quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Você realmente confia em Deus?



O alpinista incréu.
Lenda de auto-ajuda.

Essa curiosa parábola de auto-ajuda circula pela Internet em versão Powerpoint.

Ela é curiosa por vários motivos.

1. Menciona um alpinista que, embora experiente, pois pretendia escalar uma altíssima montanha, era extremamente imprudente. Uma das normas mais elementares do alpinismo é jamais escalar uma montanha sozinho. Essa norma se aplica a outras atividades esportivas como o mergulho autônomo, mergulho em apnéia e o rafting bem como a outros esportes chamados radicais.

Pois bem, nosso amigo da fábula saiu sozinho...

2. Diz que foi ficando tarde e mais tarde, e ele para ganhar tempo decidiu por não acampar. Mais imprudência e irresponsabilidade. Se a subida foi planejada ele saberia, com antecedência, quais os pontos de parada e descanso e saberia que o planejado deveria ser cumprido à risca. E não iria sozinho...

3. Afirma que Ao subir por um caminho estreito, a apenas poucos metros do topo . Como ele sabia que estava perto do topo se a noite era muito densa e, certamente, muito escura? A quem ele contou essa proximidade do topo?

4. Conta que O alpinista via apenas velozes manchas escuras passando por ele . Como ele podia ver as manchas se o texto diz que não se podia ver absolutamente nada?

5. Narra que [o alpinista] sentiu um fortíssimo solavanco, causado pelo esticar da corda . Um solavanco tão forte teria matado o alpinista na hora. Veja que ele caía a uma velocidade vertiginosa.

6. Relata que o alpinista queria a glória só para si. Além de imprudente e irresponsável, esse rapaz era muito egoísta. O egoísmo não parece ser uma virtude muito apreciada por Deus.

Leia o diálogo que o alpinista travou com Deus antes de morrer. Algo estranho?

Nada estranho a não ser que o alpinista foi encontrado morto no dia seguinte.

Se ele estava morto quando foi encontrado, a quem ele contou o diálogo com Deus, a visão das manchas, a decisão de continuar a subida mesmo sendo noite escura e tudo o mais narrado no texto?

Na verdade, a montanha não podia ser tão alta nem tampouco altíssima, pois o alpinista, em menos de 24 horas, já estava a poucos metros do topo. Além disso, a equipe de resgate o encontrou no outro dia e durante o dia, pois se fosse noite não veria nada.

Algumas perguntas:

Foi o cadáver do alpinista quem contou essa história toda à equipe de resgate?

Ou foi o espírito de auto-ajuda que baixou na equipe de resgate e fez com que os seus integrantes criassem tão edificante parábola?

Por que Deus não falou para o alpinista algo como "Corta logo essa corda, pois estás a menos de 2 metros do chão, filho imprudente"?

Hugo Bezerra, um dos nossos colaboradores, ficou intrigado com essa história. Veja os comentários dele:

"Me 'emocionei' com esta história. Só fiquei curioso em saber como ela se espalhou... Isto me faz lembrar a pegadinha... A história de um homem com problemas cardíacos que não podia ter sustos pois poderia morrer. Um dia, ele sonha que está sendo perseguido por um assassino. No momento do sonho em que ele recebe a facada, tem um ataque e morre."

Intrigada não com o autor do texto de auto-ajuda, mas com a nossa análise, Lilia, uma perspicaz colaboradora, faz um paralelo com a fábula da galinha dos ovos de ouro. Diz ela em sua mensagem:

"...

Vejamos agora o análise da fábula do mesmo modo que vc analisou a fábula do alpinista:

...

Como ter certeza se realmente existiu a tal galinha se o autor [Esopo] não apresenta provas?

Onde estão esses ovos já que nenhum museu do mundo possui um exemplar?

A ciência não explica nem endossa a possibilidade de um animal ovíparo colocar ovos que não sejam biológicos, daqueles que costumamos usar para fazer omelete.

O fato é que uma FÁBULA, CONTO, ou qquer outro texto de "auto-ajuda" ou similar não é nem tenta parecer REAL. É, apenas, uma maneira de expressar uma idéia ou sentimento através de imagens ou deixar um ensinamento e as pessoas que o repassam não têm intenção de dar a conhecer um fato REAL ou JORNALÍSTICO. ..."


Os leitores comentam.

Mensagem original sem correções.



Você Realmente Confia em Deus?

Contam que um alpinista, desesperado por conquistar uma altíssima montanha, iniciou sua escalada depois de anos de preparação. Como queria a glória só para si, resolveu subir sem companheiros .

Durante a subida foi ficando tarde e mais tarde, e ele para ganhar tempo decidiu por não acampar, sendo que continuou subindo... e por fim ficou escuro.

A noite era muito densa naquele ponto da montanha, e não se podia ver absolutamente nada. Tudo era negro, visibilidade zero, a lua e as estrelas estavam encobertas pelas nuvens.

Ao subir por um caminho estreito, a apenas poucos metros do topo, escorregou e precipitou-se pelos ares, caindo a uma velocidade vertiginosa.

O alpinista via apenas velozes manchas escuras pasando por ele e sentia a terrível sensação de estar sendo sugado pela gravidade. Continuava caíndo... E em seus angustiantes momentos, passaram por sua mente alguns episódios felizes e outros tristes de sua vida.

Pensava na proximidade da morte, sem solução... De repente, sentiu um fortíssimo solavanco, causado pelo esticar da corda na qual estava amarrado e presa nas estacas cravadas na montanha.

Nesse momento de silêncio e solidão, suspenso no ar, não havia nada que pudesse fazer, então gritou com todas as suas forças:

— Meu Deus, me ajuda !!!

De repente, uma voz grave e profunda vinda dos céus lhe respondeu:

— QUE QUERES QUE EU TE FAÇA?

— Salva-me meu DEUS !!!

— REALMENTE CRÊS QUE EU POSSO SALVÁ-LO?

— Com toda certeza Senhor !!!

— ENTÃO CORTA A CORDA NA QUAL ESTÁS AMARRADO...

Houve um momento de silêncio. Então o homem agarrou-se ainda mais fortemente à corda..

— PORQUE DUVIDAS? NÃO CRÊS QUE SOU DEUS E POSSO SALVA-LO?

— Sim Senhor, mas...

— SE CRERES VERÁS A GLORIA DE DEUS, CORTA A CORDA!!!

Conta a equipe de resgate, que no outro dia encontraram o alpinista morto, congelado pelo frio, com as mãos agarradas fortemente à corda...

A APENAS DOIS METROS DO SOLO...

E você? Cortaria a corda ?

Às vezes precisamos tomar decisões que testam nossa fé em Deus. E nós, que estamos tão agarrados às cordas? Será que a cortaríamos?

Devemos, diariamente exercitar nossa confiança em Deus lembrando-nos sempre que “ O Senhor nosso Deus nos segura pela mão e nos diz: Não temas, Eu te ajudo” Isa. 41:13

Se esta mensagem lhe foi útil, compartilhe-a com alguém. Deus te abençoe...

A Melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidades dos outros.

Deus sabe o que faz!

Nenhum comentário: