terça-feira, 5 de agosto de 2008

Promessas de Deus para nós!

AS PROMESSAS DE DEUS AO HOMEM


José Régis Marques


Por um ato de amor Deus criou o homem à sua imagem e semelhança(Gn 1,26) para conhecê-LO, servi-LO e venerá-LO. Após a queda do homem pelo pecado da desobediência a Deus, por amor ao homem Deus fez um plano de salvação pelo qual promete-lhe paz e alegria na Terra e felicidade eterna no Reino dos Céus. "Deus cumpre suas promessas. Ele revelou-se a Israel como aquele que é rico em amor e fidelidade"(Ex 34,6). Nosso Deus "é verdadeiramente um Deus fiel, que guarda a sua aliança e a sua misericórdia para com aqueles que O amam e observam os seus mandamentos"(Dt 7,9). "Sim, Senhor Deus, tuas palavras são verdade"(2Sm 7,28).

Eis, a seguir, algumas das promessas de Deus ao homem, expressas por seus canais: os profetas, o seu santíssimo Filho Jesus e seus apóstolos.



As promessas nas alianças: depois da queda, Deus prometeu ao homem a salvação e ofereceu-lhe sua aliança(Gn 3,15; CIC 70);



Aliança com Noé, depois do dilúvio: "Nenhuma criatura será mais destruída pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a Terra"(Gn 9,9-17);



Aliança com Abraão: Deus fez Abraão pai de uma multidão de nações(Gn 17,5) e prometeu: "Em ti serão abençoadas todas as nações da Terra"(Gn 12,3);



Aliança com os filhos de Jacó: "Meu espírito que sobre ti repousa, e minhas palavras que coloquei em tua boca não deixarão teus lábios nem os de teus filhos, nem os de seus descendentes(...), desde agora e para sempre"(Is 59,21; Rom 11,27);



Aliança com Moisés: promessa de libertação e de posse da terra(Êx 3,8);



Aliança com David: promessa de reino eterno e de numerosa descendência(2Sm 7,5-16);



Deus promete não nos desamparar:



"Não te deixarei nem te desampararei"(Deut 31,6);



"Eu estarei contigo"(Ex 3,12);



Deus promete ajudar na nossa conversão:



"Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espírito novo: tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Dentro de vós meterei meu espírito, fazendo com que obedeçais às minhas leis e sigais e observeis os meus preceitos"(Ez 36,26-27);



"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouve a minha voz e abre a porta, cearei com ele e ele comigo"(Ap 3,20)



Deus nos promete bonança e segurança: "Se seguirdes minhas leis e guardardes os meus preceitos e os praticardes eu vos darei as chuvas nos seus tempos(...) e habitareis em segurança a vossa terra(...). Andarei entre vós: serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo"(Lv 26,3.12);



Deus promete nos tratar com piedade: "Não executarei o ardor de minha ira(...) porque sou Deus e não homem"(Os 11,9);



aos que O têm no coração Deus permite apreciar toda a sua beleza: "Farei passar diante de ti toda a minha beleza..." (Êx 33,18-19);



Deus promete dar-nos o Espírito Santo: "Que o homem de boa vontade receba, gratuitamente, da água da vida"(Ap 22,17);


Deus nos promete amor eterno: "Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará"(Is 54,10);


Deus nos promete a salvação:



"Ao vencedor darei de comer(do fruto) da árvore da vida que se acha no paraíso(...) e o maná escondido"(Ap 2,7.17);



"Todo aquele que crê em Jesus terá a vida eterna e ressuscitará no último dia"(Jo 6,39-40);



"Voltai-vos para mim e sereis salvos"(Is 45,22);



"(...) Não mais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades"(Hb 10,16-17);



"Não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo"(Rom 8,1);



"Deus amou tanto o mundo, que enviou o seu Filho único...não para condenar o mundo, mas para que o mundo se salve"(Jo 3,16-17);



"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"(Jo 10,10);



"A promessa é para vocês e seus filhos e para todos os que estão longe, para todos quantos o Senhor, nosso Deus, chamar"(At 2,39)


10.Deus promete aliviar nossos sofrimentos:



"Deus lhes enxugará todas as lágrimas de seus olhos"(Ap 21,4);



"São numerosas as tribulações do justo mas de todas o livra o Senhor"(Sal 33,20);



"Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele e ele agirá"(Sal 36,5);



"Põe a tua confiança no Senhor e segue os seus caminhos. Ele te exaltará e possuirás a Terra"(Sal 36,34);


11.Deus promete levantar-nos nas nossas quedas: "O Senhor torna firmes os passos do homem e aprova os seus caminhos. E ainda que caia, não ficará prostrado, porque o Senhor o sustenta pela mão"(Sal 36,23-24);


12.Deus promete nos presentear com o melhor presente: "Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam"(1Co 2,9);


13.Jesus nos promete o reino dos céus e todas as coisas, por acréscimo: "Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas"(Mt 6,31-33);


14.Jesus nos promete a vida eterna: "Eu sou o pão da vida"(Jo 6,35). "Quem come deste pão vive eternamente"(Jo 6,51);


15.Jesus promete alívio para nossas aflições :"Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei...e achareis o repouso para as vossas almas"(Mt 11, 28-30);


16.Jesus promete amar aos que O amam: "Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei, e manifestar-me-ei nele"(Jo 14,21);


17.Jesus promete viver em nós:



"Se alguém me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada"(Jo 14,23);



"Eu sou a videira, vós os ramos. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós"(Jo 15,4-5);


18.Jesus promete dar sentido a nossa vida:



"Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida"(Jo 8,12);


"Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim"(Jo 14,6);


19.Jesus promete nos dar tudo que pedimos a ele: "Se permanecerdes em mim...pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito"(Jo 15,7);


20.Jesus promete ser para nós um verdadeiro pai: "Serei para vós um pai e sereis para mim filhos e filhas"(2Co 6,18);


21.Jesus promete nunca nos abandonar: "Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos"(Mt 28,20);


22.Jesus promete voltar para nós: "Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós"(Jo 14,18). "...Hei de ver-vos outra vez e vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria"(Jo 16,22);


23.Jesus promete nos libertar da escravidão do pecado: "Em verdade vos digo, todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo. Se permanecerdes na minha palavra, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(Jo 8,32.34);


24.Jesus promete estar presente quando estamos unidos em oração: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estarei eu no meio deles"(Mt 18,19-20);


25.Jesus promete enviar o Espírito Santo para ajudar na nossa aprendizagem: "Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força"(At 1,8); "O Espírito da Verdade ficará eternamente convosco...e vos ensinará todas as coisas"(Jo 14,16.26);


26.No juízo final, Jesus promete o céu aos bons e o inferno aos maus: "Direi aos bons: "vinde benditos de meu Pai, tomai posse do Reino..."(Mt 25,34) e aos maus direi: "Afastai-vos de mim, malditos, ide para o fogo eterno..."(Mt 25,41)

Nenhum comentário: