quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Restaurando lares!

Por Jaime Kemp





Quatro fundamentos, pilares que poderão oferecer uma maior sustentação à família, para que ela possa ser sal e luz neste novo século e milênio
"O tempo corre a galope" é uma expressão do século passado, quando o máximo de velocidade que se podia desfrutar, era nos lombos de uma montaria veloz. Hoje, quando o homem já ultrapassou a velocidade do som, podemos dizer que parece que o tempo está passando tão rápido quanto a velocidade da luz! Já estamos no século 21, e em um novo milênio.
Neste tempo que chamamos presente, a família tem sido tragada por um redemoinho de mudanças que está redefinido a vida moderna nas últimas três ou quatro décadas. O próprio valor da família tem sido questionado. Há uma grande tentativa de se redefini-la como qualquer outro grupo social de pessoas que passa a viver junto apoiando-se mutuamente. Independente do motivo, válido ou não, é fato que cada vez mais os pais têm se ausentado de casa bem na época em que os filhos são pequenos e mais precisam deles para serem orientados e seguirem seus exemplos.
O declínio moral e econômico do país têm piorado ainda mais as coisas. Os valores que definem o certo do errado e mantém o compromisso no casamento estão desaparecendo de nossa sociedade. A "substituição" dos pais têm tido paralelo com o aumento do abuso infantil, o qual tem devastado muitos lares.
Como a família, célula básica de Deus para impactar a sociedade, pode transformar um mundo tão deteriorado? Que pergunta difícil de se responder! Em busca de respostas, pude visualizar quatro fundamentos, pilares que podemos construir para oferecer uma maior sustentação à família:
1. Arrependimento e retorno à sensatez 2. O sagrado compromisso do casamento 3. A santidade dos papéis estabelecidos por Deus 4. Herança espiritual para a próxima geração.
1. ARREPENDIMENTO E RETORNO À SENSATEZ
Para que haja transformações em nossas famílias, primeiramente e acima de tudo, é necessário que haja uma renovação espiritual individual. Um arrependimento pessoal que admite e "declara guerra" ao orgulho, egoísmo, auto suficiência, irresponsabilidade, é essencial a uma transformação. A verdade de Deus nunca será experimentada, abraçada e proclamada por um cristão que se agarra a seus direitos.
Esse arrependimento deve ser vivenciado por cada pessoa, realmente em uma esfera individual. A percepção da maldade em nosso coração: "Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto ..." (Jeremias 17.9) nos leva ao arrependimento e a buscar a Deus. Quando isso ocorre, maridos, esposas, filhos já maiores, adultos solteiros, pais solteiros, chegarão ao ponto de clamar, como o fez o profeta Isaías: "Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros e habito no meio dum povo de impuros lábios..." (Isaías 6.5a).
Das cinzas de um sincero arrependimento surge uma pessoa restaurada por Deus; alguém que anseia obedecê-Lo em cada esfera de vida, inclusive, na família. Nosso Deus, através da direção do Espírito Santo, transforma o arrependido pecador em um agente catalisador que passará a atuar primeiramente na própria família, e esta consequentemente, fará o mesmo em relação ao mundo a seu redor.
2. O SAGRADO COMPROMISSO DO CASAMENTO
A Palavra de Deus estabeleceu o casamento como uma aliança sagrada a três: marido, esposa e seu Deus, para a vida toda (Gênesis 2.24).
Ao se casarem, os casais deveriam chegar ao altar sem ao menos cogitarem o divórcio como uma possibilidade. Infelizmente, são muitos os que se casam somente com uma "esperança" de que seu casamento perdure até que a morte os separe.
Vivemos em uma sociedade em que a infidelidade é amplamente difundida e usufruída, proveniente de uma ausência total de compromisso, onde consciente ou inconscientemente, já se casa com aquela idéia: "Se não der certo, é só divorciar e partir para outra!".
É notadamente claro na Palavra, que Deus nunca teve uma atitude tão liberal em relação ao compromisso do casamento. O "até que a morte nos separe" implica em uma promessa de cuidar, amar e manter-se fiel ao cônjuge durante toda a vida. Se como família quisermos impactar nossa geração, e nossos filhos a próxima, devemos firmar nossos propósitos para esse tipo de compromisso vitalício.
3. A SANTIDADE DOS PAPÉIS ESTABELECIDOS POR DEUS
Nas últimas três décadas, o movimento feminista tem procurado diminuir as diferenças existentes entre homens e mulheres. Há muitas reivindicações sociais válidas, mas entre elas, há as perniciosas, que têm desequilibrado nossa sociedade. Aquelas mulheres que simplesmente "entram de cabeça" nesse movimento, sem avaliação onde se ignora o ruim e retém o que é bom, acabam prejudicando aos outros e a si mesmas. A própria comunidade evangélica tem abraçado essa ideologia sem questionamentos, chegando a utilizar-se delas.
Como resultado, passou a existir uma grande confusão no que diz respeito ao papel da esposa/mãe e do marido/pai cristãos. Os pais de hoje não preparam mais seus filhos para virem a ser bons maridos e esposas, bons pais e mães. A maioria (até de cristãos) simplesmente desconhece que a Bíblia apresenta em detalhes o papel do pai, marido, dos chefes, dos funcionários, dos filhos, das mães e da esposa, nos dando dicas para um melhor e mais significativo relacionamento.
Tragicamente muitos homens cristãos têm falhado em liderar, amar e servir suas esposas, em parte, possivelmente devido ao machismo e em parte pela ausência de exemplos para seguirem. Por outro lado, muitas mulheres cristãs também não têm sido as ajudadoras que poderiam ser, falhando em dar apoio amoroso, encorajamento a seus maridos, e em criar os filhos nos caminhos do Senhor.
Para que uma família possa influenciar positivamente os que estão a seu redor, é necessário que haja um reconhecimento dos papéis, uma disposição em exercê-los e muita oração com dependência de Deus para executá-lo da melhor forma possível.
4. HERANÇA ESPIRITUAL PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO
A Palavra de Deus ensina que um dos propósitos de Deus para a família é perpetuar uma herança espiritual. Salmo 127.3 nos diz: "Herança do Senhor são os filhos: o fruto do ventre, seu galardão". Os filhos são a imagem de Deus e criá-los de forma a neles desenvolver o caráter cristão é a mais importante missão que qualquer adulto possa receber.
Os filhos serão sal e luz neste mundo, porta-vozes do precioso evangelho à próxima geração. Eles são as "cartas vivas", a mensagem que enviaremos ao futuro.
A maior herança que se pode deixar a um filho, não é uma vasta
cultura, uma carreira bem sucedida, mas sim a orientação que poderá transformá-los em pessoas que venham a ser receptáculos da graça de Deus e que vivam de acordo com a Palavra.
A família que adentrar ao século 21, causará impacto na próxima geração na medida em que impactar seus próprios filhos com valores espirituais, amor e com um caráter cristão. Eles serão os próximos embaixadores de Jesus Cristo aqui na terra!
Que Deus nos capacite a colocar os quatro fundamentos em nosso lar, de forma a influenciarmos positivamente nossos arredores, além fronteiras e até mesmo os confins da terra!

Nenhum comentário: