sábado, 2 de agosto de 2008

PEÇA: O PAI VALORIZADO

CENA 1

( Os dois filhos e as duas filhas estão estudando. O pai chega do trabalho).

TODOS - Olá Pai!

1 FILHO - Estamos estudando, pai!

PAI - Que bom, meus queridos! Como vão os estudos?

1 FILHO - Eu tirei 10 na prova hoje.

1 FILHA - Eu tirei 9,5. Na próxima eu chego lá.

2 FILHO - Como foi no trabalho pai?

PAI - É, meus filhos, a coisa não está nada boa. A gente tem que trabalhar cada vez mais para conseguir alguma coisa.

2 FILHA - Pai, eu preciso de dinheiro para comprar caderno e mais um livro.

2 FILHO - Ah, eu também! Minha caneta e meu lápis já estão no fim.

1 FILHA - Pai, veja meu sapato: já está furado. Está na hora de comprar um novo.

PAI - Amanhã eu vejo isto para vocês. O que não pode acontecer é vocês pararem de estudar. Para ter alguma coisa e ser alguém na vida vocês precisam do estudo.

(Os filhos e filhas saem. O pai fica e comenta: )

PAI - É ... O tempo passa rápido. Os filhos e as filhas vão crescendo... eu estou ficando cansado e o trabalho é difícil. Os governantes não ajudam. Mas, vale a pena lutar. Os filhos e as filhas é tudo que tenho e são frutos desta luta.



CENA 2

( O pai está comprando as coisas dos filhos e das filhas. Neste momento chega a ele um menino pobre e pede algo. O menor chamava-se Toninho) .

TONINHO - Por favor, me dê um pão. Estou com fome.

PAI - Onde você mora? Seus pais devem estar te procurando.

TONINHO - Eu não tenho casa e nem pai, fico por aí.

PAI - Quer vir comigo? Na minha casa você vai ter comida e tem um monte de irmãos e irmãs para você brincar.

TONINHO - Você quer ser meu pai? Então eu vou. ( Toninho apresenta uma expressão de alegria e felicidade)

PAI - Claro que sim. Vamos Lá!



CENA 3

( O pai voltando para casa com o menor Toninho).

PAI - Olá filhos e filhas! Vejam quem eu trouxe para morar com a gente! Ele vai ser como um filho meu e irmão de vocês.

1 FILHO - Mas quem é ele pai? De onde vem?

2 FILHA - E a família dele com fica?

PAI - Pelo que eu pude perceber, ele nunca teve família. A partir de hoje nós vamos ser a família dele. Vocês vão me ajudar, não é mesmo?

2 FILHO - Claro que sim pai. Nós vamos ser como irmãos e irmãs para ele e ajuda-lo nos estudos.



CENA 4

( Depois de passado um tempo, o pai já velho, não conseguindo mais trabalhar os filhos e filhas já formados com diploma na mão e ótimos empregos).

( Os dois filhos e as duas filhas estão reunidos).

1 FILHA - Bom, quem vai ficar com o pai? Eu não posso. Vou ter que viajar muito. Jornalista é isto mesmo.

2 FILHO - Ah, na minha casa não dá. Montei meu escritório de advocacia lá e não vou ter tempo para olhar pra ele. E ... minha mulher vocês sabem como é ...

2 FILHA -Eu, como médica, não dá; pois é um corre-corre a vida que levo: Consultório, hospital, cirurgia... Não vai dar mesmo!

1 FILHO - O Toninho talvez. ( Nesta cena Toninho já é um rapaz).

2 FILHA - Como? Ele está sem emprego e nem terminou a faculdade.

TONINHO - (Neste momento Toninho entra em cena, chegando em casa com os livros na mão).

O pai qual é o motivo da conversa?

1 FILHA - Ah, já sei. Vamos colocá-lo no asilo. Lá eles vão cuidar dele. Ele vai fazer amizade com os outros velhinhos e se acostumar logo.

2 FILHO - Isto mesmo.

1 FILHA - Vamos logo resolver este problema. Eu até conheço o asilo de Espigão, onde certamente haverá um vaga para nosso pai.

1 FILHO - Eu já vou na frente ajeitar as coisas enquanto que vocês levam o pai.

( O filho e as filhas saem e fica Toninho sozinho em casa).

TONINHO - Que injustiça! Se pelo menos eu tivesse condições de cuidar dele. Mas isto não vai ficar assim.



CENA 5

(Toninho visita o pai no asilo).

TONINHO - Olá pai. Como está tudo? O senhor está bem?

PAI - É triste, filho. A solidão é imensa! Meus quatro filhos nunca vem me visitar. Aqui, mesmo recebendo todo cuidado, nunca é como a casa da gente.

TONINHO - Pai, isto não vai ficar assim; eu ainda vou tirar o senhor daqui.



CENA FINAL

( Toninho, depois de algum tempo, já passado nos estudos, tendo arrumado um bom emprego, volta a visitar o pai no asilo.

TONINHO - Pai, eu tenho uma ótima notícia. Primeiramente quero lhe agradecer por tudo o que o Senhor fez por mim. Obrigado! Eu terminei a faculdade e consegui um emprego. Não é uma coisa muito boa, mas dá para se virar e sobreviver. Além disso, como o senhor sabe, eu casei e consegui uma casa para morar. Sendo assim, eu estava conversando com minha esposa e nós resolvemos levar o senhor para morar lá em casa.

PAI - Que bom, meu filho. Eu fico muito contente com isso!

TONINHO - Vamos para casa, pai? ( os dois se abraçam e saem felizes).


-------- FIM --------

Nenhum comentário: