro de 2008

Liberdade Cristã e o tetemunho cristão


TEXTO: ROMANOS 1: 16e17.




Tema: Liberdade cristã e o testemunho cristão


INT: Do que você tem vergonha?

Tem gente que tem vergonha da família,outros dos pais,da cor,da pobreza, muitas vezes não temos vergonha do que não deveria ter,e temos vergonha do que não deveríamos ter, tem vergonha do corpo, do nariz ,do cabelo, da altura, por ser baixinho. (verg.da bíb.)

Você tem vergonha de ser ou se declarar crente na rua na escola, entre os amigos,dentro de casa?

Paulo declara amigo de Deus e que não se envergonhava do evangelho da Palavra, não se envergonha de ser uma testemunha de Jesus. Por que Paulo fala desta maneira? Porque ele tinha uma experiência com Cristo que mudou sua historia, por isto ele dava testemunha por onde ele passava.

Nós somos desafiados por Deus: A sermos diferentes, criteriosos, sábio, separado,inteligente,ajuizado,prudente,conhecedor da bíb.espirituoso, altruísta,

obedientes, e testemunhas vivas como foi Daniel e Misael, Azarias,Ananias, que influenciou todos do seus dias, não tiveram vergonha.

Temos que admitir que a situação da juventude vai de mau a pior



Vamos levar o testemunho para o lado pessoal e individual de cada um de nós, vamos analisar nosso comportamento no dia a dia começando por um lugar onde passamos a maior parte da nossa vida.





(1° ) Dentro do nosso lar

Somos desafiados a fazer uma análise ou exame sobre nosso comportamento dentro de casa.



Nosso comportamento: dentro de casa sou manso,tolerante,ajudador,gentil,educado com seus pais e irmãos ou sou indiferente, intolerante,irritado,agressivo? (ex: do filho agredindo a mãe) Jacó e Esaú brigavam no ventre materno GN 25:22.



Nossa palavra: É tranqüila, educada, compreensiva, agradável, CL :4:6;”A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” Ou as suas palavras são ásperas, agressivas, usa de gritarias, xingamentos, respondão. EF:4:31.”Longe de vós,toda amargura,e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia, e bem assim toda malícia.”( tem uns camaradas dentro de casa que sua língua é um veneno).





Nossas decisões : nossas decisões acompanha os critérios da família, pedimos conselhos para os pais, ou tomamos as decisões pelo nosso próprio conselho, ou conselho de amigos? 2CRO: 10:8. “Porém ele desprezou o conselho que os anciões lhe tinha dado, e tomou conselhos com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam.” Roboão foi tomar cons. com quem não sabia nem onde estava o nariz.

A bíblia orienta o nosso coração á obediência PV: 1:8,9.” Filho meu, ouve o ensinamento de teu pai e não deixeis a instrução de sua mãe. Porque serão diadema de graça para tua cabeça e colares para teu pescoço”. Pv:15:22, 19:20. 10:1. 12:15.





Nossa obediência: atendemos o que os pais falam, ouvimos atenciosamente, cumprimos suas determinações? Hora de chegada em casa, hora de sair.ou saio qdo quero e chego qdo me da na telha. Ef:6: 1a3.



(2°) Na escola: como esta nosso comportamento na escola? na escola somos alvos de todo tipo de influencias malignas e perniciosas, ideologias e sistemas humanos, nas escolas entre os jovens é comum o sexo livre ( ex> do governo colocar maquina de preservativo) temos a influencias do paganismo e filosofias ereticas (ex. jovem que foi confrontada por uma materialista e uma espírita).

qto a influencia nos maus exemplos como: colar na prova, fazer parte das piadas maliciosas, aceitar convites tendenciosos.





(3°) Na rua: com quem você anda, quem são suas companias,quem tem te influenciado pessoas inteligentes, ajuizadas, ou você tem andado com gente inconseqüente,sem futuro, sem juízo, cabeça de vento. Pv:13:20 ”Quem anda com os sábio será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornara mau.” Tem gente que se mostra inteligente por suas companias, outros se mostra ignorantes por suas companias.

Ec:4:13.”Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que não se deixa admoestar.”ou seja a esperança para você, para seu amigo.

Há um ditado que certo diga com quem tu andas e direi quem tu és. tem uns camarada que são verdadeiras malas sem alça cheia de pedra na chuva.

os seus assuntos são os piores de todos, outros são arrogantes, prepotentes, outros são verdadeiros garanhões a espera de uma presa, prostitutos, idólatrass por dinheiro, Jr.:5:7,8,9.

Outros não pensam nada ,não tem futuro, não tem sonhos, ideais, são os cabeças de vento, famoso cabeça oca, qdo interrogamos a família o pai diz acho que Enterraram uma cabeça de jumento no quintal de minha casa, a cabeça do jumento esta em outros lugar.





(4°) no namoro: Estamos em pleno século 21 e o grande dilema da moçada é: namorar ou ficar? Este é o gde problema de hoje, nunca fomos tão atingido de maneira tão violente. O tema da década de 60sexo livre, o namoro tem que ter todos os atrativos de uma vida marital.. A sensualidade esta a flor da pele,é um tal de um rela rela, parecendo esta turma do carnaval que pega pega. Os: 4:11. Que a sensualidade tira o entendimento perdemos a noção das conseqüências a razão de tantas meninas grávidas com filhos sem pais, e nada pior deste mundo do que um filho qdo descobre que não tem pai.





Passar para a parte do estudo sobre namoro



Conclusão



Que liberdade cristã é esta que te envergonha de dizer que é crente que não mudou sua vida em nada dentro de sua casa no seu relacionamento com a família, na escola, na rua com seus amigos.



Quero que você entenda que ser crente é temer a Deus e buscar nele suas decisões, colocar a Palavra como manual de tua historia, entendendo que sua família é uma benção para você, o testemunho dos que estão em orfanatos, é queria ter uma família.



Ev.Paulo Sergio Vicente
-Lagamar - MG - 16-02-2007.

Nenhum comentário: