quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Os três reais




Um menino, com voz tímida

e os olhos cheios de admiração,

pergunta ao pai,

quando este retorna do trabalho:

Pai, quanto o senhor ganha por hora?

O pai, num gesto severo, responde:

Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe.

Não amole, estou cansado!

Mas o filho insiste:
Mas papai, por favor, diga,

quanto o senhor ganha por hora?

A reação do pai foi menos severa e respondeu:

Três reais por hora.

Então, papai, o senhor poderia

me emprestar um real?

O pai, cheio de ira e tratando

o filho com brutalidade,

respondeu:
Então essa era a razão de querer saber

quanto eu ganho?

Vá dormir e não me amole mais!

Já era noite, quando o pai começou

a pensar no que havia acontecido

e sentiu-se culpado.

Talvez, quem sabe,

o filho precisasse comprar algo.

Querendo descarregar sua consciência doida,

foi até o quarto do menino e,

em voz baixa, perguntou:

Filho, está dormindo?

Não, papai! - o garoto respondeu

sonolento e choroso.

Olha, aqui está o dinheiro que me pediu:

Um real.

Muito obrigado, papai! - disse o filho,

levantando-se e retirando mais dois reais

de uma caixinha que estava sob a cama.

Agora já completei, papai! Tenho três reais.

Poderia me vender uma hora de seu tempo?

Autor desconhecido

Nenhum comentário: