quinta-feira, 25 de setembro de 2008

O lenhador


Esta é a história de Pedro, um ótimo lenhador que chegou a uma madeireira procurando emprego. O capataz pediu para que ele trabalhasse o dia para que pudesse ser verificada a sua capacidade de derrubar árvores.
O capataz se surpreendeu com o resultado. Pedro era capaz de derrubar dez árvores, enquanto o normal era abater duas por dia !
O melhor lenhador do local derrubava quatro !
Diante disso, Pedro foi alvo de comentários por parte de todos, pois, era o melhor lenhador que se conhecia. Foi um verdadeiro sucesso. Porém, depois de algum tempo, com o decorrer dos dias, Pedro foi decaindo de produção até que passou a ser o pior de todos os lenhadores. O que estaria acontecendo ? O capataz, preocupado, procurando saber o que estava havendo, chamou Pedro e disse:
- No dia em que você chegou aqui derrubou dez árvores, sem demonstrar cansaço e assim continuou por algum tempo. Mas ultimamente o vejo abatido e esgotado, sua produção foi caindo e você tem derrubado apenas uma árvore por dia. O que houve ?
- Não sei, respondeu Pedro. Estou trabalhando como nunca trabalhei antes; tenho me esforçado três vezes mais, sou o primeiro a ir para a mata e o último a voltar !
O capataz pensou um pouco e perguntou a Pedro:
- Pedro, neste tempo que está aqui, quantas vezes você amolou o machado ?
E Pedro, um pouco atrapalhado, respondeu:
- Nenhuma, não tive tempo.
E O NOSSO MACHADO, COMO ANDA ?
Bem, já deu para perceber que nessa história, o machado representa a nossa experiência, vivência, potencialidade, esforço e conhecimento. Podemos ser muito ricos dessas qualidades todas, porém, se elas não forem constantemente aprimoradas, o fio do machado começa a ficar obsoleto e inadequado.
É claro, amolando-o constantemente! Ou seja, ficando sempre aberto para novos conhecimentos ou até para rever e reformular o que já sabemos.
O verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de quanto mais se aprende, menos sabe. Hoje, para que um profissional mantenha sucesso, é necessário uma boa dose de capacidade inovadora.
ESSE ENCONTRO É UM CONVITE PARA SE AMOLAR O MACHADO.
(anônimo)

Nenhum comentário: