sábado, 27 de setembro de 2008

Necessidade da convicção


2Tm: 1:7-14

Introdução:
Certa vez uma estudante universitária de família protestante EUA, confrontou em termos de fé com duas colegas, uma espírita e outra materialista, que facilmente a colocou em confusão.
Chegando em casa, em pânico,ligou para seu pastor, e num tom desesperado disse: Pastor pelo amor de Deus me diga em quem eu creio.

Qual a importância da convicção? Por conveniência, entendemos a certeza obtida através de fatos ou razões que não deixa dúvidas.
E na tarefa de ganhar almas para Cristo, esta certeza é de importância decisiva.

Tema: Necessidade da convicção
(1) Fundamento da convicção.
A convicção para ter validade deve apoiar-se em bases sólidas, advindas da palavra de Deus que é inquestionável. V: 12
E que se apoiava a convicção do apóstolo Paulo para falar com tamanha certeza?

(A) Na pessoa de Cristo.

Para Paulo Jesus não era apenas um vulto comprovado da história, ele era doador da vida, o vencedor da morte. V: 10
Estar convicto fez vibrar no coração de todos os apóstolos. E os cristãos que morreram por Jesus? Sem estar com convicção não dá pra morrer.
JO: 1:43,46.
Logo após Felipe encontrar com Jesus confirmando o poder de Deus em sua convicção, fez algo, convidou Natanael (Vem e vê).

Essa convicção resulta de alguns fatores muito importantes:

(B) declaração do próprio Cristo a seu respeito:

JO: 6:35 8:12 10:7 11:25 14:6.Neste texto mostra nitidamente que Jesus não diz ter a benção diz ser a benção de que o homem necessita.

(C) As promessas que ele faz:

MT:11:28 JO:10:28 14:27.Jamais ouve um homem na face da terra que fizera tal promessa,pois estão fora de possibilidade humano.

(D) A experiência dos seus seguidores.

O exercício da fé na pessoa na palavra e nos feitos de Jesus tem proporcional aos seus seguidores experiências comprovativas:

ATOS 4: 11:13 5:30:32.Temos uma grande nuvem de testemunhas de que Jesus é o salvador da humanidade é a convicção da veracidade da palavra de Deus.

Na tarefa missionária,temos de ter essa convicção de saber o que Cristo é e que ele faz.Sem isto fracassamos.
(E) A veracidade é a importância da palavra divina.

2TM:2:15 O obreiro que não tem de que se envergonhar,da mesma forma o crente que não tem do que se envergonhar, pelo contrario na luta para conquista de almas ele se esforça em ser em habilidoso na palavra tendo convicção e a certeza dos seguintes aspectos.

(2°) BÍBLIA NÃO É APENAS UMA BIBLIOTECA, MAS É A VÓZ DE DEUS.

Rui Barbosa dizia: A Bíblia fechada é a rainha dos livros, a Bíblia aberta é a boca de Deus.

(A) A Bíblia é a revelação de Deus para o nosso conhecimento de sua vontade e seus designo DT:29,29. SL:1,2. 19,7-10. 119,9-11-18-105-130-165. mt,22-29.

Nenhum livro do mundo fala com tamanha clareza profundidade a respeito do Deus soberano, onipotente, criador, Deus do bem e amigo do homem LC:2,14.
Não há na face da terra outro livro que nos apresenta a eternidade de maneira tão singular, a justiça, a sabedoria, a santidade, o amor de Deus.

(B) A Bíblia como fonte de nossa fé Rm:10.17.
Só existe cristão porque existe a bíblia 2Pe,1-21.
Na Escritura Sagrada contem informações necessárias para crermos em Deus e conhecer o nosso estado pecaminoso, sua finalidade na terra o seu desvio de conduta.
Ela nos comunica o plano glorioso de Deus para você. JR,29,11.

(c) A Bíblia como luz para o nosso caminho 119,105.

2TM:1-13. o apostolo recomenda a Timóteo manter o padrão das sãos palavras. Isto porque no desvio e desorientação maral e espiritual do mundo , a palavra de deus é o único canal via capaz de conduzir os homens na justiça, na retidão.
2TM 3,16.


CONCLUSÃO

A convicção parte de um coração que passou por uma experiência com Deus, ou seja, o coração que recebeu a redenção é importante alimentar, fortalecer, na palavra para ter uma vida ativa e forte.

Paulo Sergio Vicente - Lagamar 26/09/07

Nenhum comentário: