quinta-feira, 14 de maio de 2009

Todo mundo, ninguem, alguem, qualquer um, consciência e livre arbitrio.


“O ARADO ESTÁ PRONTO, A TERRA ESPERA, ARAI!”
Texto baseado em obra do escritor Gil Vicente, de 1532
(Adaptação de Ivânia (...) e Marco Antonio Guadagnini )

LIVRE ARBÍTRIO BEM DIRECIONADO, CONSCIÊNCIA TRANQÜILA

Personagens: Todo Mundo , Ninguém, Alguém, Qualquer Um, Consciência e Livre-arbítrio

(A Consciência, absorvida em uma leitura, está sentada em uma cadeira em sua casa, lendo um livro (A casa está decorada com estantes com livros e “armários” em cujas gavetas estão palavras como “desejos”, “lembranças”, “cheiros”, “sabores”, etc.). Entra o Livre-arbítrio em cena e chama pela Consciência.)

LIVRE-ARBÍTRIO: Ô de casa!

CONSCIÊNCIA: Quem é...?

LIVRE-ARBÍTRIO: Aqui é o Livre-arbítrio, que vem procurar de novo a Consciência!

(Livre-Arbítrio entra e os dois se cumprimentam)

CONSCIÊNCIA: Nossa Livre-arbítrio! Há quanto tempo não te vejo... Desculpe a demora em abrir a porta... ando tão ocupada!...

LIVRE-ARBÍTRIO: Tudo bem, Consciência! Eu também ando um pouco sumido, fazendo um trabalho de pesquisa sobre as escolhas do dia-a-dia entre o Bem e o Mal. Você conhece os dois, não é...?

CONSCIÊNCIA: Conheço sim, visitam minha casa o tempo inteiro. Quando eu os conheci pela primeira vez, eles me pareceram muito semelhantes, mas com o tempo e os estudos, fui percebendo como são diferentes...

LIVRE-ARBÍTRIO: É verdade! E é exatamente por causa do seu conhecimento sobre o assunto que vim pedir sua ajuda! Estou na fase final da minha pesquisa e descobri um caso muito interessante sobre as escolhas entre o Bem e o Mal e gostaria que você participasse comigo de algumas observações... Posso contar a ajuda da sempre presente Consciência?

CONSCIÊNCIA: Lógico, Livre-arbítrio! Você sabe que tenho guardadas comigo as Leis Divinas, tá aqui (e aponta para a cabeça) e aqui (e aponta para o coração). Tenho que saber todas elas de cor e salteado para fazer bem o meu trabalho. Certamente elas vão te ajudar muito! Onde será feita a tal observação?

LIVRE-ARBÍTRIO: Num encontro de jovens que acontece no carnaval. Vamos lá?

CONSCIÊNCIA: Vamos!

(Eles descem, ficam em um canto onde há um cavalete com cartazes, entre a primeira fila e o palco, a fim de dar lugar aos outros personagens - jovens com grandes crachás tipo COMEERJ aparecem no palco. “Todo Mundo” chega com malas ENORMES E PESADAS, em seguida, “Ninguém” chega com uma mala “normal”. Começam a conversar antes de irem para o alojamento. Qualquer Um chega depois.)

TODO MUNDO: Ufa! Que peso! Ainda bem que não trouxe coisas demais, pois tive o maior cuidado para trazer apenas o que é importante para o encontro! (Fala em direção a Ninguém:) Oi, Ninguém! Há quanto tempo!

NINGUÉM: É mesmo, hein, Todo Mundo! E aí, tudo tranqüilo? Como você trouxe coisas, hein! Olha, não sei quanto à sua bagagem, mas eu trouxe só o necessário para os quatro dias!

(Consciência e Livre-Arbítrio conversam, os demais personagens prestam atenção. Repetem isso toda vez que há diálogo entre esses dois personagens.)

CONSCIÊNCIA: Anota a primeira aí, Livre-Arbítrio...

LIVRE-ARBÍTRIO: Diga...

CONSCIÊNCIA: Todo Mundo sabe que deve ter cuidado para trazer apenas o que é importante para o encontro, mas Ninguém realmente traz só o que é necessário.

(A Consciência vira o primeiro cartaz do cavalete que está em branco. No cartaz seguinte, há um resumo do que ela está falando e assim ela fará sucessivamente a cada explicação. O público deve ver o que está escrito. )

QUALQUER UM : (Chega falando com Ninguém e Todo Mundo) E aí, galera! Como vão? Olha, prazer, me chamo Qualquer Um... Cês são aqui da cidade?

NINGUÉM: Eu não, sou de Duas Portas. Eu quase vim aqui antes, mas pelo menos hoje estou aqui para o encontro, né. Você já foi à minha cidade?

QUALQUER UM : Não... Sei que eu poderia já ter ido lá, mas não fui. De qualquer forma, acho que esse encontro vai ser muuuito maneiro!

NINGUÉM: Meu nome é Ninguém, prazer...

TODO MUNDO: Ôpa, meu nome é Todo Mundo, prazer! Eu sou daqui mesmo e olha, não liga não, tá? Eu sou péssimo pra nomes na primeira vez. Qual é mesmo seu nome?

QUALQUER UM : Que é isso, meu camarada, sem problema! Meu nome é “Qualquer Um”, está aqui, ó, no crachá (aponta para o peito, mas não percebeu que esqueceu o crachá) Ué! Tá aqui no embornal! (procura no embornal, mas nota que o esqueceu também) Ih, caramba! Esqueci de botar o crachá porque deixei dentro do meu embornal lá no alojamento! Será que é obrigatório?

TODO MUNDO : É importante usar o crachá em local visível para facilitar a integração com os outros. Eu, pelo menos, prefiro ser chamado pelo meu nome! O embornal, amigo, é exatamente pra gente ter sempre à mão o que precisa.

CONSCIÊNCIA: Livre, anota aí!

LIVRE-ARBÍTRIO: Fala, Consciência!

CONSCIÊNCIA: Qualquer Um pode visitar as cidades vizinhas, mas quase Ninguém toma a iniciativa! Qualquer Um pode esquecer de colocar o crachá e de usar o embornal, mas Todo Mundo sabe que é importante usá-los.

TODO MUNDO: E aí! É a primeira vez que vocês vêm à COMEERJ?

NINGUÉM E QUALQUER UM: É!

TODO MUNDO : Então, deixa comigo! Eu vou ser o guia de vocês aqui no encontro. Tenho certeza de que cês vão se amarrar!

QUALQUER UM: Que bom, vou me sentir melhor com você mostrando tudo pra gente. Estou louco para tomar aquele banho quentinho de uma hora e meia e mandar três pratos daquela comida maravilhosa!

TODO MUNDO: Olha, eu concordo com você que a comida é boa, mas não é por causa disso que a gente precisa comer pro encontro inteiro em uma só refeição, né? Tem muita gente que enche o prato e larga um monte de comida depois! Além do mais, não é legal desperdiçar água e energia elétrica, você não acha?! E o racionamento que a gente tá enfrentando, onde é que fica?

QUALQUER UM: É... cê tem razão...

CONSCIÊNCIA: Meu querido amigo... (Livre-Arbítrio a interrompe)

LIVRE-ARBÍTRIO: Já sei! Já sei! Qualquer Um se sente bem quando é orientado e Todo Mundo pode ajudar. Qualquer Um gosta de banho quentinho e comida gostosa, mas Todo Mundo sabe que desperdiçar não tá com nada!

CONSCIÊNCIA: Tá vendo, por isso é que é bom trabalhar com você!

(Qualquer Um mexe na sua bolsa arrumando suas coisas. Tira um walkman e coloca os fones no ouvido.)

TODO MUNDO : Qualquer Um, você estudou as normas de ação da COMEERJ?

QUALQUER UM: Normas?! Que normas?! Ah, são aqueles papéis que a gente estudou na prévia contendo as instruções de conduta e o Plano Geral da COMEERJ?

TODO MUNDO : Isso mesmo!

QUALQUER UM: Ih... Nem fui à prévia...

TODO MUNDO : E você, Ninguém?

NINGUÉM: Bem, não leva a mal não, galera, (e faz pose de “sabe-tudo”) eu fui à prévia, estudei as normas e fiz várias perguntas aos coordenadores! Tô sabendo tudo de COMEERJ!

TODO MUNDO : Galera, as normas que a gente estudou na prévia são realmente importantes...

CONSCIÊNCIA: Livre, tá prestando atenção?

LIVRE-ARBÍTRIO: Sim, Consciência, pode falar...

CONSCIÊNCIA: Qualquer Um sabe que existem as normas de ação. Todo Mundo diz que são importantes, mas Ninguém lê.

QUALQUER UM: Mas afinal, o que dizem essas tais normas de ação?

TODO MUNDO : Que jogos, walkmans, rádios e gravadores são atividades paralelas, que isolam a gente do grupo, prejudicando a harmonia do encontro.

QUALQUER UM: É... tá certo... eu não sabia...

NINGUÉM: Qualquer Um, se liga, deixa que eu entrego isso para o nosso coordenador de mocidade (Qualquer Um concorda e entrega o walkman).

CONSCIÊNCIA: (fala alto, com a mão no queixo, pensando) Puxa... Ninguém faz isso...

TODO MUNDO : Vou apresentar vocês à galera. (Desce do palco com Qualquer Um e Ninguém e vai apresentando algumas pessoas da platéia)

QUALQUER UM: Que bom, estávamos nos sentindo meio deslocados.

CONSCIÊNCIA: Livre... ?

LIVRE-ARBÍTRIO: Deixa eu ver se entendi: Qualquer Um pode se achar deslocado, mas é dever de Todo Mundo evitar que isso aconteça, certo?

CONSCIÊNCIA: Beleza! (se empolgando) Eh... Quer dizer... Exatamente, Livre, exatamente!

(Passa por eles a personagem Alguém, vestida de forma um tanto provocadora e de celular. Qualquer Um fica em momento de contemplação, embevecido com a presença de “Alguém”, que nem se dá conta. Fundo musical apaixonado.)

QUALQUER UM: Cara, que gata! ... Eu sabia que ia me dar bem nesse encontro!
Vou encher o correio fraterno dela de torpedinhos! Pena que ela poderia ter vindo com uma roupa mais adequada, né! Assim, Ninguém vai prestar atenção no estudo e Todo Mundo vai ficar em cima... muita concorrência, cara!

TODO MUNDO: Ué! Pode usar celular assim, é? A qualquer hora?

NINGUÉM: Pior que não! Celular é só para avisar os pais que chegamos bem ou para, no final do encontro, dizer que já estamos saindo. Ou ainda em situações excepcionais, mas não é para ficar usando toda hora... é a mesma estória do walkman, lembra? Manter a harmonia geral, limpeza espiritual, esqueceu, cara!

TODO MUNDO : Gente, em relação à roupa, vamos lembrar que a COMEERJ é uma grande Casa Espírita. As roupas para usarmos aqui e também na mocidade e nos outros encontros espíritas que participamos devem ser simples, confortáveis e respeitosas! Quanto aos “torpedinhos”, o correio fraterno tem o objetivo de cativar amizades e não paqueras!

CONSCIÊNCIA: Pegou tudo, Livre...

LIVRE-ARBÍTRIO: Não! Tô viajando!!! (atrapalhado)

LIVRE-ARBÍTRIO: Vamos por partes, então: Qualquer Um pode se encantar por Alguém, mas Todo Mundo sabe que aqui na COMEERJ o objetivo é o estudo e a confraternização. Se Alguém estiver utilizando o celular durante o encontro, é obrigação de Todo Mundo orientar, mas Ninguém o faz... Se eles enxergassem como esse tipo de comportamento atrapalha a espiritualidade...


NINGUÉM: Puxa vida! Esqueci meus remédios! Agora não vou poder sair pra comprá-los. Não podemos mais sair! Tá lá nas normas!! Como é que eu vou fazer?!

TODO MUNDO: Não dramatiza, Ninguém, basta falar com um dos coordenadores! Eles podem encontrar uma maneira de buscar seu remédio. Além do mais, mesmo que o motivo seja sério, somente a coordenação geral é que pode autorizar a nossa saída.

(Ninguém sai para falar com os coordenadores. Alguém chega para falar com Todo Mundo e este a apresenta aos personagens em cena.)

ALGUÉM: E aí Todo Mundo , você sumiu! E como é que está a sua família?

TODO MUNDO : Tá todo mundo bem! Esse é meu novo amigo, Qualquer Um. Qualquer Um, essa é a Alguém (Qualquer Um faz cara de apaixonado e toca a música da primeira vez que ele a viu).

ALGUÉM: Ih, os pais de vocês poderiam ter escolhido nomes menos engraçados, hein! (fala “rindo”)

QUALQUER UM: Pôxa, não tem nada a haver críticas destrutivas assim, né! Ao que me consta, Todo Mundo tem um nome. Eu, por exemplo, não conheço nenhuma outra pessoa que se chame Alguém.

ALGUÉM: Tá bom, eu só tava brincando! Mas, mudando de assunto, que fila grande pro almoço! (finge olhar uma fila e enxergar uma amiga) Ih, demorô... acho que a minha amiga tá lá na frente. Não tô a fim de enfrentar essa fila, não... fala sério!

TODO MUNDO : Alguém, você sabe que os horários de banho, almoço, descanso e até de visitas devem ser respeitados, né? Quanto à fila, será que você gostaria que outra pessoa entrasse na sua frente depois de você ter esperado o maior século a sua vez?

ALGUÉM: É claro que não, né! Mas olha aquele ali fazendo a mesma coisa! Fala com ele também!

TODO MUNDO: Mas aquele, Alguém, de olheiras, é um coordenador, que vai entrar numa reunião de avaliação daqui há pouco e ainda tem que voltar pra sala antes do próximo estudo. Ele precisa fazer isso para que o encontro possa andar direito, na hora!

CONSCIÊNCIA: Livre...!

LIVRE-ARBÍTRIO: Já sei, já sei! Qualquer Um sabe que Todo Mundo tem um nome e... mesmo que Alguém queira fazer críticas destrutivas, jogar lixo no chão, furar filas, Todo Mundo deve zelar pela conscientização dos companheiros.

CONSCIÊNCIA: Perfeito!

NINGUÉM: Ufa! A coordenação vai comprar meus remédios! Ainda bem...

CONSCIÊNCIA: Mais uma, Livre!

LIVRE-ARBÍTRIO: Manda!

LIVRE-ARBÍTRIO: Ninguém precisa deixar de sair para resolver coisas importantes, mas Todo Mundo sabe que para isso pode contar com a coordenação do encontro!

(Saem Todo Mundo e Alguém)

QUALQUER UM: Pôxa, cara, pensei que lá fora é que seria legal, mas eu tô realmente de consciência tranqüila por estar aqui trabalhando e estudando com vocês.

NINGUÉM: É... na escolha entre participar do carnaval e estar aqui na COMEERJ, começo a ter certeza de que meu livre-arbítrio me conduziu para o lugar certo.

CONSCIÊNCIA: Anota aí, amigo, para finalizar a pesquisa...

LIVRE-ARBÍTRIO: Fala...

CONSCIÊNCIA: Quando o livre-arbítrio é bem direcionado, a consciência fica tranqüila.

(Fecha a cena)
***

Nenhum comentário: