terça-feira, 26 de maio de 2009

PERDÃO, A FAXINA DA ALMA





O perdão é a cura das memórias, a assepsia do coração, a faxina da alma. O perdão é uma necessidade vital e uma condição indispensável para termos uma vida em paz com Deus, com nós mesmos e com o próximo. Uma vez que somos falhos e pecadores, estamos sujeitos a erros. Por essa razão, temos motivos de queixas uns contra os outros. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas.

É impossível termos uma vida cristã saudável sem o exercício do perdão. Quem não perdoa não pode adorar a Deus nem mesmo trazer sua oferta ao altar. Quem não perdoa tem suas orações interrompidas e nem mesmo pode receber o perdão de Deus. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente. Quem não perdoa é entregue aos verdugos da consciência. O perdão, portanto, não é uma opção para o crente, mas uma necessidade imperativa.

O perdão é uma questão de bom senso. Quando nutrimos mágoa no coração, tornamo-nos escravos do ressentimento. A amargura alastra em nós suas raízes e produz dois frutos malditos: a perturbação e a contaminação. Uma pessoa magoada vive perturbada e ainda contamina as pessoas à sua volta. Quando guardamos algum ranço no coração e nutrimos mágoa por alguém, acabamos convivendo com essa pessoa de forma ininterrupta. Se vamos descansar, essa pessoa torna-se o nosso pesadelo. Se vamos nos assentar para tomar uma refeição, essa pessoa tira o nosso apetite. Se nosso propósito é sair de férias com a família, essa pessoa pega carona conosco e estraga as nossas férias. Por essa razão, perdoar não é apenas uma questão imperativa, mas, também, uma atitude de bom senso. O perdão alivia a bagagem, tira o fardo das costas e terapeutiza a alma.

Mas, o que é perdão? Perdão é alforriar o ofensor. Perdoar é não cobrar nem revidar a ofensa recebida. O perdão não exige justiça; exerce misericórdia. O perdão não faz registro das mágoas. Perdoar é lembrar sem sentir dor.

Até quando devemos perdoar? A Bíblia nos diz que devemos perdoar assim como Deus em Cristo nos perdoou. Devemos perdoar de forma ilimitada e incondicional. Devemos perdoar não apenas até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Por que devemos perdoar? Porque fomos perdoados por Deus. Os perdoados precisam ser perdoadores. No céu só entra aqueles que foram perdoados; e se não perdoarmos, não poderemos ser perdoados. Logo, todo crente em Cristo precisa praticar o perdão.

Quem deve tomar iniciativa no ato do perdão? Jesus disse que se nos lembrarmos que nosso irmão tem alguma coisa contra nós, devemos ir a ele. Não importa se somos o ofensor ou o ofendido. Sempre devemos tomar a iniciativa, e isso com humildade e espírito de mansidão. Precisamos entender que o tempo nem o silêncio são evidências de perdão. É preciso o confronto em amor. Há muitas pessoas doentes emocionalmente porque não liberam perdão. Há muitas pessoas fracas espiritualmente porque não têm a humildade de pedir e conceder perdão. Precisamos quebrar esses grilhões, a fim de vivermos a plenitude da liberdade cristã.

O perdão é a manifestação da graça de Deus em nós. Se nos afastarmos de Deus, nosso coração torna-se insensível. Porém, se nos aproximarmos de Deus, ele mesmo nos move e nos capacita a perdoar assim como ele em Cristo nos perdoou.


Rev. Hernandes Dias

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Todo mundo, ninguem, alguem, qualquer um, consciência e livre arbitrio.


“O ARADO ESTÁ PRONTO, A TERRA ESPERA, ARAI!”
Texto baseado em obra do escritor Gil Vicente, de 1532
(Adaptação de Ivânia (...) e Marco Antonio Guadagnini )

LIVRE ARBÍTRIO BEM DIRECIONADO, CONSCIÊNCIA TRANQÜILA

Personagens: Todo Mundo , Ninguém, Alguém, Qualquer Um, Consciência e Livre-arbítrio

(A Consciência, absorvida em uma leitura, está sentada em uma cadeira em sua casa, lendo um livro (A casa está decorada com estantes com livros e “armários” em cujas gavetas estão palavras como “desejos”, “lembranças”, “cheiros”, “sabores”, etc.). Entra o Livre-arbítrio em cena e chama pela Consciência.)

LIVRE-ARBÍTRIO: Ô de casa!

CONSCIÊNCIA: Quem é...?

LIVRE-ARBÍTRIO: Aqui é o Livre-arbítrio, que vem procurar de novo a Consciência!

(Livre-Arbítrio entra e os dois se cumprimentam)

CONSCIÊNCIA: Nossa Livre-arbítrio! Há quanto tempo não te vejo... Desculpe a demora em abrir a porta... ando tão ocupada!...

LIVRE-ARBÍTRIO: Tudo bem, Consciência! Eu também ando um pouco sumido, fazendo um trabalho de pesquisa sobre as escolhas do dia-a-dia entre o Bem e o Mal. Você conhece os dois, não é...?

CONSCIÊNCIA: Conheço sim, visitam minha casa o tempo inteiro. Quando eu os conheci pela primeira vez, eles me pareceram muito semelhantes, mas com o tempo e os estudos, fui percebendo como são diferentes...

LIVRE-ARBÍTRIO: É verdade! E é exatamente por causa do seu conhecimento sobre o assunto que vim pedir sua ajuda! Estou na fase final da minha pesquisa e descobri um caso muito interessante sobre as escolhas entre o Bem e o Mal e gostaria que você participasse comigo de algumas observações... Posso contar a ajuda da sempre presente Consciência?

CONSCIÊNCIA: Lógico, Livre-arbítrio! Você sabe que tenho guardadas comigo as Leis Divinas, tá aqui (e aponta para a cabeça) e aqui (e aponta para o coração). Tenho que saber todas elas de cor e salteado para fazer bem o meu trabalho. Certamente elas vão te ajudar muito! Onde será feita a tal observação?

LIVRE-ARBÍTRIO: Num encontro de jovens que acontece no carnaval. Vamos lá?

CONSCIÊNCIA: Vamos!

(Eles descem, ficam em um canto onde há um cavalete com cartazes, entre a primeira fila e o palco, a fim de dar lugar aos outros personagens - jovens com grandes crachás tipo COMEERJ aparecem no palco. “Todo Mundo” chega com malas ENORMES E PESADAS, em seguida, “Ninguém” chega com uma mala “normal”. Começam a conversar antes de irem para o alojamento. Qualquer Um chega depois.)

TODO MUNDO: Ufa! Que peso! Ainda bem que não trouxe coisas demais, pois tive o maior cuidado para trazer apenas o que é importante para o encontro! (Fala em direção a Ninguém:) Oi, Ninguém! Há quanto tempo!

NINGUÉM: É mesmo, hein, Todo Mundo! E aí, tudo tranqüilo? Como você trouxe coisas, hein! Olha, não sei quanto à sua bagagem, mas eu trouxe só o necessário para os quatro dias!

(Consciência e Livre-Arbítrio conversam, os demais personagens prestam atenção. Repetem isso toda vez que há diálogo entre esses dois personagens.)

CONSCIÊNCIA: Anota a primeira aí, Livre-Arbítrio...

LIVRE-ARBÍTRIO: Diga...

CONSCIÊNCIA: Todo Mundo sabe que deve ter cuidado para trazer apenas o que é importante para o encontro, mas Ninguém realmente traz só o que é necessário.

(A Consciência vira o primeiro cartaz do cavalete que está em branco. No cartaz seguinte, há um resumo do que ela está falando e assim ela fará sucessivamente a cada explicação. O público deve ver o que está escrito. )

QUALQUER UM : (Chega falando com Ninguém e Todo Mundo) E aí, galera! Como vão? Olha, prazer, me chamo Qualquer Um... Cês são aqui da cidade?

NINGUÉM: Eu não, sou de Duas Portas. Eu quase vim aqui antes, mas pelo menos hoje estou aqui para o encontro, né. Você já foi à minha cidade?

QUALQUER UM : Não... Sei que eu poderia já ter ido lá, mas não fui. De qualquer forma, acho que esse encontro vai ser muuuito maneiro!

NINGUÉM: Meu nome é Ninguém, prazer...

TODO MUNDO: Ôpa, meu nome é Todo Mundo, prazer! Eu sou daqui mesmo e olha, não liga não, tá? Eu sou péssimo pra nomes na primeira vez. Qual é mesmo seu nome?

QUALQUER UM : Que é isso, meu camarada, sem problema! Meu nome é “Qualquer Um”, está aqui, ó, no crachá (aponta para o peito, mas não percebeu que esqueceu o crachá) Ué! Tá aqui no embornal! (procura no embornal, mas nota que o esqueceu também) Ih, caramba! Esqueci de botar o crachá porque deixei dentro do meu embornal lá no alojamento! Será que é obrigatório?

TODO MUNDO : É importante usar o crachá em local visível para facilitar a integração com os outros. Eu, pelo menos, prefiro ser chamado pelo meu nome! O embornal, amigo, é exatamente pra gente ter sempre à mão o que precisa.

CONSCIÊNCIA: Livre, anota aí!

LIVRE-ARBÍTRIO: Fala, Consciência!

CONSCIÊNCIA: Qualquer Um pode visitar as cidades vizinhas, mas quase Ninguém toma a iniciativa! Qualquer Um pode esquecer de colocar o crachá e de usar o embornal, mas Todo Mundo sabe que é importante usá-los.

TODO MUNDO: E aí! É a primeira vez que vocês vêm à COMEERJ?

NINGUÉM E QUALQUER UM: É!

TODO MUNDO : Então, deixa comigo! Eu vou ser o guia de vocês aqui no encontro. Tenho certeza de que cês vão se amarrar!

QUALQUER UM: Que bom, vou me sentir melhor com você mostrando tudo pra gente. Estou louco para tomar aquele banho quentinho de uma hora e meia e mandar três pratos daquela comida maravilhosa!

TODO MUNDO: Olha, eu concordo com você que a comida é boa, mas não é por causa disso que a gente precisa comer pro encontro inteiro em uma só refeição, né? Tem muita gente que enche o prato e larga um monte de comida depois! Além do mais, não é legal desperdiçar água e energia elétrica, você não acha?! E o racionamento que a gente tá enfrentando, onde é que fica?

QUALQUER UM: É... cê tem razão...

CONSCIÊNCIA: Meu querido amigo... (Livre-Arbítrio a interrompe)

LIVRE-ARBÍTRIO: Já sei! Já sei! Qualquer Um se sente bem quando é orientado e Todo Mundo pode ajudar. Qualquer Um gosta de banho quentinho e comida gostosa, mas Todo Mundo sabe que desperdiçar não tá com nada!

CONSCIÊNCIA: Tá vendo, por isso é que é bom trabalhar com você!

(Qualquer Um mexe na sua bolsa arrumando suas coisas. Tira um walkman e coloca os fones no ouvido.)

TODO MUNDO : Qualquer Um, você estudou as normas de ação da COMEERJ?

QUALQUER UM: Normas?! Que normas?! Ah, são aqueles papéis que a gente estudou na prévia contendo as instruções de conduta e o Plano Geral da COMEERJ?

TODO MUNDO : Isso mesmo!

QUALQUER UM: Ih... Nem fui à prévia...

TODO MUNDO : E você, Ninguém?

NINGUÉM: Bem, não leva a mal não, galera, (e faz pose de “sabe-tudo”) eu fui à prévia, estudei as normas e fiz várias perguntas aos coordenadores! Tô sabendo tudo de COMEERJ!

TODO MUNDO : Galera, as normas que a gente estudou na prévia são realmente importantes...

CONSCIÊNCIA: Livre, tá prestando atenção?

LIVRE-ARBÍTRIO: Sim, Consciência, pode falar...

CONSCIÊNCIA: Qualquer Um sabe que existem as normas de ação. Todo Mundo diz que são importantes, mas Ninguém lê.

QUALQUER UM: Mas afinal, o que dizem essas tais normas de ação?

TODO MUNDO : Que jogos, walkmans, rádios e gravadores são atividades paralelas, que isolam a gente do grupo, prejudicando a harmonia do encontro.

QUALQUER UM: É... tá certo... eu não sabia...

NINGUÉM: Qualquer Um, se liga, deixa que eu entrego isso para o nosso coordenador de mocidade (Qualquer Um concorda e entrega o walkman).

CONSCIÊNCIA: (fala alto, com a mão no queixo, pensando) Puxa... Ninguém faz isso...

TODO MUNDO : Vou apresentar vocês à galera. (Desce do palco com Qualquer Um e Ninguém e vai apresentando algumas pessoas da platéia)

QUALQUER UM: Que bom, estávamos nos sentindo meio deslocados.

CONSCIÊNCIA: Livre... ?

LIVRE-ARBÍTRIO: Deixa eu ver se entendi: Qualquer Um pode se achar deslocado, mas é dever de Todo Mundo evitar que isso aconteça, certo?

CONSCIÊNCIA: Beleza! (se empolgando) Eh... Quer dizer... Exatamente, Livre, exatamente!

(Passa por eles a personagem Alguém, vestida de forma um tanto provocadora e de celular. Qualquer Um fica em momento de contemplação, embevecido com a presença de “Alguém”, que nem se dá conta. Fundo musical apaixonado.)

QUALQUER UM: Cara, que gata! ... Eu sabia que ia me dar bem nesse encontro!
Vou encher o correio fraterno dela de torpedinhos! Pena que ela poderia ter vindo com uma roupa mais adequada, né! Assim, Ninguém vai prestar atenção no estudo e Todo Mundo vai ficar em cima... muita concorrência, cara!

TODO MUNDO: Ué! Pode usar celular assim, é? A qualquer hora?

NINGUÉM: Pior que não! Celular é só para avisar os pais que chegamos bem ou para, no final do encontro, dizer que já estamos saindo. Ou ainda em situações excepcionais, mas não é para ficar usando toda hora... é a mesma estória do walkman, lembra? Manter a harmonia geral, limpeza espiritual, esqueceu, cara!

TODO MUNDO : Gente, em relação à roupa, vamos lembrar que a COMEERJ é uma grande Casa Espírita. As roupas para usarmos aqui e também na mocidade e nos outros encontros espíritas que participamos devem ser simples, confortáveis e respeitosas! Quanto aos “torpedinhos”, o correio fraterno tem o objetivo de cativar amizades e não paqueras!

CONSCIÊNCIA: Pegou tudo, Livre...

LIVRE-ARBÍTRIO: Não! Tô viajando!!! (atrapalhado)

LIVRE-ARBÍTRIO: Vamos por partes, então: Qualquer Um pode se encantar por Alguém, mas Todo Mundo sabe que aqui na COMEERJ o objetivo é o estudo e a confraternização. Se Alguém estiver utilizando o celular durante o encontro, é obrigação de Todo Mundo orientar, mas Ninguém o faz... Se eles enxergassem como esse tipo de comportamento atrapalha a espiritualidade...


NINGUÉM: Puxa vida! Esqueci meus remédios! Agora não vou poder sair pra comprá-los. Não podemos mais sair! Tá lá nas normas!! Como é que eu vou fazer?!

TODO MUNDO: Não dramatiza, Ninguém, basta falar com um dos coordenadores! Eles podem encontrar uma maneira de buscar seu remédio. Além do mais, mesmo que o motivo seja sério, somente a coordenação geral é que pode autorizar a nossa saída.

(Ninguém sai para falar com os coordenadores. Alguém chega para falar com Todo Mundo e este a apresenta aos personagens em cena.)

ALGUÉM: E aí Todo Mundo , você sumiu! E como é que está a sua família?

TODO MUNDO : Tá todo mundo bem! Esse é meu novo amigo, Qualquer Um. Qualquer Um, essa é a Alguém (Qualquer Um faz cara de apaixonado e toca a música da primeira vez que ele a viu).

ALGUÉM: Ih, os pais de vocês poderiam ter escolhido nomes menos engraçados, hein! (fala “rindo”)

QUALQUER UM: Pôxa, não tem nada a haver críticas destrutivas assim, né! Ao que me consta, Todo Mundo tem um nome. Eu, por exemplo, não conheço nenhuma outra pessoa que se chame Alguém.

ALGUÉM: Tá bom, eu só tava brincando! Mas, mudando de assunto, que fila grande pro almoço! (finge olhar uma fila e enxergar uma amiga) Ih, demorô... acho que a minha amiga tá lá na frente. Não tô a fim de enfrentar essa fila, não... fala sério!

TODO MUNDO : Alguém, você sabe que os horários de banho, almoço, descanso e até de visitas devem ser respeitados, né? Quanto à fila, será que você gostaria que outra pessoa entrasse na sua frente depois de você ter esperado o maior século a sua vez?

ALGUÉM: É claro que não, né! Mas olha aquele ali fazendo a mesma coisa! Fala com ele também!

TODO MUNDO: Mas aquele, Alguém, de olheiras, é um coordenador, que vai entrar numa reunião de avaliação daqui há pouco e ainda tem que voltar pra sala antes do próximo estudo. Ele precisa fazer isso para que o encontro possa andar direito, na hora!

CONSCIÊNCIA: Livre...!

LIVRE-ARBÍTRIO: Já sei, já sei! Qualquer Um sabe que Todo Mundo tem um nome e... mesmo que Alguém queira fazer críticas destrutivas, jogar lixo no chão, furar filas, Todo Mundo deve zelar pela conscientização dos companheiros.

CONSCIÊNCIA: Perfeito!

NINGUÉM: Ufa! A coordenação vai comprar meus remédios! Ainda bem...

CONSCIÊNCIA: Mais uma, Livre!

LIVRE-ARBÍTRIO: Manda!

LIVRE-ARBÍTRIO: Ninguém precisa deixar de sair para resolver coisas importantes, mas Todo Mundo sabe que para isso pode contar com a coordenação do encontro!

(Saem Todo Mundo e Alguém)

QUALQUER UM: Pôxa, cara, pensei que lá fora é que seria legal, mas eu tô realmente de consciência tranqüila por estar aqui trabalhando e estudando com vocês.

NINGUÉM: É... na escolha entre participar do carnaval e estar aqui na COMEERJ, começo a ter certeza de que meu livre-arbítrio me conduziu para o lugar certo.

CONSCIÊNCIA: Anota aí, amigo, para finalizar a pesquisa...

LIVRE-ARBÍTRIO: Fala...

CONSCIÊNCIA: Quando o livre-arbítrio é bem direcionado, a consciência fica tranqüila.

(Fecha a cena)
***

Segredos para uma vida vitoriosa


Ely Xavier Barros

1º Crônicas - 4 - 9 : 10

Quando você encontra seus velhos álbuns de fotografias da escola, com toda certeza o rosto que você procura ver primeiro é o seu, .... ou pelo menos daqueles amigos mais chegados. Isto porque existe uma necessidade universal de se sentir parte de alguma coisa.

.... Os israelitas não eram diferentes. Os livros das Crônicas mostraram aos israelitas como eles se encaixavam no plano de Deus. Esses livros mostram os princípios de como pertencer a Deus.

CRONICAS foi escrito entre 450 e 400 a.C. - Tradicionalmente pensa-se ter sido ESDRAS quem escreveu Crônicas. Porém, um sacerdote ou um levita desconhecido pode muito bem ter sido o autor.

Os primeiros nove capítulos do livro de 1 Crônicas registram a árvore genealógica oficial das tribos hebréias. Começa com Adão e segue por milhares de anos até o retorno de Israel do cativeiro. É um texto chato! Esse livro parece, no seu começo, uma lista telefônica... . há mais de 600 nomes desconhecidos e difíceis que é capaz de desanimar até o mais valente estudioso da Bíblia.

Tem Adão, Noé, Társis, Ismael, Elda... O Capítulo quarto que estamos refletindo começa com Perez (olha o Peres aí...), Hesrom, Carmi, Hur e Sobal.... e por aí vai. Encontramos Arfaxade, Aná, Jaacã, Jotão... A gente se surpreende com esses nomes! - Entretanto, o escritor das Crônicas usou essa lista de nomes para mostrar como Deus havia escolhido Israel para um papel de destaque na história.

Mas o curioso é que uma história interrompe repentinamente a seqüência de 44 nomes deste capítulo: É a história de JABEZ. (Dê uma olhadinha no texto e observe isso: até o v. 8 é só descrição de nomes, nos vv. 9 e 10 há uma história, e a partir do v. 11 a descrição de nomes recomeça. Ou seja, a história de Jabez esta em destaque no meio da relação de quase 600 nomes).
É um reconhecimento que o autor faz a este homem. Ou seja, neste texto, descobrimos que a vida de um homem de nome JABEZ recebeu destaque no meio de quase 600 nomes!

Havia alguma coisa especial neste homem que foi capaz de levar o historiador a fazer uma pausa na ladainha, limpar a garganta e mudar a forma. Parece que o autor esta dizendo: “Ei, espere um pouco. Você precisa saber algumas coisas sobre este homem chamado JABEZ. Ele está acima dos demais!”

O que ele fez de tão notável para receber este destaque? Quando adentramos o texto, nós encontramos no mínimo três segredos em sua vida, que o tornou destaque no meio de tanta gente. Vamos analisar estes três segredos na vida de JABEZ que também pode ser realidade na minha vida e na sua:


I – COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE FEZ PARA CRESCER.

Você conhece pessoas que não tem sonhos e nem ambições? Pessoas que o muro da casa esta caindo e não sonha em construir um novo. - Pessoas que vivem de aluguel e não sonha com a casa própria. - Pessoas que andam de bicicleta e não sonha com um automóvel (nada contra andar de bicicleta. Eu ando de bicicleta – faz bem à saúde) ... mas, eu já estou sonhando com um novo carro... e olha que na hora de sonhar eu capricho! Sonho alto! (Um dia ele vem... por enquanto estou de “uninho”)

Há pessoas sem sonhos! Pessoas sem ambições na vida. Me lembro daquele comercial: O cara vai à padaria, o vendedor pergunta: “Que deseja?” o cara responde: “Me da um quilo de qualquer coisa”. “Ah! Aquele leite é tudo igual?” - “É sim senhor” ... “O Zé, traz o Leite Tudo igual pra esse senhor”.... -- Não ter sonhos é apenas existir, sem nada esperar... É uma vida chata!

Quando Abraão pediu a Deus que lhe desse um filho, certa noite Deus falou para ele: “Saia para fora, conte o número das estrelas”. E ele começou a contar (alias dizem que podemos ver a olho nu 6.000 estrelas). Mas podemos imaginar Abraão contando até perder a conte e dizer: “Pai, não consigo contar todas elas”.
Então disse o Pai: “Teus filhos serão tão numerosos como as estrelas”. Abraão ficou mudo de emoção. (No plano de Deus ele seria pai de uma raça inteira). Lágrimas desceram. Olhando para as estrelas a única coisa que ele podia ver eram os rostos de seus filhos.... DEUS LHE HAVIA DADO UM SONHO!.

E no caso de JABEZ o nosso personagem, sua ambição era pela benção de Deus. Ele queria o melhor: “Abençoa-me Senhor”, clamava ele. OU seja, “Senhor, eu não quero que abençoes o que eu estou fazendo”, mas “Senhor, eu quero estar naquilo que o Senhor esta abençoando”!

Irmãos quando começamos a ter uma ambição pelas coisas certas, que DEUS aprova, a gente sai do ordinário e entra para o campo do extraordinário. Mas para isso você precisa ter um sonho, porque Deus te fez para crescer!

Aliás, tudo que é saudável cresce na vida: as plantam crescem, as crianças crescem, a Igreja cresce, .... pessoas crescem! Você pode crescer em relacionamentos, crescer financeiramente, profissionalmente, ministerialmente. PORQUE DEUS ESPERA QUE VOCE CRESCA. ELE TE FEZ PARA CRESCER!

Há três grandes erros que nos impedem de ter uma ambição como a que JABEZ possuía:

a) Confundir humildade com medo: “Oh! Eu não vou conseguir isso...” - Se é o que Deus esta querendo, VOCE VAI CONSEGUIR! A bíblia diz que DEUS o ama e quer o seu crescimento, e esse amor de Deus lança fora o medo. - 2 Crônicas 3:17 diz: “Onde esta o espírito do Senhor, ali há liberdade”. Então, comece a sonhar...

b) Confundir satisfação com preguiça: Quando a satisfação é desculpas para a preguiça, nossos filhos nunca se formarão numa faculdade. Lance fora a preguiça companheiro!

c) Confundir pensar pequeno com espiritualidade: Há pessoas que esperam tão pouco de Deus e fazem tão pouco para Deus e se justificam dizendo: “Eu sirvo a Deus do meu jeitinho”. Por que você não O serve de uma maneira melhor? A bíblia diz: “Maldito aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente. ...”
O sonho de JABEZ era ser abençoado, era ter alargado as suas fronteiras. Ou seja, este era o seu primeiro segredo: ELE TINHA UM SONHO e Deus lhe concedeu o que tinha pedido. Irmãos comecem a sonhar, pois Deus nos fez para crescer....


II – (Segundo segredo) COMECE A SONHAR, POIS DEUS TE CHAMA PARA VENCER.

Deus não criou ninguém para o fracasso. Se você consultar os fatos da criação verá que lá esta escrito: “Formou Deus o homem à sua imagem e semelhança...” e isso já é um traço marcante. Mas Deus continua dizendo: “Crescei... frutificai-vos. ..” - Ou seja, Deus dotou você com o potencial de um vencedor.

A história de JABEZ nos informa que não havia aqui nenhuma menção especial de um talento, de um dom ou de uma habilidade na vida dele. Não fala dele ser rico ou ter tido uma ótima escolaridade. Mas nos informa que ele era uma pessoa comum (igual a mim e a você) e que apenas usou a sua fé!

A fé de JABEZ o levou a alcançar seus sonhos, porque a fé é muito mais importante que habilidade, dom, talento ou formação escolar. Quando a gente tem fé, a gente não se preocupa com o que não temos ... porque vamos alcança-los pela fé!

Até onde sabemos JABEZ viveu no reino do Sul em Israel, depois da conquista de Canaã e durante o tempo dos Juizes. Ele nasceu na tribo de Judá, tornando-se finalmente o notável líder de seu clã. Mas a sua trajetória começa com o seu nome. Diz o texto: “Sua mãe lhe deu o nome de JABEZ dizendo: Com muitas dores o dei à luz”. Ele tinha uma marca em sua vida.

JABEZ significa “doloroso”. Ele causou tantas dores à sua mãe quando nasceu, que ela o chamou de “o doloroso”. (Talvez ele tenha até sido rejeitado, não muito querido, não muito amado). E possivelmente tenhamos aqui muitas pessoas que viveram a mesma experiência de JABEZ. - O seu nome lembrava a vida toda que ele tinha sido um peso na vida de alguém.

Mas apesar da experiência dolorosa de vida, este homem começou a crer em grandes coisas para o futuro. ESTE ERA O SEU SEGUNDO SEGREDO: A fé de JABEZ lhe dizia: Você não é um estorvo. Você não é um trapo. Você é criatura de Deus chamado para vencer!

Qual é a marca na sua vida? Será que você traz uma marca física? Emocional? Espiritual? ... frustração no trabalho, problemas no casamento, rejeição na infância, medo das pessoas? JABEZ esta dizendo para nós esta noite: “Tome posse de uma grande fé, porque com fé em Deus você vencerá na vida, porque ELE te chama para vencer”.


III - (Terceiro segredo) COMECE A ORAR, POIS DEUS TE MOTIVA A SER UM CONQUISTADOR.

Nossas orações devem ser transparentes e esse era o terceiro segredo na vida de JABEZ. Foi uma oração simples deste homem que o levou a ser um homem ilustre, a ter o seu exemplo registrado na Bíblia e destacado no meio de 600 nomes e, ainda ter pessoas falando dele quase 3 mil anos depois...

Talvez você tenha receio de pedir alguma coisa em oração, mas se o que você deseja agrada a Deus, peça com fé! JABEZ pediu o poder de DEUS em sua vida. E esta ambição é boa. “Abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”..... E Deus atendeu o seu pedido!

-O teólogo William Barclay disse: “A maravilha de Deus é que Ele ouve as orações de cada um de nós como se fossemos a única pessoa no mundo”. JABEZ em sua oração pediu a Deus: “Que a tua mão esteja comigo”. Ele queira a presença de Deus com ele, e esta é uma oração que Deus gosta de responder.

“Guarda-me dos males e livra-me de dores”... ele não soube disso mas fez exatamente o que Jesus ensinaria da Oração do Pai Nosso: “Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”. - E isso é muito importante na vida porque a tentação vem sobre as pessoas que estão fazendo coisas significantes.
Quanto maiores coisas você fizer, mais será atacado e tentado. - Por isso Deus quer que você dependa DELE para te livrar do Maligno. É especialidade de Deus livrar e salvar...

Conclusão:

Estes foram os segredos de JABEZ para uma vida vitoriosa, ou seja três princípios que eu e você podemos usar a fim de alcançar esta vida:

Primeiro: Comece a sonhar os sonhos de Deus!
Segundo: Comece a crer, porque Deus te fará um vencedor!
Terceiro: Comece a orar, porque Deus te motiva a ser um conquistador!

Gratidão ao Soberano Deus




´´Em tudo daí graças,porque esta e a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco ``1Tessalonicences5.18

È profunda a minha gratidão pela rica oportunidade que o eterno e soberano Deus me concedeu de servir seu reino através da igreja presbiteriana de Lagamar e nas suas congregação em especial Lagoa grande, Geriba e Morrinhos, por dois anos,e pela a benção de ver a comunidade recebendo o meu trabalho ,dentro as minhas tão grande limitações .

Falar as ovelhas de Cristo da Igreja Presbiteriana de Lagamar e suas congregações ´´Em nome de Deus``foi a grande responsabilidade que esteve sobre mim por dois anos.Somente o eterno Deus que me salvou e me chamou para o sagrado ministério, concedeu-me fortalecimento,sabedoria e determinação para o fiel cumprimento desse dever.

Sou imensamente grato à amada e preciosa igreja presbiteriana de lagamar e especialmente ao seu conselho, que me acompanhou nessa jornada com amor, companheirismo e suplicas em favor do meu ministério.Que amada igreja permaneça firme na palavra de Deus, no amor na intercessão , no trabalho e orientado pelo Espírito Santo ajam com fidelidade na obra do Eterno.

Sou também grato a Deus por todos os privilégios, experiências agradáveis e bênçãos que desfrutei convivência e no trabalho com os irmãos. Obrigado por me ajudar a dar os primeiros passos no sagrado ministério.

Que Deus continue abençoando e usando este precioso rebanho que se chama Igreja Presbiteriana de Lagamar e suas congregações que são Lagoa grande, Geriba, Morrinho, Retiro da Roca, São Brás e conceição!



Em cristo Jesus , senhor e salvador

Evangelista . Daniel Alexandre da Silva

(Trabalho feito juntamente conosco ali naquela região, nos anos 2006 e 2008)

Rev. Paulo Araújo e Mariana Louzada Eler Araújo

QUE CARGO VOCÊ OCUPA NA IGREJA?





O livro de Atos é um registro da história da igreja apostólica, desde seu nascimento em Jerusalém até sua chegada a Roma, a capital do império. Nessa trajetória muitas lutas foram travadas, muitas perseguições foram enfrentadas, mas, também, muitas vitórias foram celebradas. No capítulo 11 de Atos, nos versículos 1 a 26, Lucas relata o testemunho de Pedro aos irmãos da igreja de Jerusalém, como Deus abrira a porta do evangelho aos gentios. Segundo Warren Wiersbe, ilustre comentarista bíblico, esse relato nos enseja algumas preciosas lições.

1. Algumas pessoas fazem as coisas acontecer (At 11.4-17) - Pedro, mesmo relutante em atender à ordem de Deus, dispôs-se a levar o evangelho aos gentios. A parede da inimizade que separava os judeus dos gentios havia sido quebrada pela morte de Cristo (Ef 2.11-19). Essa notícia foi estonteante para os judeus tradicionais, uma vez que eles imaginavam que os gentios precisavam primeiro se tornar judeus para depois serem cristãos. Pedro, obedecendo ao desiderato divino, foi à casa do gentio Cornélio e pregou a ele e a toda a sua família o evangelho e eles creram e foram salvos. Damos graças a Deus porque Pedro não resistiu ao propósito de Deus e se tornou instrumento nas mãos do Eterno para as coisas acontecerem.

2. Algumas pessoas escutam que as coisas acontecem (At 11.1) - Chegou ao conhecimento dos apóstolos e dos irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus (At 11.1). Argüiram a Pedro sobre seu procedimento e exigiram explicações pelo fato de ele ter entrado na casa de gentios incircuncisos e até ter comido com eles. Essas pessoas dão mais valor à tradição religiosa do que às pessoas. Valorizam mais os rituais do que o amor. Elas imaginam que Deus não pode amar aqueles a quem elas rejeitam. Elas não são agentes para fazer a obra de Deus; apenas escutam com censura o que está acontecendo.

3. Algumas pessoas se opõem às coisas que acontecem (At 11.2,3) - Os membros legalistas da assembléia de Jerusalém atacaram Pedro por este ter entrado na casa do gentio Cornélio e tomado uma refeição em sua casa. Diante da argüição dos opositores, Pedro explicou que sua atitude foi em plena submissão à orientação do Espírito Santo (At 11.12) e desobedecer a esse mandato seria o mesmo que resistir ao próprio Deus (At 11.15-17). Por um momento essas pessoas se apaziguaram (At 11.18). Mais tarde alguns indivíduos, da seita dos fariseus, que desceram da Judéia para Antioquia teimavam em ensinar que os gentios precisam primeiro se tornar judeus para depois se tornarem cristãos (At 15.1-5). Para esclarecer esse ponto vital para o Cristianismo, foi necessário, que os apóstolos e os presbíteros se reunissem em Jerusalém num concílio geral a fim de silenciar aqueles que tentavam limitar a liberdade do evangelho.

4. Algumas pessoas ajudam outras pessoas a fazerem as coisas acontecer (At 11.19-26) - Quando a igreja de Jerusalém ouviu acerca do crescimento da igreja em Antioquia da Síria enviou para lá Barnabé, um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Este, imediatamente lembrou-se de Saulo que estava em Tarso e o convocou para juntar-se a ele na obra. Barnabé, o filho da consolação, fez do seu ministério uma plataforma de investimento na vida de outras pessoas, para que elas pudessem ser usadas também nas mãos de Deus. Longe de ser obstáculo para os que queriam fazer a obra como os fariseus legalistas, Barnabé era um facilitador, um cooperador e um encorajador daqueles que estavam engajados na obra. Precisamos perguntar a nós mesmos, quem somos dentro da igreja: Pessoas que fazem as coisas acontecer? Pessoas que apenas escutam que as coisas estão acontecendo? Pessoas que se opõem ao que está acontecendo ou pessoas que ajudam outras pessoas a fazerem as coisas acontecer? Em qual dessas molduras está a sua fotografia?


Rev. Hernandes Dias Lopes

COMO VENCER A MÁGOA





A mágoa é um sentimento avassalador. Muitas pessoas são destruídas pela mágoa e vivem soterradas debaixo dos escombros de seus ressentimentos. Há indivíduos que perdem a alegria de viver por nutrirem amargura no coração. Elimeleque, Noemi, Malom e Quiliom enfrentaram duras circunstâncias em Belém, a casa do pão (Rt 1.1-22). Faltou pão na casa do pão. Aquela família para fugir da crise econômica, mudou-se para Moabe. Ao buscar sobrevivência e segurança em Moabe encontraram a carranca da morte. Em Moabe Noemi perdeu o marido e seus dois filhos (Rt 1.3-5). Agora, estava velha, viúva, pobre e sozinha em terra estrangeira. As circunstâncias pareciam conspirar contra ela. Seu coração encheu-se de mágoa. Logo que Deus mudou a sorte de Belém, Noemi resolveu voltar para sua terra. Nessa volta, ela expressou sua mágoa; mas, também, nessa volta Deus a restaurou e lhe abriu a porta da esperança. Como vencer a mágoa?

1. Olhe para o alto e saiba que Deus está no controle da situação - Noemi lançou a culpa de suas perdas sobre Deus. Ela disse que Deus havia descarregado sobre ela a sua mão (Rt 1.13). Ela afirmou que o Todo-poderoso havia lhe dado grande amargura (Rt 1.20). Ela disse que havia partido ditosa de Belém, mas o Senhor a havia feito voltar a Belém pobre (Rt 1.21a). Ela acusou Deus de ter se manifestado contra ela e tê-la afligido (Rt 1.21b). Noemi olhou para Deus como o causador de sua dor. Ela entendeu que Deus era o protagonista e responsável por todo o seu sofrimento. Na sua leitura, Deus estava contra ela e não ao seu favor. A sua mágoa mais profunda não era por causa de suas perdas, mas porque Deus estava pesando a mão sobre ela. Noemi olhou para vida pelo lado avesso. Ela não discerniu o propósito soberano de Deus que se desenrolava na sua vida e através da sua vida. Deus estava escrevendo um dos capítulos mais emocionantes da história da humanidade através daquela pobre viúva, a fim de que ela fosse avó do grande rei Davi, tronco de onde nasceria o Messias, o Salvador do mundo.

2. Olhe ao seu redor e saiba que há pessoas que amam você verdadeiramente - Quando Noemi já velha, viúva, pobre e sozinha voltava para Belém, sua nora Rute, viúva de Malom, demonstra a ela, de forma eloqüente, um acendrado amor. As palavras de Rute a Noemi são relembradas com grande emoção ainda hoje nas cerimônias de casamento: "Aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti" (Rt 1.16,17). Quando estamos amargurados deixamos de perceber a beleza e a profundidade do amor que as pessoas nos dedicam. A vida nunca é um deserto quando somos consolados pelo bálsamo do amor. A amargura e o amor não podem co-existir. O amor transforma o vazio da solidão na plenitude da alegria.

3. Olhe para frente e saiba que Deus pode transformar suas tragédias em triunfo - Noemi pensou que o seu destino era sofrer. Ao chegar de volta em Belém resolveu trocar de nome (Rt 1.20).. Noemi significa "ditosa, feliz". Ela pediu para ser chamada de Mara, "amargura". Ela queria levantar um monumento definitivo para celebrar a sua dor. Ela estava olhando pela lente do retrovisor, só relembrando suas perdas e suas desventuras. Mas, Deus transformou suas tragédias em triunfo. Rute casou-se com Boaz, um parente rico e remidor (Rt 4.9,10). Desse casamento nasceu Obede, pai de Jessé, pai de Davi (Rt 4.17). Rute fez parte da árvore genealógica de Jesus, o Messias (Mt 1.5). Deus enxugou as lágrimas de Noemi, restaurou sua sorte e colocou em seus lábios um cântico de vitória. As mulheres de Belém disseram a Noemi: "Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador, e seja afamado em Israel o nome deste. Este será restaurador da tua vida e consolador da tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos" (Rt 4.14,15).


Rev. Hernandes Dias Lopes

A FAMÍLIA EM TELA





O apóstolo Paulo, o grande paladino e bandeirante do Cristianismo, inspirado pelo Espírito de Deus, fala-nos de forma eloqüente sobre a família em Colossenses 3:18-21. Ele coloca a família em tela e nos ensina grandes princípios:

1. A ESPOSA DEVE SER SUBMISSA AO MARIDO COMO CONVÉM NO SENHOR - V. 18 - A mulher não difere do homem em valor e dignidade. Porém, no casamento a mulher tem papel diferente do homem. Ela deve ser submissa ao seu marido. Submissão não é ser inferior, mas exercer uma missão sob a missão de outrem. Deus colocou o marido como cabeça da mulher. Cabe à mulher sujeitar-se ao seu marido com alegria, entendendo que este é o princípio da sua liberdade e felicidade. A Bíblia diz que a mulher deve ser submissa ao marido como a igreja o é a Cristo. A glória da igreja é ser submissa a Cristo. Quanto mais submissa a igreja é a Cristo mais livre ela é. A submissão da esposa ao marido é como convém no Senhor, ou seja, ela se submete ao marido porque é serva de Cristo, porque obedece a Cristo e vive para glorificar a Cristo. O papel da mulher não é competir com o marido nem dominá-lo. O projeto de Deus para ela é que ela se submeta a ele com espontaneidade e alegria.

2. O MARIDO DEVE AMAR A ESPOSA E NÃO TRATÁ-LA COM AMARGURA - V. 19 - Se a mulher é desafiada a imitar a igreja quanto à submissão, o marido é ordenado imitar a Cristo quanto ao amor. Nenhuma mulher terá dificuldade de submeter-se a um marido que a ama como Cristo amou a igreja. O amor do marido pela esposa deve ser perseverante, sacrificial, santificador e romântico. Ele deve cuidar da esposa e suprir suas necessidades físicas e emocionais. Cristo como o cabeça da igreja não a dominou com rigor despótico, mas a serviu e morreu por ela. O papel do marido é amar a sua esposa e quem ama declara que ama, tem tempo para a pessoa amada e procura agradá-la. O apóstolo Paulo alertou o marido também para o perigo de tratar a esposa com amargura. O marido deve ser sensível, carinhoso, atencioso e meigo com a esposa, tratando com dignidade e respeito. Ele deve elogiá-la, valorizá-la e demonstrar de forma prática o seu amor por ela.

3. OS FILHOS DEVEM OBEDECER AOS SEUS PAIS EM TUDO PORQUE ISTO É GRATO DIANTE DO SENHOR - V. 20 - Filhos bem-aventurados na vida são filhos obedientes aos pais. Este é um preceito bíblico. Os filhos precisam obedecer aos pais porque isto é justo, porque isto é uma ordenança divina e também porque a obediência é abençoadora. Filhos obedientes recebem a promessa de uma vida bem sucedida e longeva. Os filhos devem obedecer aos pais porque a autoridade deles foi conferida pelo próprio Deus. Resistir à autoridade dos pais é insurgir-se contra a própria autoridade de Deus. Os filhos devem obedecer a seus pais em tudo. Eles devem respeitar os pais e ouvir seus conselhos nas diversas áreas da vida. Os filhos devem cuidar dos pais e ser um refrigério para eles. Isso é grato diante do Senhor.

4. OS PAIS NÃO PODEM IRRITAR OS FILHOS NEM DESANIMÁ-LOS - V. 21 - Os pais irritam os filhos quando ensinam com palavras, mas não com exemplo; quando falam uma coisa e fazem outra; quando exigem dos filhos um comportamento exemplar, mas vivem de forma repreensível. Os pais irritam os filhos quando os tratam com rigor, com dureza, com palavras ásperas e apenas cobram, sem jamais encorajar e consolar. Os pais irritam os filhos quando não têm tempo para eles, quando priorizam os amigos e o trabalho em vez da família. O papel dos pais é criar os filhos na disciplina e admoestação do Senhor, servindo-lhes de exemplo. A função dos pais é andar e ensinar os filhos a Palavra de Deus, inculcando neles os preceitos do Senhor. Deixar de ouvir, de encorajar e de acompanhar os filhos, não apenas os irritam, mas também os deixam desanimados. É tempo de investirmos na família, nos relacionamentos, a fim de que nossos lares sejam o lugar mais gostoso de se viver na terra.


Rev. Hernandes Dias Lopes

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Só observando !


O padre de uma igreja decidiu observar as pessoas que entravam para orar.
A porta se abriu e um homem de camisa esfarrapada adentrou pelo corredor central.




O homem se ajoelhou, inclinou a cabeça, levantou-se e foi embora.
Nos dias seguintes, sempre ao meio-dia, a mesma cena se repetia.
Cada vez que se ajoelhava por alguns instantes, deixava de lado uma marmita.




A curiosidade do padre crescia e também o receio de que fosse um assaltante, então decidiu aproximar-se e perguntar o que fazia ali.
O velho homem disse que trabalhava numa fábrica, num outro bairro da cidade e que se chamava Jim.




Disse que o almoço havia sido há meia hora atrás e que reservava o tempo restante para orar, que
ficava apenas alguns momentos porque a fábrica era longe dali.




E disse a oração que fazia:
'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar, mas eu penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'




O padre, um tanto aturdido, disse que ele seria sempre bem-vindo e que viesse à igreja sempre que desejasse.
'É hora de ir' - disse Jim sorrindo.

Agradeceu e dirigiu-se apressadamente para a porta.




O padre ajoelhou-se diante do altar, de um modo como nunca havia feito antes.
Teve então, um lindo encontro com Jesus.
Enquanto lágrimas escorriam por seu rosto, ele repetiu a oração do velho homem...






'Vim aqui novamente, Senhor, só pra lhe dizer quão feliz eu tenho sido desde que nos tornamos amigos e que o Senhor me livrou dos meus pecados. Não sei bem como devo orar mas penso em você todos os dias.
Assim, Jesus, hoje estou aqui, só observando.'




Certo dia, o padre notou que Jim não havia aparecido.

Percebendo que sua ausência se estendeu pelos dias seguintes, começou a ficar preocupado. Foi à fábrica perguntar por ele e descobriu que estava enfermo.

Durante a semana em que Jim esteve no hospital, a rotina da enfermaria mudou. Sua alegria era contagiante.




A chefe das enfermeiras, contudo, não pôde entender porque um homem tão simpático como Jim não recebia flores, telefonemas, cartões de amigos, parentes... Nada!




Ao encontrá-lo, o padre colocou-se ao lado de sua cama. Foi quando Jim ouviu o comentário da enfermeira:

- Nenhum amigo veio pra mostrar que se importa com ele. Ele não deve ter ninguém com quem contar!!




Parecendo surpreso, o velho virou-se
para o padre e disse com um largo sorriso:

- A enfermeira está enganada, ela não sabe, mas desde que estou aqui, sempre ao meio-dia ELE VEM! Um querido amigo meu, que se senta bem junto a mim, Ele segura minha mão, inclina-se em minha direção e diz:




'Eu vim só pra lhe dizer quão feliz eu sou desde que nos tornamos amigos. Gosto de ouvir sua oração e penso em você todos os dias.
Agora sou eu quem o está observando... e cuidando! '




Jesus disse: 'Se vós tendes vergonha de mim, também me envergonharei de vós diante do meu Pai.'

E se você não está envergonhado, passe essa mensagem adiante.

Jesus é sempre o melhor amigo.





SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO OBSERVADO (a)!

TENHA UM LINDO DIA!





LEIA SOMENTE SE VOCÊ TIVER TEMPO PRA DEUS.







DEIXA EU TE PEDIR UMA COISA: TENHA CERTEZA, QUE VOCÊ IRÁ LER ATÉ O FIM, EU QUASE DELETEI ESSA MENSAGEM, E FUI ABENÇOADO QUANDO EU TERMINEI DE LER.




A FALTA DE TEMPO PARA DEUS É EXATAMENTE O QUE TEM CAUSADO UMA PORÇÃO DE PROBLEMAS NO MUNDO EM QUE VIVEMOS.


NOS RESUMIMOS EM ENCONTRAR DEUS SOMENTE NAS IGREJAS AOS DOMINGOS DE MANHÃ

TALVEZ NOS DOMINGOS À NOITE..

NOS OCUPANDO COM NOSSAS OBRIGAÇÕES DURANTE A SEMANA TODA.

LEMBRAMOS D' ELE SOMENTE QUANDO ESTAMOS DOENTES


E CLARO, EM VELÓRIOS , QUANDO PERDEMOS ENTES QUERIDOS.

PORÉM, NÃO TEMOS TEMPO PRA ELE DURANTE O TRABALHO, LAZER ETC..

NÃO IMPORTA EM QUE LUGAR DO MUNDO, SIMPLESMENTE , ACHAMOS QUE PODEMOS NOS VIRAR SOZINHOS.

QUE DEUS NOS PERDOE POR ESSES PENSAMENTOS!

NÃO EXISTE TEMPO OU LUGAR EM QUE ELE NÃO POSSA ESTAR CONOSCO.


DEVERÍAMOS SEMPRE PARAR E PENSAR EM TUDO QUE ELE FEZ E TEM FEITO POR NÓS

SE VOCÊ NÃO ESTIVER ENVERGONHADO CONTINUE LENDO ABAIXO.



JESUS DISSE: SE SENTIRES VERGONHA DE MIM EU TAMBÉM SENTIREI VERGONHA DE VOCÊ QUANDO ESTIVERMOS NA FRENTE DE MEU PAI.


CONTINUE APENAS SE VOCÊ O AMA.


SIM, EU AMO MEU DEUS! ELE É A RAZÃO DA MINHA EXISTÊNCIA E MEU SALVADOR!

ELE ME MANTÉM VIVO A CADA DIA. SEM ELE EU NÃO SERIA NADA, MAS COM ELE ME SINTO FORTE.





SE VOCÊ AMA À DEUS E NÃO SENTE VERGONHA DELE, NEM DE TODAS AS COISAS MARAVILHOSAS QUE ELE TEM FEITO POR VOCÊ, ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS AMIGOS.

AINDA TEM TEMPO PRA CONTINUAR LENDO?

FÁCIL X DIFÍCIL

POR QUE É TÃO DIFÍCIL DIZER A VERDADE E TÃO FÁCIL CONTAR UMA MENTIRA?

POR QUE SENTIMOS TANTO SONO NA IGREJA DURANTE O SERMÃO, MAS ACORDAMOS RAPIDINHO QUANDO ESTÁ QUASE TERMINANDO O CULTO?

DE TODOS OS PRESENTES QUE RECEBEMOS DE GRAÇA, A ORAÇÃO É O MAIS IMPORTANTE.

NÃO CUSTA NADA E TRAZ MARAVILHOSAS RECOMPENSAS!

NÃO É ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS RECUSAM À DEUS E DEPOIS SE PERGUNTAM PORQUE O MUNDO PARECE O INFERNO?

NÃO É ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS DIZEM : SIM EU CREIO EM DEUS, MAS AINDA CONTINUAM ADORANDO SATANÁS, QUE A PROPÓSITO, TAMBÉM ACREDITA EM DEUS.

NÃO É ENGRAÇADO COMO VOCÊ ENVIA MILHARES DE PIADAS E ELAS SE ESPALHAM COMO UM INCÊNDIO NUMA FLORESTA, MAS QUANDO VOCÊ OU ALGUÉM COMEÇA LER UM E MAIL E PERCEBE QUE É SOBRE DEUS PENSA MIL VEZES ANTES DE DIVIDI-LO COM OS AMIGOS DA SUA LISTA ?

NÃO É ENGRAÇADO QUE QUANDO VOCÊ TERMINAR DE LER ESSA MENSAGEM, VOCÊ NÃO IRÁ MANDAR PARA TODOS SEUS AMIGOS, PORQUE NÃO TEM CERTEZA SE ELES ACREDITAM EM DEUS OU NÃO , OU PORQUE SE SENTIRÁ ENVERGONHADO A RESPEITO DO QUE VÃO PENSAR SOBRE VOCÊ, POR MANDAR UMA MENSAGEM SOBRE DEUS?

NÃO É ENGRAÇADO QUE EU ESTOU MAIS PREOCUPADO NO QUE AS PESSOAS IRÃO PENSAR DE MIM, DO QUE SOBRE O QUE DEUS IRÁ PENSA DE MIM ?




QUE TODOS AQUELES QUE RECEBAM ESSA MENSAGEM ENVIE PARA TODOS SEUS AMIGOS E QUE ELES SEJAM INFINITAMENTE ABENÇOADO POR DEUS. AMÉM!