segunda-feira, 4 de agosto de 2008

MARIA

- A VIRGEM ESCOLHIDA POR DEUS


"... e o nome da virgem era Maria" (Lucas 1:27 - ACF).

Dentre tantas mulheres judias, Deus decidiu escolher uma jovem virgem, de uma família pobre, da cidade de Nazaré, para ser a mãe de Jesus, o nosso Salvador. O seu nome era Maria e ... foi a ela que Deus enviou um anjo para fazer um anúncio que a deixou perturbada, pois ela não estava entendendo o que seria tudo aquilo.

Um anjo lhe apareceu e lhe disse: "... Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres" (Lucas 1:28).

Que privilégio! Que alegria, receber um anjo, enviado por Deus em nossa casa!

Maria foi escolhida por Deus apesar de ser jovem, inexperiente, pobre e não ser uma pessoa de destaque em sua cidade mas ... Deus a escolheu. Talvez poucos a conhecessem mas o Senhor a conhecia. Ele conhecia o seu coração. Ele sabia que ela O amava, que ela O conhecia e que iria aceitar esta tarefa tão difícil para uma jovem judia que estava prestes a se casar.

Do mesmo modo que o Senhor conhecia o coração de Maria, Ele conhece o seu coração. Talvez você queira trabalhar para o Senhor mas você se acha uma pessoa despreparada, medrosa, sem ter muito estudo apesar de amar de todo o seu coração ao Senhor. Você tem vontade de dizer: "Eis-me aqui, Senhor!" mas se acha um pouco incapaz.

Amada irmã, quem capacita é o Senhor. Apesar de amá-Lo e de saber que Ele capacita, você também tem que fazer a sua parte ... lendo muito a Palavra de Deus para não só amá-Lo como também conhecê-Lo e obedecê-Lo.

Maria não só amava o Senhor mas conhecia a Sua Palavra e possuía uma fé que agradava a Ele.

Amada irmã, procuremos amar a Deus, conhecê-Lo, buscá-Lo desejando de todo o nosso coração ser usada por Ele.

Quando o anjo apareceu a Maria, ela estava noiva de José. Não sabemos, exatamente, quantos anos ela tinha mas a idade mínima para as moças se casarem era de 12 anos. Não sabemos quantos anos ela tinha mas de uma coisa nós sabemos: Maria amava ao Senhor e era uma serva obediente a Ele.

Será que você e eu amamos a Deus como Maria amava?
Será que você e eu somos servas fiéis, sempre prontas a obedecê-Lo? Sempre prontas a dizer sem nenhuma hesitação: "Eis-me aqui, Senhor, usa-me!"?

A princípio, Maria teve medo quando viu o anjo mas ele, amorosamente, disse: "... Maria não temas ..." (Lucas 1:30-33).

A Bíblia nos diz que Maria perguntou ao anjo: "... Como se fará isto, visto que não conheço homem?" (Lucas 1:34).

O anjo acalmou Maria dizendo: "... Descerá sobre ti o Espírito Santo ..." (Lucas 1:35).

Depois de ouvir o anjo que a acalmou, a resposta de Maria a ele ("Eis aqui a serva do Senhor") nos faz lembrar de quão diferente são, muitas vezes, as nossas respostas ao chamado do Senhor. Quantos NÃOS nós damos a Deus no nosso dia a dia? Vejamos alguns ...

1- Digo NÃO ao Senhor quando não leio a Sua Palavra porque ... "Hoje não dá! Tenho muita coisa para fazer!"

2- Digo NÃO ao Senhor quando esqueço de orar porque Ele não está sendo o primeiro na minha vida.

3- Digo NÃO ao Senhor quando acho que sou eu quem deve escolher o rapaz com quem devo me casar, esquecendo do que me diz a Palavra do Senhor em 2 Coríntios 6:14: "Não vos prendais a um jugo desigual, com os infiéis ... E que comunhão tem a luz com as trevas?"

4- Digo NÃO ao Senhor quando não vou aos cultos mesmo sabendo que Ele, em Sua Palavra, está me dizendo: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns ..." (Hebreus 10:25).

Maria , apesar de ser jovem, inexperiente e ... noiva, não temeu ficar grávida apesar de ...

1- ter que enfrentar o noivo;
2- ter que enfrentar a família;
3- ter que enfrentar as pessoas da cidade;
4- correr o risco de ser apedrejada.

A resposta que Maria deu ao anjo é a resposta que eu, como uma mulher de Deus, deveria dar quando o Senhor me chamasse para fazer algo para Ele. Ela disse: "Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra ..." (Lucas 1:38). Ela decidiu obedecer apesar dos problemas que iriam surgir.

Deus escolheu Maria para ela ser a mãe do Seu Filho unigênito e ela, humildemente e corajosamente, aceitou esta tão difícil mas tão privilegiada missão. Maria repousou no Senhor e creu que Ele iria suprir todas a suas necessidades e estar com ela em todos os momentos.

Nós, que também amamos o Senhor, olhemos para Maria como um exemplo a ser seguido por nós.

Sejamos como ela ...
1- Uma serva sempre pronta a obedecer ao que Deus nos manda fazer;
2- Uma serva sempre pronta a aceitar aquilo que Deus tem preparado para nós.

Querida irmã, como você costuma reagir às mudanças que surgem em sua vida?
Você é aquela pessoa que diz: "Senhor, seja feita a Tua vontade" ou é aquela que se revolta e não aceita o que Deus, muitas vezes, deixa acontecer em sua vida?

Como uma mulher de Deus, devo aceitar o que Ele prepara para mim e não devo esquecer que Ele é Deus e por isso é digno de toda a minha confiança.

Ao saber através do anjo que Isabel, sua prima, estava grávida, ela decidiu ir visitá-la. A Bíblia nos diz que ao chegar lá e saudando Isabel, a criancinha, que ainda se encontrava no ventre de sua prima, saltou de alegria e ela "foi cheia do Espírito Santo" (Lucas 1:41b) e disse: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre" (Lucas 1:42b).

Amada, vemos aí o encontro entre duas mulheres que amaram a Deus de todo o coração. Vemos aí duas mulheres cujos corações Deus conhecia. Vemos aí o milagre de Deus em suas vidas...

Isabel - uma mulher que amava ao Senhor, que era estéril mas que, mesmo sendo bem idosa, Deus decidiu fazer um milagre em sua vida presenteando-a com um filho - João Batista.
Maria - uma mulher que amava ao Senhor, que era noiva, jovem e o Senhor decidiu fazer um milagre em sua vida: fazê-la conceber por obra do Espírito Santo de Deus e dar à luz a Jesus, sendo ainda virgem.

Vemos, no encontro destas duas mulheres de Deus, uma troca de bênçãos que enriqueceu aquele momento em que Maria chegou à casa de Isabel. As palavras de Isabel, que estava cheia do Espírito Santo, alcançaram a alma de Maria que, também cheia do Espírito do nosso Deus, respondeu com um cântico de júbilo, conhecido como Magnificat, e palavras cheias de adoração.

Neste seu cântico, ela chamou Jesus de Senhor e Salvador. Ela disse: "... A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador" (Lucas 1:46-47).

Ela, assim com eu e você, estava necessitando de um Salvador para ser salva e ter a vida eterna junto ao Senhor para todo o sempre.

No seu cântico, ela mostra algumas características do nosso Deus e Senhor. Ela diz que Ele é ...

Santo - "Santo é o seu nome" (Lucas 1:49b);
Poderoso - "Porque me fez grandes coisas o Poderoso" (Lucas 1:49a).
Misericordioso - "E a sua misericórdia é de geração em geração" (Lucas 1:50).

Como Maria conhecia estes atributos de Deus? Com certeza, ela os conhecia porque também conhecia a Palavra de Deus.

Assim como ela, eu desejo conhecer outros atributos do Senhor mas, para isso, eu tenho que ler, diariamente, a Sua Palavra. À medida que a leio vou pouco a pouco conhecendo o amor dEle por mim e o que Ele fez para ter-me eternamente junto a Ele. Ele não é só um Deus santo, poderoso e misericordioso mas é também um Deus amoroso que não mediu esforços para enviar seu Filho unigênito para morrer no meu lugar, por meus pecados e me dar a vida eterna junto a Ele para todo o sempre.

Sabemos que o caminho que Maria percorreu até a manjedoura foi árduo mas a mão do Senhor estava com ela:

1- José pensou em abandoná-la mas o Senhor enviou um anjo que, em um sonho, esclareceu tudo a ele;

2- Quando ela já estava prestes a dar à luz, teve que fazer uma longa viagem por causa de um "decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse" (Lucas 2:1). Mas o Senhor Deus a fortaleceu para que se completasse os dias em que Jesus deveria nascer;

3- Maria não teve o conforto de estar com sua família, na hora do parto mas Deus a fez ver em José tudo que ela necessitava;

4- Maria não teve o conforto de estar em sua casa, nem mesmo numa hospedaria, quando Jesus nasceu mas, certamente, o Senhor transformou aquela estrebaria e aquela manjedoura em tudo que ela precisava no momento e, com certeza, seu coração estava cheio de júbilo e alegria por poder ter em seus braços o seu Salvador e o Salvador do mundo.

Querida irmã, o nosso Deus é o Deus que supre as nossas necessidades. É o Deus que nos ama e nos carrega em Seus braços naquelas horas que nós mais estamos necessitadas, pois Ele "... é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia" (Salmo 46:1). Confiemos nEle!

A Bíblia nos diz que Maria guardava no coração todas as coisas que via e ouvia como se fosse um tesouro. Ela ouviu e viu ...

1- os pastores que foram até Belém para ver o Salvador, Cristo, o Senhor que tinha sido anunciado a eles pelo anjo do Senhor;
2- os magos que vieram do Oriente e prostraram-se diante de Jesus e O adoraram;
3- o cântico de Simeão que dizia: "Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação ..." (Lucas 2:29-30);
4- Jesus no templo aos doze anos de idade, "assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os" (Lucas 2:46).

Todas nós gostaríamos de estar no lugar de Maria.
Todas nós gostaríamos de ser a mãe de Jesus.
Todas nós gostaríamos de observar os milagres, os ensinamentos ... que Jesus fazia.
Mas ... nenhuma de nós gostaria de passar as aflições, o sofrimento, as dores e a tristeza que Maria passou.
Quem gostaria de ver seu filho ser chicoteado, humilhado, cuspido?
Quem gostaria de ver colocarem nele uma coroa de espinhos e cravos em suas mãos?
Nenhuma de nós gostaria de passar por tamanho sofrimento, não é verdade?

Há uma frase de Elizabeth George onde ela diz: "Nem sempre conhecemos o preço do favor de Deus."

"Senhor, obrigada porque aprendemos na Tua Palavra que nada para Ti é impossível. Tu fizeste com que uma virgem trouxesse ao mundo o nosso Senhor e Salvador Jesus. Tu fizeste com que Isabel, sendo estéril, tivesse um filho quando já era idosa.
Agora, Pai, Te peço que transformes o meu coração. Que eu Te ame com um amor infinito. Que eu repouse todo o meu ser em Teus braços e que eu possa ser como Maria, uma serva sempre pronta a obedecê-Lo.
No nome precioso de Jesus,
amém!

Nenhum comentário: